Os mangues são biomas compostos por ecossistemas litorâneos
onde o solo é lodoso e salgado e apresentam vegetação
característica. A maioria dos manguezais apresenta três tipos de
vegetação arbórea:
Nos vegetais menores como algas e musgos, o transporte de
substâncias absorvidas do meio ambiente é feito célula a célula
por meio da difusão e da osmose. Nos vegetais maiores, existe
um transporte mais rápido que é composto por:
A luz solar é policromática, isto é, formada por várias cores.
Isso favorece a observação do arco-íris que é causado pela:
Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são
essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes.
Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão
ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido
e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos
realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância
do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega,
ele está trabalhando os conteúdos na dimensão:
De acordo com Campos (2011), diversas tendências de educação física escolar propõem metodologias de projetos como parte do planejamento a ser praticado no cotidiano da escola. Tais metodologias implicam em ações cotidianas e de empreendimento para serem efi cazes. Entretanto, além dessas ações, segundo o autor citado, torna-se necessário:
Assis de Oliveira (2001) afi rma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para:
Castellani Filho (1998) defende uma concepção de Educação Física que integra a cultura do homem e da mulher brasileiros como uma totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais, tais como a dança, o jogo, a ginástica e o esporte que se materializam e ganham força por meio das práticas corporais. Compete à área dar tratamento pedagógico a seus temas, reconhecendo-os como dotados de signifi cado e sentido, porquanto construídos historicamente. Corresponde à concepção defendida pelo autor a cultura:
Darido (2003) destaca que os autores de uma determinada abordagem da Educação Física defendem a ideia de que o movimento é o seu principal meio e fi m. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógicomatemático. Além disso, sua proposta não é buscar na Educação Física solução para os problemas sociais do país. Em suma, uma aula deve privilegiar a aprendizagem do movimento. A autora se refere à abordagem:
Segundo Daólio (2004), as questões socioculturais começam a ganhar corpo no debate acadêmico da Educação Física a partir da década de 1980, questionando o predomínio biológico. Para o autor, a discussão da área a partir da consideração da cultura ganha relevância com Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. Embora percorram caminhos diferentes, os autores chegam a alguns denominadores comuns. Entre tais denominadores, é possível destacar:
Os sofi stas surgiram durante a passagem da perda de poder
da oligarquia para a democracia. São considerados mestres da
retórica e oratória que percorriam as cidades-estado fornecendo
suas habilidades aos políticos em geral. Infelizmente, de seus
textos só nos restaram fragmentos e citações de seus principais
adversários (Platão e Aristóteles). O mais conhecido fragmento
do sofi sta Protágoras sobre a verdade resume as seguintes ideias
centrais relacionadas aos sofi stas:
Em sua obra “O Banquete", Platão, por meio do discurso de
Fedro, o primeiro a falar, conclui que de “todos os deuses o mais
antigo, o mais augusto de todos, capaz de tornar o homem virtuoso
e feliz durante a vida e após a morte", é o deus:
Santo Anselmo, por meio do seu famoso “argumento ontológico"
(Marcondes 2013), para provar a existência de Deus,
procura conciliar:
Para Leibniz, a chave para o desenvolvimento sistemático
e racional da totalidade do conhecimento humano é:
Friedrich Nietzsche, em sua obra Genealogia da moral (2009),
na Primeira dissertação, discute os conceitos “bom e mau", “bom
e ruim", afi rmando que “todas eles remetem à mesma transformação
conceitual" que, em toda parte no sentido social, “bom" se
desenvolveu a partir de:
De acordo com Hanna Arendt, política e liberdade são: