Para realizar um determinado serviço, o chefe de uma empresa aloca dois profissionais para trabalhar num certo dia. Um dos profissionais realiza 1.000 unidades do serviço em um período de 8 horas, e o outro, 1.500 unidades em um período de 6 horas.
Supondo–se uma jornada de trabalho de 8 horas, com o custo de cada profissional de R$ 50,00/hora, o custo unitário de mão de obra, em reais, desse serviço, nesse dia, é
Em um sistema de planejamento e controle de produção, no qual a demanda de produção é acionada a partir de requisições de centros de trabalhos consumidores (internos), utiliza–se o tipo de programação
Um gerente de produção está avaliando dois projetos de expansão da planta de produção para o nordeste, cujos fluxos de
caixa relevantes de cada projeto constam nas Tabelas abaixo.
Considere o custo de capital, para todos os projetos, igual a 10% a.a.
De acordo com os dados apresentados, verifica–se que o(a)
Certa empresa de automóveis está revendo sua estratégia de atuação no mercado, a fim de atrair mais clientes. Assim, estabeleceu que o tempo de espera de um cliente na assistência técnica deve ser o menor possível, e a entrega das peças de reposição nos centros de serviço para o consumidor deve ser feita no tempo previsto.
Dessa forma, para alcançar os dois fatores que foram estabelecidos, com quais objetivos de desempenho a empresa deve trabalhar, respectivamente?
Em 2013, uma determinada região apresentou a seguinte
divisão modal para o ano Y: 80% para o modo rodoviário,
10% para o modo ferroviário e 10% para o modo hidroviário.
Do ano Y para o ano Y+1, deve–se considerar a
matriz de probabilidade de transição mostrada no Quadro
a seguir.
A divisão modal para os modos rodoviário, ferroviário e
hidroviário, respectivamente, para o ano Y+1, é
Uma determinada empresa possui como principal fonte de fornecimento o produto do plantio de agricultores familiares. Os gestores dessa empresa decidem criar um programa de investimentos de longo prazo, a fundo perdido, visando à melhoria da qualidade da terra desses fornecedores.
Os principais resultados esperados, a partir da aplicação desse programa, são: o aumento da produtividade e da renda por parte dos agricultores e a redução do risco e do custo no fornecimento.
Nesse caso, tal empresa demonstra desenvolver uma ação relacionada à(ao)
Sobre o planejamento das instalações, verifica–se que
O estudo ergonômico visa a estabelecer parâmetros que
permitam a adaptação das condições de trabalho às características
psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo
a proporcionar um máximo de conforto. Dentre as atividades
de interesse da ergonomia, destacam–se o levantamento,
o transporte e a descarga individual de materiais.
Nesse contexto, entende–se por trabalhador jovem, aquele
cuja idade se situa entre
Cada uma das diferentes abordagens do projeto do trabalho implica, para o tomador de decisão, um trade–off entre controle gerencial e comprometimento dos trabalhadores.
A abordagem que possui mais ênfase no controle gerencial é conhecida como
Uma empresa está planejando expandir sua capacidade de produção. O gerente de operações apresenta dois projetos X e Y, sendo os melhores níveis operacionais, respectivamente, de 15.000 unidades/mês e 19.000 unidades/mês. As maiores economias de escala ocorreriam caso fosse escolhido o projeto
Para analisar os impactos ambientais de um projeto e de suas alternativas são necessários, dentre outros aspectos, a identificação e o estabelecimento das relações do tipo causa–condição–efeito.
Corresponde a um exemplo de técnica ou método que permite evidenciar as conexões de dependências entre os diferentes impactos resultantes das ações de um projeto, de modo a mostrar o relacionamento dos impactos diretos ou primários com os impactos indiretos ou de ordem inferior, a(o)
No gerenciamento de resíduos sólidos, uma das alternativas de destinação final adequada é a reciclagem. Esta permite economia de materiais e de energia, além de prolongar a vida útil dos aterros. Para realizar a segregação na fonte, é utilizado um código de cores para facilitar a visualização e o acondicionamento.
As cores azul, amarelo, roxo, verde e vermelho são usadas, respectivamente, para os resíduos
De acordo com a norma NBR 12962:1998, a recarga de extintores deve ser efetuada considerando-se as condi- ções de prevenção e manuseio do agente extintor recomendadas pelo fabricante. Além disso, não são permitidas a substituição do tipo de agente extintor ou do gás expelente nem a alteração das pressões ou quantidades indicadas pelo fabricante. Em qual das manutenções de extintores não é necessária a execução da recarga, conforme a norma citada?
Em relação ao desenvolvimento do PCMSO, a NR 7 determina o seguinte: