O estudo da organização administrativa pressupõe institutos como a (des)centralização, a (des)concentração, a Administração direta e indireta; as entidades paraestatais e terceiro setor. De acordo com a legislação aplicada ao caso, sobre as Organizações Sociais (OS), componentes do Terceiro Setor, analise as afirmativas a seguir.
I. Podem ser qualificadas como OS as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam de interesse público, tais como ensino e pesquisa científica, desde que cumpram os requisitos previstos na lei da espécie, por ato discricionário de autoridade pública.
II. Aos Estados e Municípios é vedado qualificar entidades sem fins lucrativos como OS, ainda que visando maior flexibilização administrativa.
III. A parceria entre a OS e a Administração Pública concedente da qualificação se dará através da realização contrato de gestão para fomento e execução de suas atividades.
IV. Às OS poderão ser destinados recursos orçamentários e bens públicos necessários ao cumprimento do contrato de gestão, sendo ainda possível cessão especial de servidor.
Está correto o que se afirma apenas em
Mariana, servidora pública concursada do MPPA, já com um ano de efetivo exercício do cargo, foi acusada de ter cometido irregularidade contra a Administração Pública. Foi instaurado Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apuração da falta cometida e aplicação da pena mais apropriada. Considerando o caso hipotético, nos termos do disposto na legislação federal, doutrina e jurisprudência pátria, analise as afirmativas sobre o PAD:
I. Mariana, obrigatoriamente, deverá ser acompanhada no PAD por um advogado que lhe fará a defesa, sob pena de ofensa à ampla defesa.
II. A instauração do PAD, contra Mariana, poderia ocorrer com base em denúncia anônima, desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância.
III. A autoridade que tiver ciência da irregularidade perpetrada por Mariana, no serviço público, é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada à acusada ampla defesa.
IV. No PAD, é permitida a prova emprestada, independentemente de autorização do juízo competente, respeitados o contraditório e a ampla defesa.
Está correto o que se afirma em
A mala direta é um recurso capaz de otimizar processos e aumentar a produtividade de qualquer equipe. Um dos primeiros passos para utilizá-la é a preparação da fonte de dados. Sobre uma fonte de dados para mala direta, assinale a afirmativa correta.
O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional, desenvolvido como projeto de código aberto. O utilitário do PostgreSQL que permite fazer cópia de segurança (backup) de um banco de dados é:
Sobre o gerenciamento de redes de computadores, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode-se afirmar que o gerenciamento de redes é a implementação integrada e organizada de hardware, software e pessoas para monitorar, testar, consultar, configurar e analisar todos os elementos da rede, a fim de garantir exigências de desempenho e qualidade.
II. O protocolo RDP é usado para transmitir informações e comandos entre uma entidade gerenciadora e um agente que opera nome da entidade dentro de um dispositivo de rede gerenciado.
III. O protocolo SNMP opera na camada de rede e, por isso, é ineficaz para o gerenciamento de rede, pois não se pode monitorar serviços de alto nível tão importantes nas redes atuais, tais como: http, ftp e dns.
Está correto o que se afirma em
O método de tradução das linguagens de programação é um aspecto importante a se considerar em projetos de software.
Considerando que a forma pela qual o código em linguagem de alto nível é convertido para linguagem de máquina pode ser determinante para a escolha da linguagem, assinale a afirmativa correta.
Sobre os meios de transmissão de rede e suas tecnologias, analise as afirmativas a seguir.
I. DSL, HFC, FTTH, Wireless 5G são tecnologias que podem ser utilizadas como formas de acesso à internet a partir de uma residência.
II. A tecnologia HFC utiliza cabo coaxial como meio físico de transmissão; FTTH, DSL e Wireless 5G empregam fibra ótica.
III. O cabo UTP, com ou sem blindagem, é par de fios de cobre trançados, que constitui um meio de transmissão guiado com velocidades de transmissão superiores a 10 Mbits/s.
Está correto o que se afirma em
O administrador de banco de dados utiliza alguns comandos que o ajudam a impor determinadas restrições. Um exemplo é o comando GRANT, que serve para conceder privilégios aos usuários em objetos de banco. A cláusula do comando GRANT, que permite ao usuário que recebeu determinado privilégio poder conceder o privilégio recebido para outros usuários, é:
Maria era casada com João quando este veio a óbito. O casal tinha dois filhos. Maria terá direito a herança, em concorrência com os descendentes se casada em:
Moisés e Judas figuram como réus em uma ação de indenização por danos morais e são representados por procuradores de escritórios distintos. O processo não tramita em autos eletrônicos. Ao final do processo, o juiz da causa julga procedente o pedido do autor apenas em face de Judas. Considerando o caso hipotético, se Judas impetrar recurso contra a decisão judicial:
O Brasil, país capitalista periférico, possui graves problemas educacionais e, historicamente, tem procurado resolvê-los, importando modelos e reflexões pedagógicas desenvolvidos em países centrais com características sociais e em estágios de desenvolvimento econômico completamente diversos dos seus. Passos importantes foram dados no sentido de ampliar a oferta da educação pública, ainda que por força de Lei, que torna o direito à educação um direito subjetivo do cidadão. Para considerar uma real democratização da escola pública, devemos concebê-la como uma instituição que:
( ) Transcende o acesso das camadas mais pobres da população sem condições mínimas que a assegurem, e mesmo a mudança nos processos de decisão no âmbito do sistema escolar, sendo preciso democratizar o conhecimento.
( ) Ajuda os alunos a se expressarem bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelos estudos, a dominarem o saber escolar; ajuda na formação de sua personalidade social e na sua organização enquanto coletividade.
( ) Proporciona aos alunos o saber e o saber-fazer críticos como pré-condição para sua participação em outras instâncias da via social, inclusive para melhoria das suas condições de vida.
( ) Deve ser entendida como ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica; aprimoramento da prática educativa escolar visando à elevação cultural e cientifica das camadas populares.
( ) Contribui, ao mesmo tempo que amplia as oportunidades educacionais das camadas mais pobres, para responder às suas necessidades e aspirações mais imediatas e à sua inserção em um projeto coletivo de mudança da sociedade.
A sequência está correta em
O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia apenas com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova, pois, até quase o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Neste caminho “brasileiro” da educação, há um contexto político que o sustenta que podemos explicar dessa forma: a evolução da estrutura do poder passou por fases que se estenderam desde o predomínio quase absoluto do poder local até a supremacia do poder central, com hipertrofia do executivo. Nessa evolução, é possível vislumbrar épocas em que um equilíbrio mais ou menos estável foi detido graças às múltiplas concessões entre o poder local e o poder central – tal como se deu, por exemplo, com o pacto coronelista da política dos governadores – e momentos em que os conflitos entre uma esfera e outra se tornaram evidentes – como, por exemplo, aconteceu na época da queda da mineração. Mas, em quase todo o curso da história brasileira, as bases políticas assentaram-se mais no poder real dos donos da terra, nos interesses do latifúndio e em uma minoria aristocrática agrária. Dentro desse contexto, a ilustração dada pela escola servia também para qualificar o representante político do poder local nas esferas mais altas. O monopólio da cultura letrada dada pelas escolas era garantia de nível mais elevado de atuação, quer relativamente à prática, quer relativamente à esfera administrativa. Nexte contexto, no decorrer da História da Educação do Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. No Brasil, até o final da década de 1920, as camadas dominantes, com o objetivo de servir e alimentar seus próprios interesses e valores, conseguiram organizar o ensino de forma fragmentária, tomado o país como um todo, e ideal, considerado o modelo proposto de educação. Isso se deu mesmo quando essas camadas deixaram de as únicas a procurar a educação escolar.
II. Em épocas mais recentes, o remanejamento das forças na estrutura do poder ocasionou, também, certas mudanças na organização do ensino. Essas mudanças, todavia, obedeceram ao jogo dos interesses representados de forma heterogênea na política. Nos períodos em que o legislativo funcionou, as facções nele presentes utilizaram-se sempre de mecanismos tradicionais de fortalecimento de posições, quais sejam os da política de alianças. Nesse sentido, interesses conservadores conseguiram aliar-se contra interesses mais liberais e democráticos, obtendo mais vitórias.
III. Nos períodos em que se evidenciou a hipertrofia do executivo, este ditou as regras da política educacional, segundo o modelo que se pretendeu adotar, quer na política, quer na economia, quer, enfim, em ambos os setores.
IV. Nesses diferentes períodos, a organização escolar passou a organizar-se não mais de forma fragmentária por causa do avanço e do fortalecimento do regime centralizador, mas de forma que refletisse as contradições próprias de um sistema político responsável mais pela metamorfose das formas tradicionais de controle de poder do que pela criação de formas novas.
Está correto o que se afirma em
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle). Qual grupo de contas a seguir deverá ser
registrado, na conta de compensação, como atos potenciais passivos?
Determinada empresa atuante no ramo de fabricação de telhas de zinco adquiriu uma máquina de corte nova em 31/07/2021, pagando por ela o valor de R$ 95.000,00, mais custos de preparação do local de R$ 5.000,00. Em 01/08/2021, a máquina foi colocada em operação e a taxa de depreciação estipulada foi de 12% ao ano. Ocorre que, em dezembro, as instalações da fábrica foram atingidas por uma forte chuva de verão, ocasionando um alagamento no setor de corte e provocando danos elétricos na referida máquina, reduzindo, assim, sua capacidade de produção. Após consultas a especialistas, o valor recuperável da máquina foi estimado em R$ 87.000,00. Diante da situação descrita, e com base na NBC TG 01 (R4) – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, assinale a afirmativa correta.