Releia o seguinte trecho: “pense nisto: quando nos comunicamos, produz-se outro dos “mistérios linguísticos”, pois lançamos ao ar um conjunto de sons que são portadores de sentidos”. O termo destacado introduz um segmento
Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.

Em relação a aspectos linguísticos no texto, assinale a afirmativa correta.
Criatividade e gramática
Sabemos que não são poucos os estudiosos da linguagem que consideram a gramática, a gramática normativa, sobretudo como ela é ensinada, de modo absolutista e em exercícios em que estão em jogo mais classificações e nomenclaturas, cerceadora da atividade linguística e, portanto, sem utilidade para um domínio mais flexível, particularmente da escrita. Considerada, no entanto, antes como um saber que todo falante possui em alto grau de perfeição, que se manifesta em seus atos verbais, e depois, como a descrição (que poder ter uma intenção normativa) deste saber, o ensino da gramática é importante se visar à ampliação do conhecimento reflexivo do já sabido e do aprendido. Desta maneira, não há como não relacionar a gramática com a produção e a compreensão do texto.
Assim, dentro desta orientação, a gramática não pode opor-se à criatividade, ideia esta que perpassa, não só pelo mundo leigo, mas também por certa parcela do mundo dos profissionais do ensino.
Em seu ensaio, intitulado justamente “Criatividade e Gramática”, Franchi (1987), além de não restringir a gramática a “um livro de etiquetas”, traça uma trajetória histórica do conceito de
criatividade, encarecendo a necessidade de ampliar o seu conceito. [...].
[...], se minha fala se mostra adequada ao meu interlocutor, ao tema de que se trata, às circunstâncias da interação verbal, é porque escolhi também os recursos gramaticais esperados;
logo, soube ser criativo, valer-me da criatividade, pois alcancei a eficácia comunicativa, o sucesso em minha atividade linguística, que é, afinal, o que se espera, idealmente, de todo falante.
Liberto de conceitos redutores de gramática e criatividade, pode, então, o professor, partindo da análise gramatical dos recursos utilizados nos textos mais variados, até o de uma simples manchete no jornal, contribuir, gradativamente, para a ampliação dos meios expressivos de seus alunos, de modo a virem eles a alcançar uma compreensão aceitável da estrutura e funcionamento de sua língua. A gramática tem, pois, um papel importante no ensino da língua, se bem fundamentados os princípios e caminhos a trilhar.
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. O ensino da gramática: caminhos e descaminhos. 2 ed. Rio de Janeiro, Lexikon, 2016. p. 137-139.
Além de concatenar as orações, períodos e parágrafos, os conectivos apresentados no texto são usados para estabelecer as relações lógico-discursivas. O emprego dos conectores negritados no texto autoriza afirmar que
Assinale a frase em que a expressão destacada tenha a mesma função e o mesmo sentido que a palavra em destaque no excerto “[...] um coração serve ao outro, sem nada exigir, mas ciente de que também será servido depois.”.
O texto a seguir serve de referência para a questão.

Leia as considerações acerca de recursos de construção do texto de referência.
I – O pronome “deles", na oração “Tratava deles com cuidados maternos." (linha 34), refere-se ao termo “os moleques e os primos" presente em uma das orações anteriores.
II – O autor utilizou-se do discurso direto para promover a escassa interação das falas das personagens, o que pode ser observado pelo uso dos travessões.
III – O enunciado “Eu andava pegando pássaros no alçapão." (linhas 5-6) pode ser classificado como um período composto por duas orações coordenadas.
IV – Dentro do enunciado “Gostava de saltar com os meus primos e fazer tudo o que eles faziam." (linha 1), há presença de apenas um substantivo que é, posteriormente, retomado por um pronome.
V – A oração “Mas o engenho tinha tudo para mim." (linha 20) inicia-se com uma conjunção coordenativa adversativa que remete a uma oposição em relação à oração imediatamente anterior.
Está CORRETO o que se declara em:
Na passagem “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa." (linhas 1-3), a relação estabelecida pelo conector “e" é de
Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo e responda à questão.

No trecho, a palavra “segundo" pode ser substituída por:
Com base no Texto I, responda à questão.
“O retrato atual e esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanha. Esta sensacao de insegurança aumenta a busca por segurança privada" (2° paragrafo).
O conectivo que marca a relação estabelecida entre as duas frases acima, mantendo o sentido original da frase, e:
Com base no seguinte período do primeiro parágrafo do Texto II, responda à questão.
A palavra "que" é empregada, no trecho, respectivamente, como:
Leia atentamente as frases a seguir.
- Os eleitores estão curiosos para conhecer o resultado final das eleições.
- Tão logo o inverno chegue, estaremos preparados com bons agasalhos.
- As questões do concurso eram deveras difíceis, portanto poucos terão sucesso.
Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente as relações de sentido estabelecidas pelos termos sublinhados.
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
O primeiro e o segundo versos de Jó Patriota citados ao início do texto − Quando a dor se aproxima / Fazendo eu perder a calma − exprimem, respectivamente, circunstâncias de
Todos os períodos abaixo são compostos por dois segmentos; assinale a opção em que foi inserida uma conjunção adequada ao sentido original.
Em “Mas não durante anos seguidos”, o termo “Mas” ( ) funciona como elemento de coesão que cria uma relação de contradição entre os segmentos do texto. ( ) apresenta um desvio de norma no nível de morfologia, comprometendo a argumentação do enunciado. ( ) exerce papel de encadeador discursivo que, associado ao termo negativo, determina a orientação argumentativa. Após o preenchimento adequado com V ou F a alternativa que melhor corresponde à associação é
No texto 1A1BBB, a correção gramatical e o sentido do trecho ‘O anonimato ajuda, já que as pessoas se sentem mais protegidas para falar’ (R. 17 e 18) seriam preservados caso se substituísse o termo “já que” por
A questão refere-se ao Texto I.
Em “É preciso, pois, atentar para a qualidade dos atos que praticamos, porquanto da sua diferença se pode aquilatar a diferença de caracteres.", o conectivo em destaque expressa, no período, sentido de