Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 419 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que diz respeito ao meio de produção e à concepção discursiva, respectivamente, a notícia de TV é um gênero

Anatol Rosenfeld (1965, p. 11), em seu O teatro épico, escreve que o “gênero lírico foi [...] definido como sendo o mais subjetivo: no poema lírico uma voz central exprime um estado de alma e o traduz por meio de orações. Trata-se essencialmente da expressão de emoções e disposições psíquicas, muitas vezes também de reflexões e visões enquanto intensamente vividas e experimentadas."

Não perdendo de vista o caráter histórico de qualquer conceito envolvendo gêneros literários, assinale, entre os excertos abaixo, aquele que se adequa ao que Rosenfeld considera como lírico:


Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.

O texto apresenta características da tipologia textual dissertativo-argumentativa.

Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:

I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.

II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.

III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.

IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.

V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:

I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.

II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.

III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.

IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.

V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.

Estão corretas as afirmativas:

Tendo em vista o foco narrativo do texto, pode-se afirmar que

Julgue os próximos itens, em que são apresentados trechos de correspondências oficiais, no que se refere à adequação da linguagem e à correção gramatical.

Encaminho, anexa, para o conhecimento de V. S.a , cópia do relatório dos trabalhos desenvolvidos na oficina Elaboração de Projetos para Ações Institucionais, realizada na sede do Conselho Federal de Odontologia, em Brasília-DF, nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2017.

No que diz respeito ao texto, julgue o item

Nesse texto, cuja tipologia é dissertativa, defende-se a ideia de um processo reeducativo das sociedades humanas para a reversão dos impactos negativos das mudanças climáticas como forma de preservação da saúde das populações e do planeta.

Sobre as características da tipologia a que pertence o texto em análise, considere as seguintes afirmações:

I. Tem como conteúdo temático acontecimentos organizados sequencialmente (indicação e detalhamento por meio de descrição – de lugar, tempo, participantes/actantes/ personagens + acontecimento: ações que ocorrem).
II. Importa como informações as entidades, as proposições sobre elas e as relações entre estas proposições, sobretudo as de condicionalidade, causa/consequência, de oposição (ou contrajunção), as de adição (ou conjunção), de disjunção, de especificação, inclusive exemplificação, de ampliação, de comprovação.
III. É constituído de um grande número de episódios, geralmente organizados em várias cadeias paralelas ou não no tempo em diferentes núcleos de personagens.

Em relação ao texto está correto o que se afirma apenas em:

Pelas características do texto, qual a função predominante?

Do ponto de vista da tipologia, o texto lido é predominantemente uma

A partir da análise da estrutura do texto acima, percebese que ilustra o gênero conto. Assinale a alternativa que NÃO aponta para uma característica desse gênero textual.

O texto pode ser considerado um (a) :

Quanto à tipologia, o Texto 1 pode ser classificado como

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282