Todas as opções a seguir mostram dois elementos do texto ligados pela conjunção aditiva e; em todas elas, a troca de posição dos termos ligados pela conjunção é possível, à exceção de uma. Assinale-a.
Todas as opções a seguir mostram dois elementos do texto ligados pela conjunção aditiva e; em todas elas, a troca de posição dos termos ligados pela conjunção é possível, à exceção de uma. Assinale-a.
A fim de garantir a coesão e a coerência do texto, as lacunas das linhas 03 e 09 só NÃO podem ser preenchidas, respectivamente, por:
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto 13A1AAA, julgue o item a seguir.
A substituição de “Porém" (l.23) por Entretanto manteria a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
A correção gramatical do texto precedente, assim como sua coerência e sua coesão, seriam preservadas se
o terceiro e o quarto parágrafos fossem fundidos em um único parágrafo mediante a introdução, entre eles, da conjunção Contudo ou da conjunção Todavia, feitas as devidas alterações na pontuação e nas letras maiúsculas e minúsculas.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue o item a seguir.
A expressão “Ainda que" (ℓ.35) poderia ser substituída por Embora, sem prejuízo das relações de coesão e dos sentidos originais do texto.
A QUESTÃO REFERE-SE AO ÚLTIMO PARÁGRAFO DO TEXTO.
No último parágrafo, a expressão “no entanto" foi utilizada para interligar
Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que a conjunção e mostra valor adversativo (e não aditivo).
Assinale a opção que apresenta o valor semântico do conector destacado de forma adequada.
Identifique a alternativa incorreta quanto ao uso coerente dos conectivos:
Na língua portuguesa as conjunções são termos que ligam duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles. Na frase: A gente se acostuma, mas não devia. A palavra em destaque possui sentido de:
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Entretanto, o jornalismo dito de qualidade sempre foi objeto de uma minoria. // A maioria das pessoas está de tal maneira consumida por seus dramas e divertimentos pessoais que sobra pouca atenção para o que é público. (6º parágrafo)
Fazendo os devidos ajustes na pontuação e entre maiúsculas e minúsculas, as frases acima se articulam com coerência em um único período acrescentando-se, imediatamente após “minoria",
“O ser humano, que se diz racional, é capaz de praticar crueldades contra a natureza."
A oração acima destacada apresenta sentido de:
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
No terceiro parágrafo, com o emprego de “porém" (R.17), o autor expressa uma oposição entre a ideia de “racionalização e secularização" (R.16) do conceito de dignidade humana e a manutenção da “igualdade de todos os homens em dignidade e liberdade" (R. 17 e 18).
Todas as frases abaixo apresentam dois componentes separados por um sinal de pontuação. Desconsiderando a pontuação, indique a frase em que esse sinal foi substituído de forma adequada por um conectivo: