A expressão conectiva destacada em “...populações atingidas por catástrofes climáticas, tais como a seca, as inundações, os terremotos, os furacões e outras." (linhas 54-57 – texto 4) apresenta valor semântico de
Considere os sentidos estabelecidos pelos vocábulos em destaque nas passagens do texto:
• Foi tão grande o prazer de contar aquelas histórias, que senti ódio de mim mesmo por ter vivido meio século sem escrever livros. (5º parágrafo)
• Para mim, o que eu escrevesse seria fatalmente comparado com Machado de Assis, Gógol, Faulkner, Joyce, Pushkin, Turgenev ou Dante Alighieri. (6º parágrafo)
Nos contextos em que são empregados, os vocábulos em destaque – que e ou – estabelecem, respectivamente, relação de
Considere os três trechos abaixo retirados do texto:
1.“[…] estamos sempre lamentando que nossos filhos seriam uma geração hedonista, dedicada a prazeres imediatos, quando, de fato, vivemos numa civilização muito pouco hedonista." (primeiro bloco de resposta)
2.“Ter uma vida interessante significa viver plenamente. Isso pressupõe poder se desesperar quando se fica sem alguma coisa que é muito importante." (terceiro bloco de resposta)
3.“Acredito que, no fundo, a gente quase sempre toma a única decisão que poderia tomar naquelas circunstâncias." (quinto bloco de resposta)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.
( ) Em 1 e 2, o conector “quando" é usado com valores diferentes: no primeiro caso, tem valor adversativo; no segundo, tem valor temporal.
( ) Em 1, a expressão “de fato" poderia ser substituída por “na verdade", sem prejuízo de significado ao texto.
( ) Em 2, o pronome átono “se" poderia ser colocado depois do verbo (fica-se), sem ferir nenhuma regra de colocação pronominal.
( ) Em 2, o pronome demonstrativo “Isso" faz referência ao conteúdo expresso na frase que precede o pronome.
( ) Em 3, a palavra “que" tem o mesmo funcionamento nas duas ocorrências: é uma conjunção que introduz complemento verbal oracional.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Releia o trecho a seguir.
“Plenamente eficientes, ajudariam a reduzir a incidência de doenças e a controlar os problemas crônicos, com menos sequelas e mortes, esvaziando hospitais e, o que mais gostam de ouvir os gestores, diminuindo custos. Contudo, os dados mostram uma rede à margem de
suas possibilidades."
Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho mantém o sentido original desse trecho.
No trecho “Vamos comemorar como idiotas/ A cada fevereiro e feriado/ Todos os mortos nas estradas/ Os mortos por falta de hospitais", os enunciados encontram-se encadeados com raros conectivos, porém com explícitas relações de coesão. Assinale a relação de conexão que está explícita entre os trechos em destaque.
No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:
I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.
II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.
III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.
IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.
V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.
É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas
Situada na fronteira americana, Juárez é uma cidade caracterizada pela violência e pelas condições miseráveis que milhares de imigrantes enfrentam na sua tentativa de chegar aos Estados Unidos.[...] (l.42-45)
Na frase destacada, o conectivo que foi empregado a fim de estabelecer uma coesão anafórica, através da qual é retomado o seguinte termo:
“[...] a moda é do “trash", mas a gente tem que, mesmo assim, ter cuidado para não estragar o estragado." A conjunção destacada pode ser trocada sem prejuízo de sentido por todas as apresentadas abaixo, EXCETO:
Para responder à questão, considere a entrevista abaixo com o historiador e professor Leandro Karnal.

Está INCORRETO o que se afirma a respeito do texto em:
A conjunção em destaque já que estabelece o sentido de
Analise as afirmações abaixo, considerando o emprego de algumas palavras e expressões no poema: I- A expressão “de quando em quando” equivale a “de vez em quando”. II- Na segunda estrofe, a palavra “após” poderia ser substituída por “depois de”. III- O cartão ao qual se refere o eu lírico na terceira estrofe é o cartão utilizado para registrar o horário de saída e de chegada no trabalho. IV- A terceira estrofe é iniciada com uma conjunção que indica “condição”. Estão corretas:
Releia o trecho a seguir.
“Quando analisado de perto, o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua, pois o modo de falar é apenas um pretexto para discriminar um indivíduo [...]"
O conectivo destacado confere ao trecho um sentido:
Assinale a opção em que a conjunção destacada nos versos retirados do texto 2 e a relação de sentido estabelecida estão corretamente identificadas.
Sobre o uso dos conectivos e sua função na construção do TEXTO 15, analise as proposições
abaixo.
I. “O produto desse esforço é perecível, embora dele dependa a vida de quem trabalha”
(linhas 6 e 7) – A conjunção destacada poderia ser substituída por "conquanto”, sem
prejuízo às relações semânticas estabelecidas no período.
II. “Por outro lado, o trabalho propriamente dito, que corresponde à poiesis grega, significa
fazer, fabricação” (linhas 9 e 10) – O conectivo estabelece uma relação de adição com o
que foi dito no parágrafo anterior.
III. “Não apresenta um produto concreto, portanto, não possui a permanência da fabricação”
(linhas 16 e 17) – A conjunção destacada poderia ser substituída por “pois” sem
modificação na relação semântica estabelecida entre as orações.
IV. “O produto desse esforço é perecível, [...] por isso não é um trabalho livre” (linhas 6-8) –
O conectivo marcado estabelece uma relação de consequência com a oração anterior.
V. “Corresponde à condição humana da pluralidade e realiza a liberdade” (linhas 18 e 19) – a
conjunção e, eminentemente aditiva, nesse caso estabelece uma relação de adversidade
com a oração anterior.
Estão CORRETAS apenas
Leia as afirmativas abaixo, considerando-as em relação ao texto.
1 - A palavra sublinhada em “Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou..." (primeiro parágrafo) e “Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas... (5o parágrafo) está funcionando como pronome relativo nos dois casos.
2 - Em “Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial." (3o parágrafo) e “Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral." (4o parágrafo), a conjunção “mas" é usada, em ambos os casos, para invalidar o conteúdo exposto na oração que precede o referido conector e introduzir um argumento contrário.
3 - A locução verbal sublinhada em “Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas..." (terceiro parágrafo) poderia ser substituída por tem levado, sem prejuízo no significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.
4 - Em “a ciência nos prometera" (4o parágrafo), a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por “tinha prometido" sem prejuízo no significado temporal e sem ferir a norma culta da língua escrita.
5 - Em “Há uma mudança em curso" (2o parágrafo) e “há cem anos" (4o parágrafo), o verbo haver é impessoal e tem significado existencial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.