No que diz respeito ao meio de produção e à concepção discursiva, respectivamente, a notícia de TV é um gênero
Anatol Rosenfeld (1965, p. 11), em seu O teatro épico, escreve que o “gênero lírico foi [...] definido como sendo o mais subjetivo: no poema lírico uma voz central exprime um estado de alma e o traduz por meio de orações. Trata-se essencialmente da expressão de emoções e disposições psíquicas, muitas vezes também de reflexões e visões enquanto intensamente vividas e experimentadas."
Não perdendo de vista o caráter histórico de qualquer conceito envolvendo gêneros literários, assinale, entre os excertos abaixo, aquele que se adequa ao que Rosenfeld considera como lírico:
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
O texto apresenta características da tipologia textual dissertativo-argumentativa.
Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:
I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.
II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.
III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.
IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.
V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:
I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.
II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.
III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.
IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.
V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.
Estão corretas as afirmativas:
Julgue os próximos itens, em que são apresentados trechos de correspondências oficiais, no que se refere à adequação da linguagem e à correção gramatical.
Encaminho, anexa, para o conhecimento de V. S.a , cópia do relatório dos trabalhos desenvolvidos na oficina Elaboração de Projetos para Ações Institucionais, realizada na sede do Conselho Federal de Odontologia, em Brasília-DF, nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2017.

No que diz respeito ao texto, julgue o item
Nesse texto, cuja tipologia é dissertativa, defende-se a ideia de um processo reeducativo das sociedades humanas para a reversão dos impactos negativos das mudanças climáticas como forma de preservação da saúde das populações e do planeta.
Sobre as características da tipologia a que pertence o texto em análise, considere as seguintes afirmações:
I. Tem como conteúdo temático acontecimentos organizados sequencialmente (indicação e detalhamento por meio de descrição – de lugar, tempo, participantes/actantes/ personagens + acontecimento: ações que ocorrem).
II. Importa como informações as entidades, as proposições sobre elas e as relações entre estas proposições, sobretudo as de condicionalidade, causa/consequência, de oposição (ou contrajunção), as de adição (ou conjunção), de disjunção, de especificação, inclusive exemplificação, de ampliação, de comprovação.
III. É constituído de um grande número de episódios, geralmente organizados em várias cadeias paralelas ou não no tempo em diferentes núcleos de personagens.
Em relação ao texto está correto o que se afirma apenas em:
Pelas características do texto, qual a função predominante?
Do ponto de vista da tipologia, o texto lido é predominantemente uma
A partir da análise da estrutura do texto acima, percebese que ilustra o gênero conto. Assinale a alternativa que NÃO aponta para uma característica desse gênero textual.
De acordo com o trecho lido, assinale a alternativa CORRETA referente ao gênero e da estrutura textual.