Uma das metodologias ativas para se trabalhar o ensino de Ciências e Biologia é o uso de jogos didáticos. Após aprenderem sobre as espécies de invertebrados causadores de doença, uma professora iniciou o trabalho com os ciclos de vida. Para isso, foi inicialmente apresentado um tabuleiro construído sobre uma representação de um animal parasita da espécie humana, conforme figura abaixo.
O animal representado no tabuleiro, a doença que ele ocasiona e o ciclo de vida estão corretamente correlacionados em
De acordo com o princípio de Gause, duas espécies podem ter o/a mesmo/a A mas nunca o mesmo
Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
O comprimento de um dos lados de um campo retangular é acrescido de 20%, o outro lado é acrescido de 50%, de forma que
no final temos um campo quadrado, como mostra a figura.

Se a área da figura destacada acima é de 200 metros quadrados, o produto dos lados do campo original é, em metros quadrados, igual a
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 5, baseie-se no texto abaixo.
Flores
Minha terra, o Recife, é fraca de flores, de maneira que as poucas que nascem são guardadas para os enterros – minha terra é forte de enterros. Ninguém fazia essa coisa romântica de dar uma rosa à namorada ou despertar a mulher bonita (que se viu na véspera, pela primeira vez) com uma caixa de orquídeas e aquele cartão astucioso, dizedor de poucas e boas palavras. Passei anos, já no Rio, associando cheiro de flor aos muitos enterros da minha família.
Meus tios, meu pai, minha irmã de olhos azuis, à medida que Deus chamava, eles iam e o cheiro da sala onde a gente chorava me acompanhou até meses atrás. Cheiro úmido, abafado, de flores de uma cidade que se chama Garanhuns, depois de umas dez horas de trem da Great Western. Devo mesmo confessar uma certa malquerença por tudo que era flor fora do talo – sentia nelas uma espécie de cumplicidade nos enterros que saíram da minha casa.
Mas com o tempo fui me habituando à presença e ao perfume das flores. As tristes lembranças não resistiram aos caminhos de Teresópolis, tampouco às quaresmeiras, que têm sido tantas, neste verão de passeios compridos. Agora mesmo a empregada mudou as rosas do jarro do escritório. São cheirosas. Eu olho para trás e não morreu ninguém.
(Adaptado de: MARIA, Antônio. Vento vadio. As crônicas de Antônio Maria. Org. de Guilherme Tauil. São Paulo: Todavia, 2021, p. 317)
No terceiro parágrafo, o autor admite que
Atenção: Para responder às questões de números 6 a 10, baseie-se no texto abaixo.
Estamos todos nos fanatizando?
O que separa alguém de convicções firmes de um fanático? A resposta não é fácil e pode mesmo ser impossível, ou antes subjetiva, dependente de crenças tão enraizadas em cada um de nós que mergulham no visceral, no irracional. Em resumo, fanatismo é a convicção firme dos que discordam de mim e portanto estão errados; convicção firme é o fanatismo de quem pensa como eu,
logo está certo. As palavras não são inocentes.
Mas será só isso? Estaremos condenados a esse estranho oxímoro, o relativismo absoluto, e à morte do diálogo? Ou haverá um modo menos cínico de lidar com visões de mundo divergentes? Em outras palavras, será possível recuperar um solo comum em que adversários negociem, firmem pactos em torno de certos – talvez poucos, mas cruciais – objetivos compartilhados?
A palavra fanatismo tem duas acepções no Houaiss. A primeira é “zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância”. A segunda, derivada daquela por extensão, “facciosismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão”. A palavra passou ao português (em fins do século 18) como versão importada do adjetivo latino derivado de “fanum”, lugar sagrado, campo santo. O “fanaticus” tinha conotações positivas a princípio – era o inspirado pela chama divina –, mas não demorou a ganhar acepções como furioso, louco e delirante.
(Adaptado de: RODRIGUES, Sérgio. Folha de S. Paulo. 24.nov.2021)
É inteiramente regular o emprego do elemento sublinhado na frase:
À luz do que dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei no 8.112/1990), acerca dos direitos e vantagens ali estabelecidos,
Em um processador, o tempo T gasto no processamento de M instruções em um pipeline com K estágios, sendo M muito maior que K, e tempo de ciclo de máquina igual a t, é dado por: T = M * t.
Considere que programa tem 1.000.000 (M) de instruções. Em uma arquitetura sem pipeline, o tempo médio de execução de cada instrução (t1) é 6,5 ns. Nesta arquitetura, o tempo gasto no processamento das M instruções é: T1 = 6,5 ns * 1.000.000 ≅ 6,5 ms. O ganho (T1/T2) na execução deste programa em um processador com pipeline de 5 estágios com ciclo de 2 ns (t2) é:
Nos projetos da Plataforma Digital do Poder Judiciário PDPJ-Br,
No PostgreSQL 13 um trigger
No Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), versão de janeiro de 2021, os processos estão divididos em processos de
Considere resultado uma variável do tipo ResultSet, que contém os dados de um produto, resultantes de uma consulta bem-sucedida na tabela produto do banco de dados. Considere que um dos campos dessa tabela é nome, referente ao nome do produto.
Neste contexto, uma Analista deseja exibir o nome do produto dentro do campo nome de um formulário criado em uma página JSP, por meio da linha abaixo.
<input type="text" id="nome" name="nome" value=" ">
Para que isso seja possível, a lacuna I deve ser preenchida corretamente por
Ao estudar sobre meios de transmissão de rede de computadores que poderiam ser utilizados para atender as necessidades de sua organização, um Analista escolheu o cabo de par trançado categoria 7, também conhecido como Shielded Screen Twisted-Pair (SSTP), cuja especificação de taxa de dados (data rate), em Mbps, é de
No IPv4, em um endereço classe C (/24), é possível definir, no máximo,
Com respeito aos Princípios para um Sistema de Governança estabelecidos no Cobit 2019,
Em que pese a suposta liberdade de escolha de cada usuário, há códigos implícitos e fórmulas bastante explícitas sobre como deveria ser essa autocriação.
Mantendo as relações de sentido estabelecidas pelo contexto, o segmento sublinhado pode ser substituído por: