Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e a linguagem. De acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos. Essa fase é chamada de:
Vygotsky, em sua teoria, aponta que o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, construído pela experiência social. A criança constrói conhecimento nas trocas com outras crianças e adultos e. também. produz:
De acordo com Vygotsky, antes mesmo de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos. Essa ideia assemelha-se ao que Piaget considerava:
Vygotsky, que estudou especificamente os processos de desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiências, percebe uma nova face nos obstáculos interpostos pela deficiência: além das dificuldades decorrentes dela mesma, ele enxerga, nesses obstáculos, também uma fonte de energia, uma mola propulsora para a busca de sua superação, principalmente através das chamadas:
Nas questões do desenvolvimento da criança, Vygotsky privilegia o ambiente social como fator fundamental à aprendizagem, onde a variação ambiental poderá determinar o desenvolvimento infantil. Em comparação a tais aspectos, Piaget considera que:
Para Vygotsky:
I - O indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz;
II - O conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.
Sobre os itens acima:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.
O psicólogo russo Lev Vygotsky, em sua teoria sociointeracionista, apontou que há um espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor. Esse espaço é denominado de
De acordo com Vygotsky, apropriar-se de conceitos científicos é basilar para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no aluno através da escola. Isso ocorre quando:
Na instituição de educação infantil, mesmo sem saber escrever, as crianças podem aprender um pouco da escrita produzindo oralmente textos com destino escrito. Nessa situação o professor será o escriba. A criança também aprende a escrever, fazendo-o da forma que sabe, escrevendo de próprio punho. Em ambos os casos, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, considerando as condições nas quais é produzida: para que, para quem, onde e como. Ao participar desse tipo de atividade, a criança vai construindo o conhecimento sobre essa linguagem antes mesmo de que saiba escrever autonomamente e, também pode aprender, exceto:
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
É fundamental destacar a assertiva de Vygotsky ao dizer que “a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar”. De acordo com o pensamento de Vigotsky, analise as assertivas abaixo: I. Nenhuma criança entra em uma escola e parte do nada, como se fosse uma tábua rasa, sem preenchimento algum, ao contrário, ela traz uma história, algo que vem antes e que pode ou não ter continuidade. II. A aprendizagem não necessariamente inicia-se na idade escolar, para o autor existe uma diferença substancial entre o que é produzido em termos de aprendizagem antes da criança estar na idade escolar e o que ela adquire durante sua estada nas instituições escolares. III. Algumas crianças aprendem através da imitação dos adultos, com isso não há o compromisso em saber de sua pré-história. Quais estão corretas?
De acordo com Vygotsky, antes mesmo de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos. Essa ideia assemelha-se ao que Piaget considerava:
De acordo com Vygotsky, a arte de brincar pode ajudar a criança com Necessidades Educacionais Especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Educar através do lúdico contribui e influencia na formação da criança e do adolescente com deficiência intelectual, favorecendo um crescimento sadio, pois possibilita o exercício da concentração, da atenção e da produção do conhecimento, promovendo:
Conforme a teoria de Vygotsky, o caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível real, é denominado:
De acordo com Oliveira (2012) baseada nas ideias de Vygotsky, a principal característica do jogo infantil não é o prazer e sim: