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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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Um astronauta A viaja em uma nave espacial que se move com velocidade constante próxima à da luz em relação a um observador B na Terra.
Com base na Teoria da Relatividade Restrita, considere as seguintes afirmações:
I - Sob o ponto de vista de B, uma hora registrada no relógio de A é mais longa que uma hora registrada no seu próprio relógio.
II - Sob o ponto de vista de A, uma hora registrada no relógio de B é mais longa que uma hora registrada no seu próprio relógio.
III - Os comprimentos medidos perpendiculares à trajetória da nave são diferentes nos referencias de A e de B. Está correto APENAS o que se afirma em

Em locais em que a temperatura ambiente, na escala Celsius, é negativa, pode-se formar, sobre lagos, uma camada de gelo.
O fato de, sob a camada de gelo, a água permanecer no estado líquido se deve, principalmente a(o)

As medidas da elongação de uma mola em função da força aplicada sobre ela são apresentadas na tabela abaixo.


A frequência de oscilação, em Hz, de um sistema composto

por essa mola e uma massa de 250 g é, aproximadamente,


No solo horizontal, é feito um buraco no formato de uma semiesfera de raio R. Um objeto de dimensões desprezíveis e de massa m é abandonado na borda do buraco e desliza sem atrito para dentro dele. Considere g a aceleração da gravidade local.
A força que a superfície do buraco exerce sobre o objeto quando ela está a uma profundidade h, medida a partir do solo, é dada por

No experimento da fenda dupla de Young, dois feixes de luz coerentes monocromáticos de comprimentos de onda 500 nm e 600 nm incidem perpendicularmente à fenda dupla gerando, em um anteparo a 2,00 m de distância, uma figura de interferência.
Se a distância entre as duas fendas mede 0,100 mm, a distância, em cm, entre as duas franjas mais próximas da interferência construtiva central é, aproximadamente,

Em um arranjo experimental, uma barra metálica vertical

executa um movimento harmônico simples (MHS) perpendicularmente

a dois condutores metálicos horizontais,

sem perder o contato com eles, em uma região onde existe

um campo magnético B. A velocidade máxima do MHS

é de 2,0 m/s. O sistema é utilizado para aquecer 5,0 g de

água contida em um recipiente adiabático, como ilustrado.


Considerando-se desprezíveis as resistências elétricas da

barra, dos fios e dos contatos entre eles, e utilizando-se

os dados fornecidos na figura, o tempo necessário para

aquecer a água de 20° C a 21° C é, em segundos, aproximadamente,

Dado: calor específi co da água = 4,2 J/g°C

Ao refletir sobre o trabalho de produção de textos dos alunos das séries iniciais, Eglê Franchi chama a atenção para aspectos relevantes que devem ser levados em conta pelo professor, conforme se lê no texto a seguir.
Um dos aspectos que mais diretamente contribuem para a regressão da criatividade das crianças é a imposição das convenções e das normas do dialeto padrão escolar e culto. Os esforços dos docentes para levar as crianças a utilizarem a língua segundo os padrões da norma culta (na escola, baseada na linguagem escrita) vêm acompanhados habitualmente de um processo de desprestígio e ridículo das formas dialetais utilizadas pela criança (em razão da idade, de sua origem regional ou de seu meio social). Tenho certeza de que não é sem graves consequências que se rompe o sistema linguístico da criança, que esta se sente submetida a situações de ridículo no uso de expressões dialetais de sua linguagem doméstica e paterna: repressão linguística e opressão da normatividade ‘gramatical’ e culta. FRANCHI, Eglê. A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1986, p. 44 Adaptado.
A análise do texto NÃO permite a seguinte conclusão:


O texto acima é um recurso a ser utilizado numa atividade com os alunos com o objetivo de trabalhar o(a)

Agora, segundo os dados do novo Censo, divulgados em novembro de 2010, sabemos que somos 190.755.799 pessoas em todo o Brasil. O aumento de 12% da população nos últimos dez anos ficou bem abaixo dos 15,6% registrados na década anterior (1991-2010), o que comprova que o ritmo de crescimento populacional vem caindo. Revista Atualidades, São Paulo: Ed. Abril, n.14, 2o sem. de 2011 . p. 139
A principal causa para a situação retratada é o(a)

Para pensar nesse longo período, destaco a trajetória dos artistas Chico Buarque e Caetano Veloso, em primeiro lugar porque eles são muito conhecidos também fora do Brasil, quer pelo talento, quer pela presença frequente nos meios de comunicação de massa e pela inserção privilegiada na indústria cultural. Em segundo lugar e principalmente, porque eles são referenciais para a compreensão dos caminhos de uma geração para a qual as artes, a cultura, a política e a vida cotidiana enlaçaram-se de modo original e criativo na década de 1960, não só no Brasil, mas em escala planetária. Chico Buarque e Caetano Veloso, no percurso de suas vidas e obras, até os dias de hoje, só podem ser compreendidos a partir das origens na cultura política brasileira dos anos 1960, marcada pelas lutas contra o subdesenvolvimento nacional e pela constituição de uma identidade para o povo brasileiro, como parte de um processo de libertação dos países do chamado “Terceiro Mundo”, particularmente da América Latina. Disponível em: . Acesso em 15 out. 2011 Adaptado.
A partir do texto, é possível concluir que as manifestações artísticas e culturais no cinema, no teatro e na música que surgiram no Brasil na década de 1960 foram marcadas por uma grande associação entre arte e

Ao dividir 5.232 por 4, João cometeu um erro e encontrou como resultado o número 138 . Ao analisar o resultado encontrado, João achou o número pequeno demais. Assim, refez a conta e chegou ao resultado correto. Qual a diferença entre o resultado correto e o primeiro quociente encontrado por João?

Ao organizar os livros de uma bilblioteca, o bibliotecário observou que metade dos livros do acervo eram de literatura; metade dos livros restantes eram de matemática e que a sexta parte dos livros que não eram nem de matemática, nem de literatura, eram de ciências.
Se 300 livros do acervo não eram de literatura, nem de matemática, nem de ciências, quantos eram os livros de matemática?

Foi somente a partir de 1958 que uma sucessão de acontecimentos políticos revelou o grau de deterioração real nas relações entre EUA e América Latina [...]. Nesse mesmo ano, o vice-presidente americano Richard Nixon iniciou uma série de visitas a vários países latino-americanos [...]. No Peru e, sobretudo, na Venezuela, ele teve de enfrentar fortíssimas manifestações populares, a ponto de o governo americano deslocar tropas para suas bases no Caribe com o objetivo de realizar uma “operação-resgate” caso fosse necessário.
SILVA, Alexandra de Mello e. Desenvolvimento e multilateralismo: um estudo sobre a Operação Pan-Americana no Contexto da Política Externa de JK. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, vol.14, n.2, pp. 209-239, jul./dez. 1992, p. 217 Adaptado.
A exacerbação do sentimento antiamericano na América Latina, ilustrada no texto acima, foi uma das causas da


Os versos citados foram encontrados em um pergaminho,

durante a reforma do convento de Benediktbeuen,

na Baviera, e sua autoria, que permanece anônima, está

relacionada a monges beneditinos que habitaram o local

no século XIII. São cerca de 315 poesias, presentes em

112 folhas, que, em 1937, foram transformadas em ópera

pelo compositor alemão Carl Off, sob o título de Carmina

Burana.

A poesia acima é um exemplo de literatura

A historiografia recente sobre a Independência do Brasil tem destacado que o Grito do Ipiranga constituiu mero desfecho formal de um processo inaugurado com a transferência da Corte para o Brasil e a abertura dos portos em 1808 . Entre a chegada da Corte ao Rio de Janeiro e o Grito de Ipiranga, essa historiografia tem desvelado tensões sociais complexas, que atravessaram a economia, a política e a constituição de uma identidade nacional. Qual o aspecto econômico desse processo que contribui para a compreensão da complexidade das tensões desse período?

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