Para Knobel (1986), o princípio de estruturação psicopatológica, elaborado por Enrique Pichon Rivière, permite uma conceituação psicopatológica analítica e orienta para a complexa tarefa de utilizar esses conhecimentos com sentido terapêutico que, marcado ainda pelo estudo das estratégias, táticas, técnicas e logísticas do self, atuam nas áreas da mente, do corpo e da sociedade. Para o autor, esse princípio caracteriza a
O Programa Simonton é um tipo de trabalho em grupo desenvolvido para intervenções com pessoas diagnosticadas com
No desenvolvimento das psicoterapias, os princípios de ideias fictícias, aspiração à superioridade, sentimento de inferioridade e de compensação, interesse social e estilo de vida, pertencem à psicologia individual de
Para Jorge Ponciano Ribeiro (1986), “o psicoterapeuta que adota uma atitude que consiste em querer fazer ilações de traços observados, ou seja, associar situações não verificadas com verificadas” (p.171), está cometendo um erro de
Em uma terapia cognitivo-comportamental de Transtorno de Pânico algumas técnicas comportamentais e cognitivas são utilizadas. Exercícios que induzem sensações que apresentam semelhanças com a taquicardia, a tontura, a dispneia são necessários para corrigir a interpretação catastrófica de determinados sintomas associados ao quadro clínico. Nesse sentido, para o cliente aprender a reduzir a reação automática de medo dessas sensações o uso de determinados exercícios são indicados. A técnica que faz uso desses exercícios se denomina:
No que se refere à violência contra crianças e adolescentes e aos
múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue os itens
subsecutivos.
O diagrama de conceituação cognitiva proposto por Beck é uma ferramenta eficaz no tratamento de indivíduos com histórico de rejeição na infância.
Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos,
julgue os itens que se seguem.
No tratamento da obesidade, a terapia cognitivo-comportamental contribui para a implementação de estratégias que auxiliam no controle do peso, reforçam a motivação com o tratamento e evitam a recaída do paciente.
Em relação à terapia cognitivo-comportamental, pode-se afirmar:
I- O ordenamento do tratamento se inicia com intervenções comportamentais e, depois, entrelaçam-se as intervenções cognitivas.
II- Na Psicoeducação, pode-se recomendar leituras (de livretos, livros, sites, entre outros) ou mesmo pode-se orientar por meio de instruções verbais.
III- A sessão psicoterápica dura tradicionalmente 50 minutos, mas há exceções como na exposição planejada, nas intervenções de grupo e em determinados casos clínicos. Pode-se ter uma sessão mais breve, de 30 minutos, para os casos nos quais a terapia se aproxima do final.
Assinale a asserção ou as asserções corretas:
No que se refere à violência contra crianças e adolescentes e aos
múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue os itens
subsecutivos.
O trabalho terapêutico com os sentimentos que emergem no ato abusivo deve ser evitado no tratamento com o abusador psicológico.
De acordo com a Psicanálise Freudiana, os paradigmas técnicos foram evoluindo juntamente com os conceitos subjacentes que lhe davam suporte. Do ponto de vista da técnica, a Teoria Estrutural da Psicanálise Freudiana pode ser sintetizada no seguinte:
“A psicologia é uma das mais antigas disciplinas
acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais
novas. O interesse pela psicologia remonta aos
primeiros espíritos questionadores. Sempre tivemos
fascínio pelo nosso próprio comportamento, e
especulações acerca da natureza e conduta
humanas são os tópicos de muitas obras filosóficas
e teológicas”. (SCHULTZ, 2005). Considerando as
principais escolas da Psicologia, enumere conforme
as especificações abaixo e assinale a alternativa
que contém a sequência correta, de cima para
baixo:
1- Behaviorismo
2- Gestalt
3- Psicanálise
( ) A mente organiza a cena como um todo
perceptivo, de modo que o desenho seja visto de
maneira especifica. A grande descoberta desta
teoria é que a mente percebe o mundo de uma
forma organizada, que não pode ser dividida em
seus elementos constituintes.
( ) A vivência do sujeito é extremamente valorizada
nessa teoria, sendo compreendida e ultrapassada no
seu sentido aparente. Chega-se a uma experiência
mais profunda da experiência imediata.
( ) Nesta abordagem, o condicionamento operante
é a forma de aprendizagem relacionada com
alterações nas respostas emitidas, como uma
função de suas com sequências.
( ) Surgiu no início do século XX na Alemanha,
tendo como principais representantes Wetheimer
(1880-1943), Koffka (1886-1941) e Kohler (1887-
1967). Partiam da experiência imediata e adotavam
o método fenomenológico.
Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens.
Para alguns pacientes diagnosticados com câncer ou em tratamento contra o câncer, o enfrentamento da doença por meio da aplicação de técnicas como visualização guiada e dessensibilização sistemática pode ser positivo.
Em relação à abordagem psicoterápica rogeriana, marque a alternativa INCORRETA:
Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia
e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
De acordo com Skinner, os hábitos desenvolvidos pelo indivíduo estariam em conformidade com os resultados de experiências advindas da aprendizagem operante.
No que se refere à violência contra crianças e adolescentes e aos
múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue os itens
subsecutivos.
Programas de intervenção com grupos são contraindicados no tratamento de crianças testemunhas de violência, haja vista o contexto expositivo proposto por essa terapêutica