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“Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a

pensar as características de uma identidade social, de uma

experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente

ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que

predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas".

(SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma

leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.)

Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a

seguir.

I. A noção de habitus permite identificar as estruturas

condicionantes do comportamento humano que são

exteriores e anteriores à prática social.

II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa,

uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao

sociólogo ao analisar as relações sociais.

III. O conceito de habitus permite apreender as relações de

afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas

sociais condicionantes.

Assinale:

Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de

cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva

sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.

I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de

falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola,

fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o

convívio com competências culturais variadas, diluindo as

diferenças de aprendizado anterior.

II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica,

na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade

de uma única forma de cultura, desconsiderando e

inferiorizando a cultura dos segmentos populares.

III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de

transferência de capitais de uma geração para a outra, a

escola é o espaço onde o legado cultural da família se

transforma em legado econômico, relacionado à

possibilidade de a educação prover ascensão econômica e

social.

Assinale:


Como seria ser outra pessoa? O filme responde esta pergunta ao contar a história de Craig Schwartz (John Cusack), um manipulador de marionetes que, em busca de emprego, ocupa uma vaga de arquivista e acidentalmente descobre um portal que o leva até a mente de John Malkovich. Por 15 minutos, ele experimenta uma viagem surreal - ser John Malkovich. Depois ele é despejado à beira de uma estrada.

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O mundo em nossa volta está repartido em fragmentos mal coordenados, enquanto as nossas existências individuais são fatiadas numa sessão de episódios fragilmente conectados (...). Para a grande maioria dos habitantes do líquido mundo moderno, atitudes como cuidar da coesão, apegar-se às regras, agir de acordo com precedentes e manter-se fiel à lógica da continuidade, em vez de flutuar na onda das oportunidades mutáveis e de curta duração, não constituem opções promissoras.

(BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005, p. 18 e 60)

O enredo do filme de Spike Jonze (1) e a entrevista de Zygmunt Bauman (2) analisam a identidade do indivíduo no cenário pós-moderno. Com base nos exemplos 1 e 2, assinale a opção que caracteriza corretamente a condição do indivíduo neste cenário.

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma

característica da modernidade, conforme a análise proposta pela

perspectiva teórica de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.

Em seu livro "O cativeiro da terra", José de Souza Martins demonstra que as teorias e as

pesquisas sociológicas podem ser usadas para entender que campo da atividade humana

é a

O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método

de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de

1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo

influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.

Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise

as afirmativas a seguir.

I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema

de diferenças entre os seus diversos elementos considerados

em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista

Ferdinand de Saussure.

II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado

concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas

normas sociais, como o parentesco, por exemplo.

III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,

radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar

qualquer forma de análise que se refira a elementos internos

ao texto.

Assinale:

Integram o conjunto de ideias que articulam o modelo deliberacionista de democracia, EXCETO:

A Teoria Ator-Rede (ANT  -  Actor-Network Theory), segundo   Latour e outros, permite compreender a emergência, constituição e estabilização de objetos teóricos, naturais ou técnicos, enquanto atores em rede, formados pelas relações entre os elementos heterogêneos que os constituem. Com relação à Teoria Ator-Rede (ANT), analise as afirmativas a seguir.
I. A unidade de análise da ANT é o plano das relações materiais transversais que unem vários aspectos do mundo, indo do físico ao político, passando pelo tecnológico, semiótico e psicológico.
II. Para a ANT, rede é uma metaorganização que reúne humanos e não-humanos, os quais agem tanto como mediadores, quanto como intermediários uns dos outros.
III. A ANT fornece uma explicação social dos fatos científicos ou técnicos, identificando o impacto das ações individuais na rede das relações de poder que legitimam a ciência.
Assinale:

A Sociologia Evolutiva se constituiu como campo de investigação há cerca de trinta anos, como sucessora da Sociobiologia. Esta nova área de estudo tem como bases teóricas o neodarwinismo e a psicologia evolutiva. As perguntas a seguir formulam problemas investigados pela sociologia evolutiva, à excecão de uma.
Assinale-a.

Um dos autores mais importantes da sociologia contemporânea é Pierre Bourdieu. Sua contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo, em suas obras, temas como educação, cultura, literatura, arte, mídia, política. Analise as assertivas sobre esse autor de origem francesa. I – Inserindo-se no debate sobre a relação estrutura e ação, Bourdieu analisa a realidade, tendo como centralidade metodológica as ações dos indivíduos; II – A dominação do gênero masculino sobre o feminino ocorre porque está no habitus que ambos estão internalizando, tanto os homens como as mulheres, historicamente, têm reproduzido os valores da masculinidade. III – Crítica o estruturalismo por esse desconsiderar a prática humana; IV – O autor faz uma análise sobre a produção cultural em tempos neoliberais, realizando uma crítica à diversificação dos produtos culturais existentes na atualidade. Segundo ele, há uma mitologia da diferenciação e da diversificação dos produtos. A concorrência, longe de diversificar, homogeneíza. A partir dessas informações, assinale as frases corretas que pertencem as discussões do autor:

De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da

sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da

institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina

acadêmica e um campo de pesquisa.

Conforme a teoria de Bourdieu, a função social da educação, em uma sociedade de classes, é reproduzir a ideologia dominante, o que contribui para a reprodução das estruturas econômicas e políticas de produção.

Em “O Mal-estar da Pós-modernidade”, Zygmunt Bauman aponta que a pureza é um ideal, uma visão da condição que ainda precisa ser criada, ou da que precisa ser diligentemente protegida contra as disparidades genuínas ou imaginadas. Segundo o autor, para pensar sobre a pureza é preciso considerar a importância e necessidade da:

A problemática da estrutura e da ação marcou os debates da sociologia clássica e vigora, também, na sociologia contemporânea. Muitos, inclusive, tentam superar essa dicotomia. Um dos autores da Sociologia contemporânea, por exemplo, afirma a necessidade de manutenção de valores comuns para a manutenção e permanência da ordem. A estrutura é vista enquanto um sistema de relações padronizadas entre papéis\funções, ou seja, é a estrutura enquanto organização em sistemas, sendo que esses seriam sociais e integrados. Apresenta a centralidade no desempenho de papéis\funções na estrutura social. O papel social é então executado. Qual autor se encaixa nessa teoria?

O sociólogo Norbert Elias é hoje uma das grandes referências nas ciências sociais, numa acepção mais ampla. Em sua obra mais conhecida, O processo civilizador, mostra como lentamente os costumes vão moldando as condutas, os corpos e os sentimentos dos indivíduos e dos grupos sociais ao longo dos séculos. Sobre os conceitos e proposições teóricas de Norbert Elias, assinale a alternativa incorreta:

Um dos conceitos-chave do pensamento sociológico contemporâneo é o de pós-modernidade. Segundo os novos teóricos, esse conceito NÃO guarda relação com:

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