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Bauman, em “O mal-estar da pós-modernidade”, aponta que na pós-modernidade a defi nição de religião importa em um exercício de:

Boaventura Santos, na obra “Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade”, afirma que, do ponto de vista sociológico, a década de 1980 é para ser esquecida, devido à:

No debate atual, a expressão “sociedade civil” é frequentemente usada para designar o que não diz respeito ao Estado ou está fora deste. Um dos principais estudiosos da sociedade civil contemporânea é o sociólogo Jüger Habermas. Sobre esse autor é correto dizer que:

O quadro abaixo apresenta as variáveis da sociabilidade moderna (diferenciação social, secularização e separação público-privado), identificadas pela teoria sociológica contemporânea, indicando os diferentes caminhos para a modernidade percorridos pelas sociedades.


As alternativas a seguir exemplificam corretamente as possíveis combinações que foram experimentadas por várias sociedades modernas em suas trajetórias históricas, à excecão de uma.

Assinale-a.

O capitalismo, desde a sua existência, tem passado por profundas transformações ao longo do tempo. As mudanças materiais são operadas de forma veloz e tem produzido interferências na vida social e individual daqueles que acompanham o caminhar da modernidade. Hoje vivemos num mundo de incertezas, instabilidades, de rápidas modificações objetivas e subjetivas, vivendo no que Zygmunt Bauman chama de uma modernidade “líquida”. Nessa fase, segundo o autor, a insegurança é a marca dos novos tempo, onde os indivíduos estão envolvidos num palco onde impera o crime organizado, a violência, o terrorismo, o desemprego, a exclusão, a desintegração da solidariedade e a solidão. Pelo menos na parte “desenvolvida” do planeta, segundo o autor, são mudanças que operam de forma interconectadas, criando um ambiente novo e exigindo uma série de desafios. A par dessas informações, analise as assertivas. I. A fase que vivemos atualmente, chamada por Bauman de modernidade “líquida, em que as organizações sociais não podem manter sua forma por muito tempo, as estruturas que limitam as escolhas individuais, como as instituições, não podem servir como referências para as ações humanas, nem para as estratégias existenciais a longo prazo, em razão de sua expectativa de vida curta. II. Na visão de Bauman, em um mundo globalizado e em fase de uma liquidez da vida, um elo é sustentado, as relações entre o poder e a política. Grande parte do poder de agir, antes disponível ao Estado Moderno, agora se afasta na direção de um espaço global. Sendo assim, a política, na visão do autor, essa capacidade de decidir a direção e o objetivo de uma ação, também opera efetivamente na dimensão planetária, sem a permanência local. As instituições políticas, com suas iniciativas e seus empreendimentos, são relevantes para os problemas existenciais dos cidadãos dos Estados–Nações, atraindo cada vez mais a atenção destes. III. Os órgãos do Estado, segundo Bauman, são obrigados a abandonar funções que desempenhavam anteriormente, transferindo as mesmas para as forças do mercado, deixadas para a iniciativa privada e aos cuidados dos indivíduos. A par dessas informações, assinale a opção correta:

O sociólogo francêsAlan Touraine é um dos principais teóricos dos chamados novos movimentos sociais. Aabordagem desse autor é denominada:

Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a

temática da educação, julgue os itens que se seguem.

Na abordagem de Pierre Bourdieu, a perspectiva de autonomização dos campos permite sustentar que o capital cultural, em sua forma institucionalizada, encontra-se autonomizado em relação aos certificados educacionais.

Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços

na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor,

podem-se caracterizar as relações sociais como:

Está em DESACORDO com o conceito de Poder Simbó- lico desenvolvido por Bourdieu considerar que esse tipo de poder

O Estruturalismo é considerado um método de análise que utiliza as estruturas sociais, políticas e linguísticas para construir modelos explicativos da realidade. Sobre essa metodologia, está em DESACORDO considerar que ela

Os estilos de vida correspondem a diferentes posições no espaço social. Tais estilos de vida são produtos de um habitus, que não é universal.
Segundo Pierre Bourdieu, o conceito de habitus relaciona-se às(ao)

“Pós-modernidade", “alta-modernidade", “modernização

reflexiva", “modernidade líquida" são algumas categorias

utilizadas, no âmbito das ciências sociais, como referência

ao processo intenso de mudanças sociais, políticas, culturais

e estéticas que começou a espalhar-se mundialmente

a partir da segunda metade do século XX. Em termos sociológicos,

esse conjunto de mudanças significou

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