Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.
No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
Em vez de confirmar a identidade e as aptidões dos trabalhadores e de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos, uma tática de socialização organizacional objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador, de forma a facilitar a internalização de atitudes e valores coerentes com as orientações organizacionais.
Para o desenvolvimento do Treinamento de Habilidades Sociais − THS, considera-se como uma primeira etapa
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
O método da análise de problemas de desempenho é útil quando demandas não previstas nos planos organizacionais de capacitação emergem das unidades e trabalhadores; essas demandas só serão revertidas em treinamentos se resultarem de lacunas nas capacidades dos indivíduos, e não de problemas motivacionais ou contextuais.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados.
No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo.
A respeito de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
O enriquecimento de cargos com o acréscimo de tarefas que tornem o trabalho mais significativo é um método de redesenho de cargos.
A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.
Em sua gestão, o líder de uma equipe deve buscar a conformidade social, um dos fatores críticos de sucesso.
Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.
Organizações que aprendem são aquelas bem-sucedidas, mais ágeis e que valorizam o aprendizado coletivo de seus membros.
No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.
As ações de educação corporativa buscam responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem nas organizações.
Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Para evitar problemas de aprendizagem devido à resistência ao serviço prestado pelos instrutores internos dos treinamentos à distância podem ser usados o treinamento de sensitividade — técnica útil para reduzir a hostilidade dos servidores em relação aos instrutores internos — e a análise transacional — útil para reduzir hábitos destrutivos de comunicação entre tais grupos.
Julgue os seguintes itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.
Os treinamentos com foco em competências são inadequados para cumprir os objetivos estratégicos de uma organização.
Em relação aos procedimentos de avaliação e gestão do desempenho, julgue os itens a seguir.
Identificar capacidades humanas instaladas e definir necessidades de capacitação em decorrência dos resultados da avaliação de desempenho são medidas benéficas para uma organização.
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em diferentes níveis de análise. O nível de análise do sistema organizacional envolve: