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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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Após a cúpula do G-20 em Toronto, Canadá, os líderes mundiais se comprometeram em cortar à metade os déficits até 2013, e estabilizar a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB), até 2016. O compromisso assumido pelas principais economias do mundo gerou:

A Lei Orgânica do município de Itabaiana em seu artigo 72, assim estabelece:



I. “é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.”

II. “o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal.”



Analise as duas citações legais e marque a alternativa correta:

Uma empresa apresenta um passivo a descoberto quando: (A = Ativo; P = Passivo e PL = Patrimônio Líquido)

Sobre o tema Falência e Recuperação Judicial, marque a alternativa INCORRETA:

Com base na elaboração dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma estrutura organizacional que tem os objetivos gerais do Ensino Fundamental como referência principal para a definição das áreas e temas.
( ) Os temas transversais são considerados temas amplos o bastante, para traduzir as preocupações da sociedade brasileira, como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e trabalho e consumo.
( ) Nos PCN’s prevê-se que os temas transversais devam ser incorporados às áreas já existentes e ao trabalho educativo da escola, numa perspectiva de transversalidade.
( ) Nos PCN’s se apresenta uma proposta de organização e o funcionamento da escola em séries.
( ) São pontos positivos destacados nos PCN’s: a ressignificação de conteúdos, a inclusão dos temas transversais e a busca de um ensino inserido na realidade.

A sequência está correta em:

O ensino e o aprendizado só têm sentido se, EXCETO:

O heredograma abaixo representa parte da árvore genealógica de uma família que foi estudada com relação aos grupos sanguíneos ABO e fator Rh:

Imagem 004.jpg

“O sangue do indivíduo 1, em relação ao sistema ABO e fator Rh, apresenta três tipos diferentes de antígenos nas suas hemácias. Já o sangue do indivíduo 2, em relação a esses antígenos, só apresentou reação de aglutinação, em contato com a aglutinina anti-Rh, no teste laboratorial. A mãe não fez aborto nem sofreu transfusão sanguínea
De acordo com as afirmativas, é correto afirmar que:

“A evolução dos animais foi fortemente marcada por sua estratégia alimentar que é heterotrófica. Desenvolveram- se estruturas corporais especializadas em localizar e capturar o alimento e também um sistema nervoso que coordena essas e outras atividades. Durante sua evolução, houve grande aumento da complexidade corporal, surgindo sistemas especializados nas diferentes funções vitais. A presença e estrutura desses órgãos e sistema variam nas diferentes espécies, constituindo o principal critério para sua classificação.”
(Amabis & Marho in Biologia dos Organismos)

“Os invertebrados – denominação geral, sem valor taxionômico, com que se qualificam os animais de todos os filos em que não ocorre a presença de coluna vertebral.”
(Soares, José Luis)

As alternativas mostram, nitidamente, em sua enorme diversidade, a evolução citada anteriormente:

1. Mosca e aranha 5. Taenia
2. Minhoca 6. Estrela do mar
3. Anêmonas 7. Esponjas
4. Áscaris 8. Caramujo e ostra

Analise as afirmativas feitas sobre eles:

I. No grupo representado pelo número 1, não ocorre hematose.
II. Dentre eles, os representados pelos números 1 e 8 são os únicos com circulação aberta.
III. Dentre os representados, os mais aparentados com o homem são os do grupo citado no número 6.
IV. Os animais de número 1 pertencem ao maior filo, em número de indivíduos e variedades de espécies, do Reino Metazoa.
V. Os de número 3 pertencem ao filo, cujos animais são os primeiros da escala zoológica a apresentarem uma cavidade digestiva.

Estão corretas apenas as afirmativas:

“A perpetuação da espécie humana, assim como de toda espécie sexuada, é garantida pela reprodução gâmica, na qual as células especializadas – os gametas – são formados pelo processo de meiose. Tal processo assegura, também, a variedade da espécie e a manutenção do número cromossomial da mesma.”
(Gomes, Manuel in Sistema de Ensino GPI)

Sobre o processo de formação dos espermatozoides humanos, analise:

1. No período de maturação, cada espermatócito I, pela divisão I da meiose, produz dois espermatócitos II, os quais, pela divisão II da meiose, originam quatro células denominadas espermátides.
2. Para cada espermatogônia – células diploides germinativas – são formadas quatro espermátides que são células haploides, mas não funcionam como gametas.
3. No período germinativo, as espermatogônias dividem-se, ativamente, por mitose e, durante a anáfase desse processo as células apresentam, momentaneamente, 92 cromossomos.
4. O processo de diferenciação das espermátides em espermatozoides denomina-se espermiogênese.
5. Na soma de todos os cromossomos encontrados nos espermatozoides, a partir de mil espermatogônias, são esperados noventa e dois mil cromossomos.
6. No período de crescimento, a espermatogônia transforma-se em espermatócito I.

Julgando a veracidade dessas afirmativas, temos:

Atualmente, os professores estão sendo solicitados a trabalhar com as competências. Quando ocorre a inserção das competências na elaboração da proposta curricular, as principais mudanças identitárias a ocorrer são, EXCETO:

O estudo desenvolvido através de Projetos envolve a vivência da prática interdisciplinar, tanto de professores quanto de alunos. Considerando o tema e o entendimento de interdisciplinaridade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) É a integração de conteúdos visando a unificação de sistemas existentes em algo único, ou seja, a soma ímpar do conhecimento alcançado por várias ciências sobre o objeto de grande interesse do homem.

( ) É a integração de diferentes conteúdos no sentido de verificar como as diferentes áreas de conhecimento explicam o fenômeno que está sendo estudado, porém a este processo de inter-relacionamento também a assimilação de uma ciência a outra e os próprios métodos e linguagens para aplicá-los no estudo do seu objeto.

( ) É a aproximação de conhecimentos que foram produzidos fragmentariamente em cada disciplina, ocorrendo uma justaposição de áreas de conhecimento qualitativamente diferente, onde cada especialista de cada área faz aquilo que sabe.

( ) É um princípio teórico do qual decorrem várias consequências práticas, tanto nas metodologias de ensino quanto na proposta curricular, superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa, a partir da contribuição das diversas pesquisas.

A sequência está correta em:

À Educação Básica, conforme a LDN, Lei nº. 9394/1996, é atribuída a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente. Para que isto ocorra, torna-se necessário:

1. Desenvolver no aluno, durante o processo de ensino-aprendizagem, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.

2. Explorar metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação das hipóteses na construção do conhecimento.

3. Possibilitar a aprendizagem para construir argumentação capaz de controlar resultados do processo.

4. Desenvolver o espírito crítico, as potencialidades do trabalho individual, tanto quanto no coletivo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

O planejamento estratégico, em uma de suas etapas, propõe um diagnóstico estratégico, onde as variáveis do ambiente interno e do ambiente externo são avaliadas. São consideradas variáveis do ambiente externo:

Congonhas possui uma grande rede educacional com centros de ensino de níveis fundamental, médio e superior, tanto públicos quanto privados. Marque a alternativa que apresenta uma unidade educacional que NÃO é pública em Congonhas:

A educação no Brasil orienta-se pelas Leis de Diretrizes e Bases, que podem ser consideradas um planejamento para um amplo intervalo de tempo. As diretrizes fornecidas pela supracitada Lei (Lei nº. 9394/96), quanto aos objetivos educacionais, dão uma dimensão muito mais ampla à educação, do que simplesmente transmissão de conhecimentos. Acerca disso, o planejamento educacional necessita:

I. Considerar a educação integral do educando, pois o homem é desenvolvido simultaneamente no plano físico e intelectual com consciência clara de suas possibilidades e limitações.

II. Reconhecer que o homem é munido de uma cultura e que o não oferecimento e reconhecimento de outras, não o impedem de compreender e refletir sobre o mundo.

III. Observar que o homem é independente, mas não isolado que, conhecendo suas capacidades físicas, intelectuais e emocionais e possuidor de uma visão crítica da realidade, seja capaz de atuar de forma eficaz e eficiente nessa realidade.

IV. Respeitar a individualidade do educando, abrindo espaços para o desenvolvimento das aptidões e da criatividade, por meio de atividades diversificadas e de um atendimento que permita o diálogo, a reflexão e a crítica.

Estão corretas apenas as afirmativas:

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