Warning: implode(): Invalid arguments passed in /application/src/Iesde/SiteBundle/Controller/QuestaoController.php on line 204
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24653 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A nova ordem mundial se articula fortemente à nova divisão internacional do trabalho. Divisões pretéritas ganham complexidade e novas relações econômicas e políticas são estabelecidas.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A nova divisão internacional do trabalho leva em consideração, dentre outros aspectos, os níveis tecnológicos de produção.
II. Em cada período histórico são valorizados diferentes recursos naturais e, portanto, distintas regiões do planeta.
III. Os centros sofísticados de pesquisa e os distintos financeiros são espaços valorizados na nova divisão internacional do trabalho.
Assinale:

O Brasil figura entre os países mais bem dotados do ponto de vista dos recursos hídricos (...). Dispõe de densa rede hidrográfica, formada por grandes bacias que cobrem o essencial do território, e de pequenas bacias costeiras. (THÉRY, HervéeMELO, Neli Aparecida. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005: 76-7)
Com relação ao potencial e à utilização das bacias hidrográficas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma alta proporção do potencial hidráulico da bacia do Paraná já está aproveitada.
II. A construção de hidrelétricas na bacia do Araguaia- Tocantins é facilitada pela topografia acidentada da região.
III. Nas décadas de 1970 e 1980, o aproveitamento hidrelétrico da bacia Amazônica causou a inundação de grandes áreas florestais.
Assinale:

“Conjunto de todos os instrumentos de trabalho e de todas as formas de fazer, a cidade só poderá ser entendida ao considerar a coexistência de divisões territoriais de trabalho. A cidade não é apenas o reino do circuito superior, mas também o lugar do circuito inferior, do trabalho não-especializado, das produções e serviços banais, das ações ligadas aos consumos populares.”
(Adaptado de: SILVEIRA, Maria Laura. São Paulo: Os dinamismos da pobreza. In: CARLOS, A. F. e OLIVEIRA, A.(org.). Geografias de São Paulo: Representação e crise da metrópole. São Paulo: Contexto, 2004)

Sobre as características do circuito inferior da economia urbana, assinale a afirmativa correta.

A hierarquia das cidades constitui um campo tradicional de estudo dos geógrafos.
Sobre os conceitos relacionados à “teoria das localidades centrais”, assinale a afirmativa correta.



Considerando o fenômeno do aquecimento global e a figura acima, assinale a afirmativa correta:

Segundo Corsino (2010), “muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo”.
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais.
Assinale:

O estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos, principalmente no controle da obesidade (PALMA, 2000). Esta, que é uma questão de saúde pública, pode ser monitorada pelo professor de Educação Física no âmbito da escola por meio do cálculo de um índice denominado IMC (Índice de Massa Corporal).
Assinale a alternativa que indica a expressão que permite o cálculo do IMC.

A respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta.

Leia o fragmento a seguir:
O próprio termo “esporte”, sob o patrocínio das _____, adquiriu múltiplos significados, passando a designar, além das modalidades tradicionais (handebol, atletismo etc.) atividades tão diversas como os esportes radicais e a ginástica aeróbica. (...) Cabe também uma observação em relação à Atividade Rítmica, já que o _____ está presente em todos os outros conteúdos, e ao mesmo tempo é bem visível nas manifestações da cultura de movimento que se caracterizam pela intenção explícita de expressão por meio de movimentos/gestos coreografados na presença de _____e _____.” (SÃO PAULO, 2008; p- 44- Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Com relação à importância da dança no âmbito escolar, analise o fragmento a seguir.
“Linguagem artística não _____, patrimônio de todos os seres _____, na qual se manifesta a visão _____, sensível, estética e emocional de si mesmo, da sociedade e do mundo em que estão inseridos, utilizando como fonte e instrumento de _____ e comunicação de seu próprio corpo, segundo as possibilidades deste.” (STOKOE apud LOMAKINE, 2007; p. 42. Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Sobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir.
I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso.
II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional).
III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância).
Assinale:

A tabela a seguir mostra parte da classificação de quatro aves brasileiras



As quatro aves da tabela acima foram colocadas em um modelo de classificação, mostrado na figura a seguir.



Relacionando a figura com os dados da tabela, assinale a afirmativa correta.

Num experimento para verificar a influência da concentração de gás carbônico na fase escura da fotossíntese, células de algas foram colocadas num ambiente com iluminação constante e a 20qC de temperatura.
Durante o experimento foi medida a concentração de Ribulose Bi Fosfato (RuBP) e do Aldeído Fosfo–Glicérico (ALPG).
O experimento começou em um ambiente onde a concentração de gás carbônico era de 1% que, depois de certo tempo, foi alterada para 0,003%.
Os resultados estão representados no gráfico a seguir



Com relação aos resultados, foram feitas as afirmativas a seguir.
I. A 0,003% de CO2, a absorção de CO2 diminuiu impedindo a utilização da RuBP, que acumulou.
II. A 0,003% de CO2 diminuiu a produção de APG (ácido–fosfo glicérico) provocando a queda do ALPG.
III. Com a queda da concentração de CO2, faltou ATP e NADP reduzido para a fase escura.

A figura a seguir apresenta uma proposta de classificação dos animais eucelomados, fundamentada nos livros de Biologia recomendados para o Nível Médio.



Para completar a árvore classificatória acima representada, é necessário determinar o significado dos números. Assinale a alternativa que apresenta o significado correto para os números.

Dentre os métodos anticoncepcionais disponíveis, o preservativo de borracha ou “camisinha” é o mais recomendado nas relações sexuais, porque

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282