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Analiza las siguientes proposiciones sobre el Texto 2 y, enseguida, señala la respuesta correcta.

I En el documento se nota una preocupación por asegurar apenas los derechos de los niños discapacitados.

II El documento establece que los niños con discapacidad tengan derecho a expresarse y su opinión debe recibir la debida atención, independientemente de su edad y madurez.

III El documento se refiere apenas a las garantías de los derechos de los discapacitados que viven en países más pobres.

IV En el documento se afirma que los Estados deben asegurar a todos los niños el cumplimiento de los derechos humanos.

V Aunque busca garantizar la igualdad de condiciones a los niños y niñas con discapacidad, el documento no considera la necesidad de ajustes para que se cumplan los derechos de este público.

El texto 3 es un cartel de una campaña cuyo objetivo es sensibilizar a las personas sobre los derechos de los discapacitados que usan silla de ruedas. En el mensaje del cartel, las palabras “lugar” y “sitio”, en “ponerse en su lugar / (no) ponerse en su sitio”

Analiza las siguientes proposiciones sobre el Texto 4 y elige la respuesta correcta.

I Se podría sustituir el adjetivo “difícil" por el adjetivo “sencillo" sin cambio de sentido del contexto.

II Se podría sustituir “andar" por “caminar" sin cambio de sentido del contexto.

III “Una" es un pronombre indefinido y tiene la función de indeterminante.

IV En el texto, la palabra “discapacitada" tiene sentido literal.

A linguagem não é um meio neutro através do qual uma mensagem é enviada. As palavras são carregadas de sentido para os falantes. A linguagem é ela própria, criadora de significados e produtora de sentidos e como tal deve ser estudada. Segundo Bakhtin (1990), ela é inseparável do fluxo da interação verbal e, portanto, não é transmitida como um produto acabado, mas como algo que se constitui continuadamente nessa corrente.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 21-22.

Considere a “linguagem no processo de alfabetização", analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I Oralidade e escrita caminham juntas e, portanto, o estudo da linguagem requer que sejam trabalhadas de forma a serem consideradas as suas diferenças e, ao mesmo tempo, suas similaridades, usos e funções.

II A oralidade é fundamental ao processo de alfabetização. Pela fala as crianças constituem-se sujeitos capacitados para a aprendizagem, bem como para a apropriação de conhecimentos novos ancorados nas suas experiências prévias.

III O aprendizado da fala e da escrita se dá de forma espontânea e independente, no contexto de convívio entre os pares.

IV A fala da criança é tão importante quanto às ações dela decorrentes para o alcance dos objetivos educacionais. Na perspectiva histórico-cultural, à fala atribui-se importância tão vital que, se não for permitido seu uso, muitos indivíduos não conseguirão resolver seus intentos.

V O sistema de escrita implica apenas em codificação de símbolos.

Sobre o trabalho docente com as variações linguísticas é correto afirmar, exceto:

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 21.

O desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem exige atividades ricas em significados que permitam ao aluno pensar genericamente, perceber regularidades e explicitar estas regularidades matematicamente, pensar analiticamente e estabelecer relações entre grandezas variáveis. A Álgebra, portanto, contribui com uma forma especial de pensamento e de leitura da realidade. Segundo FIORENTINI et alii (1993), o pensamento algébrico pode se desenvolver gradativamente a partir dos anos iniciais, antes mesmo de uma linguagem simbólica.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 111.

Considere as atividades que estimulem a criança ao “desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental", analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I Estabelecer relações/comparações entre expressões numéricas.

II Memorizar fórmulas para a resolução de situações-problema.

III Perceber e tentar expressar as estruturas aritméticas de uma situação-problema.

IV Produzir mais de um modelo aritmético para uma mesma situação problema ou, reciprocamente, produzir vários significados para uma mesma expressão numérica.

V Interpretar uma igualdade como equivalência entre duas grandezas ou entre duas expressões numéricas.

A concepção de história definida nesta proposta, analisa as múltiplas dimensões do tempo de modo a capturar o sentido da superação das noções anteriores para a compreensão dos múltiplos e simultâneos tempos históricos.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 161.

Sobre o tema “Ensino de História – Categoria Tempo", analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I Tempo cronológico se refere ao tempo do relógio, do passar dos dias, dos eventos, da sequência dos meses, dos anos, etc.

II Tempo histórico é o tempo do significado dos processos de desenvolvimento técnico, produtivo, das dimensões consideradas relevantes pelos grupos dominantes em oposição aos dominados em determinadas sociedades.

III Na história tradicional ou positivista há uma compreensão dialética do tempo, pois supõe uma natural superação dos tempos cíclicos, circulares e antigo, pelo tempo moderno definido através da evolução da técnica.

IV O tempo circular define a lógica das comunidades agrícolas (plantio, crescimento, colheita): nascimento, desenvolvimento e morte.

V Os tempos diacrônicos ser referem, por exemplo, a relação entre moderno e arcaico, antigo e novo.

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.

Todos os profissionais devem atuar na escola para relação professor-aluno. Nesse sentido, compete ao Supervisor Escolar uma atuação progressista, que se verifica nas assertivas abaixo, exceto na:

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.71.

Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos?

Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser:

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, o artigo 27 diz que: “Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes (...)." As diretrizes que completam o enunciado acima são, exceto:

São funções do Assistente Educacional, exceto:

Considere o que segue, e quanto ao princípio da impessoalidade, assinale a alternativa correta.

“A Administração Pública obedecerá, entre outros, os princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, impessoalidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, razoável duração do processo, interesse público e eficiência." Fonte: Lei Complementar nº 491, artigo 2º.

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