No contexto do OCDE Toolkit para o projeto Going Digital, que fornece uma análise comparativa entre os países membros e não membros em aspectos cruciais da transformação digital, o Brasil mostra resultados variados em indicadores de liderança, atraso e mudança rápida. Esses indicadores revelam áreas nas quais o Brasil se destaca, tem oportunidades de avançar e aquelas que estão rapidamente melhorando ou piorando.
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.
I. Um dos indicadores de liderança (leading) para o Brasil é o número de jovens programadoras, o que destaca o país como um ambiente promissor para o talento feminino na tecnologia.
II. Entre os indicadores de liderança (leading), destaca-se a quantidade de cartões SIM M2M (machine-to-machine) por 100 habitantes, sugerindo um significativo de crescimento na adoção de tecnologias IoT.
III. O número de cartões SIM M2M por 100 habitantes é reconhecido como indicador de atraso (lagging) e, ao mesmo tempo, um indicador de mudança rápida, indicando um campo de rápida evolução e adaptação às novas tecnologias.
Está correto o que se afirma em
As tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) estão abrindo novas fronteiras em diversas indústrias, desde manufatura até saúde e educação, oferecendo oportunidades sem precedentes para treinamento, manutenção e análise.
Considerando as aplicações inovadoras dessas tecnologias, analise as afirmativas a seguir.
I. Um tablet com um software que utiliza sua câmera para auxiliar na manutenção de equipamentos por meio da sobreposição de um modelo virtual detalhado em cima do equipamento a ser consertado, com vista explodida, é um exemplo de aplicação de Realidade Aumentada (RA).
II. O uso de ambientes virtuais imersivos para simulação de evacuação em grandes instalações, permitindo que os ocupantes pratiquem rotas de fuga em situações de emergência de forma segura e efetiva, é uma aplicação de Realidade Aumentada (RA) para preparação e resposta a emergências.
III. Dispositivos do tipo smart glasses ou óculos inteligentes são considerados dispositivos de Realidade Virtual (RV).
Está correto o que se afirma em
Em um projeto de pesquisa avançado na área de reabilitação física, uma equipe multidisciplinar está desenvolvendo uma solução inovadora baseada em Visão Computacional e IA para auxiliar na recuperação de pacientes que sofreram lesões musculoesqueléticas.
A tecnologia precisa capturar e analisar os movimentos do corpo humano, avaliando a execução correta dos exercícios e sugerindo ajustes para garantir a eficácia da reabilitação. A tecnologia deve, ainda, ser capaz de interpretar a complexidade dos movimentos humanos, identificando posições e partes específicas do corpo e garantindo que os pacientes mantenham a postura adequada durante toda a sessão de exercícios.
Com base nessas informações, assinale a técnica de visão computacional e Inteligência Artificial fundamental para o desenvolvimento desse sistema.
Para melhorar a eficiência operacional e responder prontamente às demandas do mercado, a XPTO, uma fabricante de bebidas identificou a necessidade de fortalecer a sinergia e o intercâmbio de informações entre seus fornecedores, processos de produção e redes de distribuição. A estratégia adotada deve assegurar um planejamento preciso, execução rápida de pedidos e uma visão completa da cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega dos produtos finais aos consumidores.
Com base nesse contexto, escolha a opção que representa a solução mais adequada para uma integração efetiva dos processos mencionados, com foco na otimização de custos e eficiência.
A norma ABNT NBR ISO/IEC 38500:2018 oferece princípios orientativos para os membros das estruturas de governança das organizações.
Com base nessa norma, assinale a opção que apresenta um princípio para o uso efetivo, eficiente e aceitável de TI.
As recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais.
De acordo com o eMAG, versão 3.1, é recomendável
Na gestão de projetos e análise de negócios, uma técnica de planejamento estratégico é reconhecida por sua simplicidade e eficiência.
Esta técnica emprega um método que consiste na resposta detalhada a sete perguntas-chave: "O quê", "Por quê", "Quem", "Quando", "Onde", "Como" e "Quanto".
A técnica mencionada é conhecida como
João, candidato ao cargo eletivo de prefeito municipal, logrou ser eleito. No entanto, por ser muito desorganizado, não conseguiu localizar os documentos necessários para a prestação de contas à Justiça Eleitoral, o que resultou na não apresentação dessas contas.
Sobre as consequências da omissão de João, assinale a afirmativa correta.
Ivan, André e Caio celebraram negócio jurídico pelo qual se obrigaram a entregar um veículo da marca M a Bruna. Na data avençada para o cumprimento da obrigação, Ivan deu à Bruna um carro da marca M de sua propriedade.
Sobre a situação hipotética apresentada, assinale a afirmativa correta
Text I
Shock of the old: Believe it or not, battery-powered vehicles
have been around since Victorian times.
The history of the electric car is surprisingly enraging. If you
imagine early electric vehicles at all (full disclosure: I didn’t until
recently), it will probably be as the quixotic and possibly dangerous
dream of a few eccentrics, maybe in the 1920s or 1930s, when
domestic electrification became widespread. It’s easy to imagine
some stiff-collared proto-Musk getting bored of hunting and
affairs, eyeing his newly installed electric lights speculatively, then
wreaking untold havoc and mass electrocutions. The reality is
entirely different.
By 1900, a third of all cars on the road in the US were electric;
we’re looking at the history of a cruelly missed opportunity, and it
started astonishingly early. The Scottish engineer Robert Anderson
had a go at an electric car of sorts way back in the 1830s, though
his invention was somewhat stymied by the fact rechargeable
batteries were not invented until 1859, making his crude carriage
something of a one-trick pony (and far less useful than an actual
pony).
It’s debatable whether or not Scotland was ready for this brave
new world anyway: in 1842, Robert Davidson (another Scot, who
had, a few years earlier, also tried his hand at an electric vehicle)
saw his electric locomotive Galvani “broken by some malicious
hands almost beyond repair” in Perth. The contemporary
consensus was that it was attacked by railway workers fearful for
their jobs.
Despite this unpromising start, electric vehicles had entered
widespread commercial circulation by the start of the 20th
century, particularly in the US. Electric cabs crisscrossed
Manhattan, 1897’s bestselling US car was electric and, when he
was shot in 1901, President McKinley was taken to hospital in an
electric ambulance. London had Walter Bersey’s electric taxis, and
Berlin’s fire engines went electric in 1908; the future looked bright,
clean and silent.
By the 1930s, however, the tide had definitively turned against
electric, cursed by range limitations and impractical charging times
while petrol gained the upper hand thanks partly – and ironically –
to the electric starter motor. The Horseless Age magazine, which
vehemently backed the petrol non-horse, would have been
delighted. There was a brief resurgence of interest in the late
1960s, when the US Congress passed a bill promoting electrical
vehicle development, but nothing much actually happened until
the Nissan Leaf sparked interest in 2009. Electric still isn’t quite
there yet, battling infrastructure and battery problems that might
have been familiar to Anderson and friends.
Adapted from The Guardian, Tuesday 24 October 2023, p. 6
https://www.theguardian.com/lifeandstyle/series/shock-of-the-old/2023/oct/24/all
At the dawn of the 20th century in the United States of America,
the use of electricity-powered vehicles seemed to be:
Text I
Shock of the old: Believe it or not, battery-powered vehicles
have been around since Victorian times.
The history of the electric car is surprisingly enraging. If you
imagine early electric vehicles at all (full disclosure: I didn’t until
recently), it will probably be as the quixotic and possibly dangerous
dream of a few eccentrics, maybe in the 1920s or 1930s, when
domestic electrification became widespread. It’s easy to imagine
some stiff-collared proto-Musk getting bored of hunting and
affairs, eyeing his newly installed electric lights speculatively, then
wreaking untold havoc and mass electrocutions. The reality is
entirely different.
By 1900, a third of all cars on the road in the US were electric;
we’re looking at the history of a cruelly missed opportunity, and it
started astonishingly early. The Scottish engineer Robert Anderson
had a go at an electric car of sorts way back in the 1830s, though
his invention was somewhat stymied by the fact rechargeable
batteries were not invented until 1859, making his crude carriage
something of a one-trick pony (and far less useful than an actual
pony).
It’s debatable whether or not Scotland was ready for this brave
new world anyway: in 1842, Robert Davidson (another Scot, who
had, a few years earlier, also tried his hand at an electric vehicle)
saw his electric locomotive Galvani “broken by some malicious
hands almost beyond repair” in Perth. The contemporary
consensus was that it was attacked by railway workers fearful for
their jobs.
Despite this unpromising start, electric vehicles had entered
widespread commercial circulation by the start of the 20th
century, particularly in the US. Electric cabs crisscrossed
Manhattan, 1897’s bestselling US car was electric and, when he
was shot in 1901, President McKinley was taken to hospital in an
electric ambulance. London had Walter Bersey’s electric taxis, and
Berlin’s fire engines went electric in 1908; the future looked bright,
clean and silent.
By the 1930s, however, the tide had definitively turned against
electric, cursed by range limitations and impractical charging times
while petrol gained the upper hand thanks partly – and ironically –
to the electric starter motor. The Horseless Age magazine, which
vehemently backed the petrol non-horse, would have been
delighted. There was a brief resurgence of interest in the late
1960s, when the US Congress passed a bill promoting electrical
vehicle development, but nothing much actually happened until
the Nissan Leaf sparked interest in 2009. Electric still isn’t quite
there yet, battling infrastructure and battery problems that might
have been familiar to Anderson and friends.
Adapted from The Guardian, Tuesday 24 October 2023, p. 6
https://www.theguardian.com/lifeandstyle/series/shock-of-the-old/2023/oct/24/all
The idiom in “the tide had definitively turned” (5th paragraph)
implies that the course of events had:
O Código Civil, ao tratar da caracterização do empresário, afasta desse instituto as pessoas naturais que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Todavia, o Código Civil admitiu a possibilidade de essas pessoas virem a ser reputadas empresárias e, como tal, sujeitarem−se à inscrição na Junta Comercial.
Assinale a opção que apresenta a condição para que isso ocorra.
Considere o código a seguir, escrito na linguagem de programação Python (versão 3.11.3).
<1> import pandas as pd
<2> x = {"0": pd.Series([1.0, 2.0], index=["a", "b"]),
<3> "1": pd.Series([3.0, 4.0, 5.0], index=["a", "b", "c"])}
<4> x = pd.DataFrame(x)
<5> y = x["1"][:2].iloc[-1]
Assinale a opção que indica o valor que y recebe na linha <5>.
A Lei nº 14.600/2023 trata da organização atual dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios.
Ela estabelece que
A Constituição Federal Brasileira de 1988 estabelece os princípios fundamentais da Administração Pública. Inscritos no artigo 37,
esses princípios formam a base para uma administração pública que deve ser transparente, responsável e comprometida com o
bem-estar coletivo.
O princípio relacionado ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administração Pública para alcançar os melhores
resultados na prestação do serviço público é denominado Princípio da