A abordagem terapêutica baseada no modelo teórico que levanta a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados pela percepção dos eventos é a terapia
Uma intervenção psicoterápica é fundamentada na construção do vínculo do terapeuta com o paciente e seus familiares, com presença de atitude positiva, empática e direcionada para os objetivos do tratamento. A presença de asseguramento excessivo e a reprovação pelo paciente em risco suicida são consideradas
Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.
Na terapia gestáltica, o paciente é estimulado a falar sobre seus traumas e problemas do passado que estão reverberando no presente, com o objetivo de fechar situações inacabadas.
Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.
Os custos e resultados da psicoterapia podem ser previstos por meio da inferência da dinâmica da relação terapeuta-paciente e das especificidades da prática psicoterápica propriamente dita.
Sobre a Terapia Familiar, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A família pode ser considerada um sistema vivo, semi aberto, que se desenvolve e se transforma com o tempo – não nasce e não morre, surge de famílias às quais dá continuidade e se transforma em novas famílias. Para entendê-lo, é necessário levar em conta pelo menos cinco gerações.
( ) O plano terapêutico é construído com o paciente identifica sob a liderança do terapeuta. Leva em conta as necessidades individuais do paciente identificado e as influências familiares que exerce e sofre.
( ) A família é a soma de seus membros e o reflexo das mudanças desses membros. É um sistema vivo com leis de funcionamento. Essas leis configuram uma estrutura com a dupla capacidade de morfogênese, ou seja, flexibilidade para mudar com o passar do tempo, e de homeostase, que garante a estabilidade de seu funcionamento ao longo do ciclo vital.
( ) Em geral, durante a primeira entrevista já é possível conhecer o paciente e sua família o suficiente para poder estabelecer uma hipótese diagnóstica. O diagnóstico é um processo dinâmico que precisa ser refeito ao longo do tratamento à medida que a família e os indivíduos vão mudando.
( ) O sintoma psiquiátrico freqüentemente se manifesta em determinadas situações e não em outras. Isso nos permite levantar a hipótese de que os sintomas se perpetuam porque seu aparecimento se associa com comportamentos que ajudam a manter o equilíbrio ou homeostase familiar. Um exemplo disso são as repetições de sequências interacionais disfuncionais.
É incorreto afirmar a respeito da Ludoterapia:
As intervenções em psicoterapia de apoio se designam essencialmente a reforçar certas funções do ego, utilizando a influência que o terapeuta exerce sobre o paciente.
São intervenções da psicoterapia de apoio, exceto:
Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo
Freud dividiu as transferências em positivas e negativas, mas, com a evolução da psicanálise, essa classificação mostrou-se inadequada e insuficiente (ZIMERMAN, 1999).
A partir dessa assertiva e com base nos tipos de transferências, assinale a alternativa INCORRETA.
A estrutura básica na qual se sustenta a Psicoterapia Breve, segundo Lemgruber (1997), é constituída por:
A resistência tanto pode ser inconsciente quanto consciente, mas sempre provém do ego, ainda que possa vir orquestrada pelas outras instâncias psíquicas (ZIMERMAN, 1999).
A partir dessa assertiva e dos tipos de resistências apresentadas pelo autor, assinale a alternativa INCORRETA.
A teoria de coping pode auxiliar, dentre outras, nas intervenções psicoeducativas em distintos grupos de pacientes. Ela é decorrente das teorias de:
Sob a perspectiva da Psicologia Positiva, segundo Wash (1998), os pontos-chave do processo de resiliência familiar são:
A Psicoterapia Breve (PB) é breve por proposta, não por falta. Sua base teórica é fundamentada na psicanálise e surgiu a partir de necessidades diferentes da técnica analítica clássica.
Em relação à técnica da psicoterapia breve psicodinâmica, assinale a alternativa que apresenta os critérios corretos para sua indicação.
Para Yunes (2003), o constructo que significa focar e pesquisar os aspectos sadios e de sucesso do grupo familiar, ao invés de destacar seus desajustes e suas falhas, refere sobre