Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado

Segundo Telma Weisz, quando se trabalha numa perspectiva de aprendizagem construtivista e um modelo de ensino pela resolução de problemas, as atividades de ensino do professor vão ter que dialogar com as atividades de aprendizagem do aluno, assumindo um alto grau de autonomia pedagógica. Numa perspectiva tradicionalista, o professor concebe que:

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do

reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e

o novo conhecimento." Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1.Teoria epistemologia genética de Piaget.

2.Teoria construtivista de Bruner.

3.Teoria sociocultural de Vygotsky.

4.Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5.Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos

processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto

interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o

indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge

primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o

professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O

aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo

no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar

explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:

I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na constru- ção dos processos psicológicos.
II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente.
III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta.
IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano.

Está correto o que se afirma APENAS em

Conforme Dermeval Saviani esclarece em “Escola e Democracia”, constitui uma teoria não crítica da Educação:

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Treinamento e desenvolvimento são denominações genéricas atribuídas a situações de aprendizagem induzida.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O ensino embasado na abordagem construtivista pressupõe a construção do conhecimento pelo aprendiz como um processo dinâmico de interpretação das informações por ele recebidas.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Teorias instrucionais e teorias de aprendizagem são conceitos sinônimos: ambos fundamentam a elaboração do planejamento organizacional.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282