Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 274 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O trecho do texto em que se estabelece uma relação lógica de oposição entre as ideias, marcada pela presença da palavra ou expressão destacada, é:

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

É um mal porque todo relato jornalístico tende ao provisório. (1º parágrafo)

Entretanto, o jornalismo dito de qualidade sempre foi objeto de uma minoria. (6º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima introduzem, no contexto, respectivamente, noção de

Atente para o fragmento para responder à questão :

Sobre os itens lexicais destacados no fragmento, estão corretas as afirmativas, EXCETO:

No primeiro parágrafo do texto, é explicado o significado da palavra paradoxo. Com base nesse significado, é estabelecido, ao longo do texto, o paradoxo da sabedoria da “grande mãe" (avó). O recurso formal da língua empregado no estabelecimento desse paradoxo é

O texto 1 apresenta uma série de conectores em suas ligações sintáticas; o conector que tem seu significado corretamente indicado é:

Entre os conectivos abaixo sublinhados, aquele que tem seu significado corretamente indicado é:

No trecho “Nesse sentido, a compra de uma novidade tecnológica atende a essa última necessidade citada: nós nos sentimos melhores e superiores, ainda que momentaneamente, quando surgimos em nossos círculos sociais com um produto que quase ninguém ainda possui.” (ℓ. 27-32), os dois pontos poderiam ser substituídos, sem alterar a relação entre as ideias, por

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.


Sendo a linguagem um poder, decidiu-se das regras seletivas de acesso a esse poder, constituindo-o em pseudociência, fechada para “aqueles que não sabem falar", tributária de uma iniciação dispendiosa... (item 5)

Mantendo a correção e, em linhas gerais, o sentido do texto, os elementos sublinhados podem ser corretamente substituídos por:

No texto 1A1BBB, a correção gramatical e o sentido do trecho ‘O anonimato ajuda, já que as pessoas se sentem mais protegidas para falar’ (R. 17 e 18) seriam preservados caso se substituísse o termo “já que” por

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.

No período em que se insere, o termo “Logo” (l.13) expressa uma ideia de conclusão.

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto 13A1AAA, julgue o próximo item.

A locução “no entanto" (l.41) introduz no período uma ideia de conclusão; por isso, sua substituição por portanto preservaria a correção gramatical e as relações de sentido originais do texto.

Fecha-se assim o elo entre pobreza e improficiência. (1º parágrafo)

Em relação aos argumentos que a antecedem, a frase acima exprime noção de

... para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos... (último parágrafo)

No contexto, o segmento acima assinala noção de

No trecho “É preciso, então, que questões de mobilidade e acessibilidade urbana passem a ser discutidas" (l. 8-10), a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Pronomes Uso de conectivos Conjunções

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.

O “que" destacado nos períodos em evidência é classificado, respectivamente, como

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282