As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado. Sua adequada contabilização é importante para evidenciar a composição do patrimônio público, conforme requerido pelo art. 85 da Lei nº 4.320/1964. A alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de variações qualitativas e quantitativas é:
A partir dos dados dos Quadros I e II, e sabendo-se que 5% das despesas correntes não foram pagas e que, das despesas de capital, a amortização de empréstimos foi integralmente paga no exercício, além de 70% do valor relativo à aquisição de material permanente, o valor das despesas que devem ser inscritas em restos a pagar é:
Uma entidade deverá reconhecer uma perda por redução ao valor recuperável dos seus ativos, caso:
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) permite a análise da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e da utilização de recursos próprios e de terceiros em suas atividades. Acerca dessa demonstração, analise os itens a seguir: I - A DFC pode ser elaborada pelo método direto ou indireto e deve evidenciar as alterações de caixa e equivalentes de caixa verificadas no exercício. II - A soma dos três fluxos deverá corresponder à diferença entre os saldos iniciais e finais de Caixa e Equivalentes de Caixa do exercício. III - As transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa não devem ser incluídas na demonstração dos fluxos de caixa. IV - O ente deverá divulgar os saldos significativos de caixa mantidos pelo ente, mas que não estejam disponíveis para uso imediato. É correto somente o que se afirma em:
Uma das fontes de recursos para abertura de créditos adicionais é o superávit financeiro, que, de acordo com as disposições da Lei nº 4.320/1964:
Desenvolver relações humanas no ambiente de trabalho a partir de dinâmicas de grupo permite criar um espaço psicossocial alternativo, que pode ser muito útil para construir interações entre pessoas e áreas das empresas. São características da dinâmica de grupo:
Na educação corporativa é importante considerar as especificidades do aprendiz adulto, a partir de um sistema andragógico. Os pedagogos que trabalham na área organizacional devem levar em conta que a aprendizagem do adulto acontece em condições específicas. Nesse sentido, o foco do pedagogo empresarial deve estar voltado para:
Competências representam uma combinação de características
pessoais e de conhecimentos e habilidades profissionais. No
que diz respeito às características pessoais, elas podem estar
relacionadas a três aspectos principais: execução da tarefa em
si, interdependência com outras tarefas e interdependência
com outras pessoas. Cada um desses aspectos relaciona-se a
um conjunto de competências, como as descritas na tabela a
seguir.

Considerando essas informações, a associação correta entre os
aspectos das características pessoais e as respectivas
competências é:
Raquel estava participando de uma seleção para ser pedagoga de uma importante empresa. Como parte do processo seletivo, ela deveria ler um texto fornecido pela área de Gestão de Pessoas e apresentar, com base no conteúdo do texto, um conjunto de objetivos instrucionais para um programa de desenvolvimento de lideranças. O texto que ela recebeu falava do líder educador, enfatizando sua importância para as organizações do Século XXI. Raquel entendeu que deveria montar um programa que permitisse desenvolver líderes educadores. Assim, um dos objetivos instrucionais dizia que, ao final do referido programa, os participantes deveriam ser capazes de:
Uma abordagem sistêmica do mundo corporativo permite compreender que a área de pedagogia empresarial e a área de comunicação estão intrinsecamente relacionadas. Um exemplo de elemento contextual que tem gerado importantes mudanças tanto na comunicação quanto na pedagogia empresarial é:
Um professor em um curso de pedagogia empresarial afirmou que “formação profissional compreende todos os processos educativos em escolas ou empresas que fornecem conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços”. Um atento aluno que estava na turma identificou que a frase apresentava uma definição restritiva do conceito de formação profissional, pois:
A Emenda Constitucional nº 45/2004, conhecida como reforma do Judiciário, introduziu nas normas constitucionais o conceito de formação permanente do Magistrado, ou seja, trabalha com a ideia de formação inicial e continuada. Nesse sentido, foi concebida a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM como um órgão nacional que sistematiza e coordena as atividades das escolas judiciais. De acordo com o texto constitucional, a ENFAM funciona junto ao:
Em relação à lei da oferta e da demanda, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a( s) verdadeira(s ) e F para a(s ) falsa(s ) . ( ) A curva de demanda de mercado relaciona a quantidade total de bem demandada por todas as pessoas da economia a cada preço. Se o bem for normal, quando seu preço sobe, sua demanda cai. Ou seja, a curva de demanda de um bem normal é negativamente inclinada. ( ) Já a curva de oferta de mercado relaciona a quantidade total do bem que as empresas da economia estão dispostas a oferecer a cada preço. Quando o preço sobe, a quantidade ofertada aumenta. Ou seja, a curva de oferta de um bem é negativamente inclinada. ( ) O equilíbrio de um mercado é dado pela interseção entre as curvas de oferta e de demanda. A sequência correta é:
Considere uma economia constituída por dois vizinhos de um
mesmo prédio cujas utilidades são u1 (m, x1 ) = 2(m1/2) + x1 e u2 (m, x2 ) = (1/2)ln (1-2m) + x2 , em que m representa música alta ouvida
pelo vizinho 1 (percentual de horas que o vizinho 1 aloca do seu
dia para ouvir música alta, ou seja, valor entre 0 e 1) e xi
representa o gasto do agente i com a aquisição de outros bens
(i=1 ou 2). Suponha que o vizinho 2 tenha direito ao silêncio, mas
que possa vender, ao preço unitário p, o direito ao barulho (de
parte do tempo ou de todas as horas) ao vizinho 1. No equilíbrio,
o valor do produto (p*m), ou seja, o único valor possível que o
vizinho 1 paga ao vizinho 2 é de:
Estudos científicos evidenciam que os benefícios e os custos marginais sociais, medidos em dólares por tonelada, das emissões de dióxido de enxofre são dados por: Benefícios marginais de reduzir as emissões: BMg = 600-25A Custos marginais de reduzir as emissões: CMg = 250+10A, onde A é a quantidade reduzida em milhões de toneladas. O nível de redução de emissões socialmente eficiente é: