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No que se refere aos aspectos linguísticos do texto 14A15AAA, julgue o item que se segue.

No trecho “se não por intermédio ... intelectual" (l. 20 a 23) as expressões “se não" e “ao menos" poderiam ser substituídas, sem prejuízo para a correção gramatical e os sentidos do texto, por não só e mas também, respectivamente.

Atenção: Considere o texto a seguir para responder à questão.

Observe as seguintes passagens do texto:

I. Para o comitê, Brasília era um marco do movimento moderno. (2º parágrafo)

II. Mas, para ganhar o título de patrimônio mundial, precisava de leis... (2º parágrafo)

III. Criadas por Lucio Costa para organizar o sítio urbano... (4º parágrafo)

IV. Para muitos, o Plano Piloto lembra um avião. (6º parágrafo)

Considerando-se o contexto, o vocábulo para exprime ideia de finalidade em

Exprime ideia de exclusão a palavra

Considerando-se o contexto, há correspondência entre o trecho citado e o que dele se afirma na alternativa

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

No contexto em que ocorre, a conjunção “E" (l.32) possui sentido adversativo, podendo ser substituída, sem prejuízo para os sentidos do texto, pela conjunção mas.

Leia o texto para responder à questão.

Nas passagens “Porque, como dizia o Irmão Lourenço, no schola sed vita – é preciso aprender não para a escola, mas para a vida." (4º parágrafo) e “Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste! Criança – não verás nenhum país como este!" (penúltimo parágrafo), as conjunções destacadas estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de

No trecho “Ouvindo isso, assustados réus, num ato nada falho tiramos o tapete de nós mesmos" (l. 52-53), a oração reduzida em negrito apresenta, em relação à oração seguinte, o valor semântico de

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Por conseguinte, está relacionada com a existência de classes sociais. (2º parágrafo)

O termo sublinhado acima assinala no texto noção de

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando o emprego do vocábulo “que”, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 20, a ocorrência do vocábulo “que” pode ser classificada como pronome relativo cujo antecedente é a palavra “pontos”. II. Na linha 42, a palavra “que” é uma conjunção integrante e introduz a oração subordinada que tem a função de objeto direto do verbo “notar” (l. 41). III. Na linha 46, poderíamos substituir a expressão “as quais” por “que” sem que isso resulte em alteração do sentido da oração ou em incorreção gramatical. Quais estão corretas?

Em “Como adorasse a mulher, não se vexava de mo dizer muitas vezes" (. 2-3), o conector como estabelece, com a oração seguinte, uma relação semântica de

No texto 1A1-I, a expressão “Assim que" (ℓ.12) indica, no período em que ocorre, uma noção de

Texto para a questão.

Considerando que um texto não é apenas uma sequência de frases isoladas (KOCH, 2010), os elementos destacados em negrito são considerados:

Leia o Texto 4 e responda à questão.
 
Texto 4:
 
    [...] “A Lei Maria da Penha está em harmonia com a nossa Carta Magna, tendo em vista que foi criada a partir de uma conceituação de violência de gênero ratificada pela Organização Mundial das Nações Unidas. Ressalte-se que a igualdade existente no texto constitucional não é formal, mas substancial, ou seja, exige esse reconhecimento da perspectiva de gênero. Não se pode aceitar que a igualdade seja apenas formal, mas sim, efetiva e indispensável”. [...]
 
Fonte: BRAGA, Sérgio Murilo. Maria da Penha: 12 anos da Lei. Viver Brasil, ed. 213, p. 26, set. 2018.

O conhecimento sobre a classificação das orações de um período composto pode ampliar o panorama de compreensão das redes argumentativas propostas nos textos, sejam profissionais ou não.

Analise o período: “Não se pode aceitar que a igualdade seja apenas formal, mas sim, efetiva e indispensável”.
Sobre o papel da conjunção “mas” no período acima, é CORRETO afirmar.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto VII, julgue (C ou E) o item seguinte.

O trecho “tanto uma oposição absoluta como uma incompreensão radical” (l.22) exprime uma relação de proporcionalidade entre “uma oposição absoluta” e “uma incompreensão radical”.

A alternativa em que há correspondência entre o termo transcrito e a ideia por ele expressa é

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