O assistente social lida, no seu trabalho cotidiano, com situações singulares vividas pelos indivíduos, famílias, grupos e segmentos populacionais, que são atravessadas por determinações de classes. Esse trabalho requer do profissional de Serviço Social:
Julgue o próximo item, relativo aos processos de trabalho do serviço social e ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital.
A reprodução do serviço social como uma área profissional inscrita na divisão técnica do trabalho está atrelada a sua utilidade social e a sua competência para resolver necessidades sociais que sejam objeto de sua demanda.
Na ação cotidiana do Assistente Social os sistemas de avaliação e controle devem ser coerentes com
Assinale a opção que apresenta o conceito de pesquisa.
A visita domiciliar é um instrumento bastante utilizado pelo Assistente Social na sua prática profissional.
Ela deve ser utilizada com o objetivo de
No que se refere à mediação de conflitos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conflitos familiares envolvendo disputa de posse de imóvel terão sua mediação como etapa obrigatória, no processo judicial.
II. A mediação de conflitos pode ocorrer em qualquer etapa da tramitação do processo judicial.
III. O mediador de conflitos deverá mencionar sua profissão de origem no cadastro oficial de mediadores de conflitos.
Está correto o que se afirma em
A instrumentalidade se faz presente cotidianamente no exercício profissional do assistente social. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
O assistente social, por meio da instrumentalidade, consegue interferir, modificar e transformar as condições objetivas e subjetivas da realidade social cotidiana.
A prática profissional requer diferentes tipos de conhecimentos constitutivos das dimensões da profissão, que se articulam e se complementam, formando uma unidade na diversidade. Dessa unidade pode ser assegurada a
A respeito da prática profissional do assistente social, suas áreas, seus limites e seus desafios de atuação, julgue o próximo item.
Em uma perspectiva crítica, a intervenção profissional implica empreender esforços para que as ações planejadas sejam executadas sem que haja formas de exploração e(ou) dominação.
A instrumentalidade se faz presente cotidianamente no exercício profissional do assistente social. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
A instrumentalidade do serviço social é uma condição sócio‐histórica da profissão que se refere aos instrumentos e às técnicas utilizadas na intervenção do assistente social em seu processo de trabalho.
A respeito da relação teoria versus prática na atuação profissional do assistente social, julgue o item subsecutivo.
O cotidiano tomado como categoria de análise é formado por dimensões como organização do trabalho, vida privada, espaço de lazer e descanso, configurando-se como um lócus heterogêneo e hierárquico.
No que tange ao arcabouço legal da política de saúde e de assistência social, julgue o item que se segue.
O projeto privatista e o projeto da reforma sanitária foram projetos políticos que estabeleceram disputa na área da saúde, nos anos 90 do século passado, apresentando diferentes exigências para o serviço social.
Sobre os pressupostos para a análise do Serviço Social na atualidade, tal como defende Iamamoto (2005), é CORRETO afirmar:
O debate sobre a relação entre a instrumentalidade profissional e as concepções dos projetos ainda postos para a categoria profissional, remete a formas diferenciadas de compreendê-la. Nesse sentido, esses projetos são classificados como:
1 o hegemonizado pela razão instrumental e com a razão formal-abstrata; e
2 o aportado nos fundamentos marxistas e na razão dialética.
........ Norteia-se pela relação meios e fins carregados de intencionalidade.
........Garante a visão formalista da profissão e se expressa por modelos, metodologias apriorísticas, por tipologias e pautas de como fazer.
........ A profissão é concebida como uma técnica social, podendo ser considerada, no máximo, uma ciência social aplicada.
........ Só pode ocorrer da ruptura com o entendimento da centralidade de instrumentais e técnicas profissionais, o que não significa negar sua importância.
........ Estabelece uma ruptura entre teoria/prática e pesquisa.
A correta correlação está:
“Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas (inclusive o Estado, a que cabe o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais)."
Para que um projeto profissional se afirme na sociedade, é necessário que ele tenha