Em seus trabalhos, o auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para identificar a possibilidade de distorção relevante nas demonstrações contábeis. Nesse contexto, a utilização do procedimento de indagação aos responsáveis pela governança permite ao auditor
João e Maria são auditores internos da organização ABC S/A, instituição financeira com mais de R$ 10 bilhões em ativos sob sua administração e que já foi acusada no passado de “maquiar” seus balanços, deixando de dar baixa de ativos financeiros em conformidade com as normas contábeis. Para verificar a correção dos saldos de contas contábeis de alguns instrumentos financeiros mantidos para negociação pela empresa, João e Maria pensaram em realizar testes sobre uma amostra dos instrumentos financeiros registrados na conta contábil, uma vez que lhes pareceu impraticável verificar cada um dos instrumentos. Além disso, João e Maria observaram que, por serem os instrumentos financeiros em questão, títulos escriturais, a sua avaliação dependeria fortemente de análise de dados processados eletronicamente pelo sistema de informação interno da empresa. Nem João, nem Maria, porém, têm conhecimentos suficientes em tecnologia de informação ou no sistema de informação utilizado pela empresa. Tendo em vista a situação descrita, é correto afirmar que
A respeito do uso de amostras para a realização dos trabalhos de auditoria, assinale a alternativa correta.
O pesquisador que, em auditoria, elabora plano de observação com base no conhecimento dos aspectos significativos para o alcance dos objetivos dessa atividade realiza a observação
Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes.
A determinação da materialidade no planejamento e execução dos trabalhos de auditoria envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida.
Quando um auditor define um referencial de materialidade de 5% da receita total de vendas para entidades que operam no setor de óleo e gás, esse referencial
Procedimentos analíticos compreendem avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, bem como o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.
Com relação a esses procedimentos, assinale a alternativa CORRETA.
Durante a execução de seus trabalhos, tendo verificado não conformidades nos registros contábeis de entidade estatal, o auditor realizou entrevistas com os responsáveis da área, circularização, conciliação e revisão analítica.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
Na conciliação, o auditor deve realizar a retificação dos registros externos em função dos elementos disponíveis na área auditada.
Na seleção da área temática e do objetivo a ser avaliado na Auditoria Operacional, deve-se considerar sua contribuição para a melhoria do funcionamento da Administração Pública.
Entre os critérios técnicos a serem considerados, está
A respeito de auditoria de demonstrações financeiras, assinale a opção correta.
Acerca do controle interno no setor público federal, da auditoria interna e seus papéis de trabalho, julgue o item a seguir.
A amostragem não probabilística, apesar de não permitir tratamento estatístico, pode ser utilizada em uma auditoria, propiciando a generalização dos resultados obtidos.
A chefe da equipe de Auditoria Interna de um determinado Instituto Federal, juntamente com os demais auditores, prepara o planejamento de auditoria para verificar as instalações e equipamentos do Restaurante Universitário da instituição, bem como a adequação de seu uso e conservação. Para o alcance dos objetivos da auditoria resta necessária a avaliação de forma a dar certeza de como se dá a operação e conservação dos equipamentos e instalações. Assinale a alternativa que contém a(s) técnica(s) de auditoria mais adequada(s) para aplicação ao caso.
Ponderando a impossibilidade de analisar todos os documentos de todos os processos de aposentadoria em um determinado ano, a seção de controle interno optou por conduzir investigação pormenorizada de apenas parte dos processos. Nesse caso,
À luz das Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade que tratam do auditor independente e da auditoria independente de informação contábil histórica, julgue o item subsequente.
A documentação de auditoria e a evidência de auditoria remetem ao mesmo conceito, ou seja, ambas são constituídas por registros, documentos e outras informações que permitem a obtenção de conclusões pelo auditor.
O procedimento de auditoria que analisa os pagamentos e recebimentos ocorridos após o final da data-base das demonstrações contábeis e que é aplicado para apresentar evidências ao auditor de que o cliente auditado não possui problemas em relação à continuidade denomina-se: