Considere os conjuntos finitos A = {0,1,3,5,6}, B = {-1,0,2,4,5,6,7} e C = {1,2,3,4,7,8} e as afirmações:
I. O total de elementos do conjunto que representa a união entre os conjuntos A e B é igual a 8.
II. O total de elementos do conjunto que representa a intersecção entre os conjuntos A e C é igual a 3.
III. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos A e B, nessa ordem, é igual a 2.
IV. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos B e C, nessa ordem, é igual a 4.
Assinale a alternativa que apresenta o total exato de afirmações corretas:
Considere os conjuntos então o conjunto é dado por:
Dado os conjuntos A = {1,2,5,7,8,12}, B={2,4,5,6,7,11} e C={3,4,5,7,12}, então o conjunto (A∩B) - C é:
Dizem que gosto não se discute, então em um grupo de 92 pessoas, o gosto por frutas é sempre de uma única fruta ou de exatamente duas frutas. A distribuição do gosto por frutas, dessas pessoas, é: 6 pessoas gostam apenas de abacaxi, 7 pessoas gostam de abacaxi e banana, 8 pessoas gostam apenas de banana, 9 pessoas gostam de banana e caju, 10 pessoas apenas gostam de caju, 11 pessoas gostam de caju e maçã, 12 pessoas gostam apenas de maçã, 13 pessoas gostam de maçã e pera e as demais pessoas gostam apenas de pera. Nesse grupo, o número de pessoas que gostam de apenas uma única fruta é x, o número das demais é y; portanto, a diferença entre x e y é igual a
Quando , os conjuntos A e B são chamados?
Analisar os itens abaixo:
I - Para os conjuntos A = {1, 2, 3, 4} e B = {3, 4, 5, 6}, a intersecção dos conjuntos pode ser representada por A ∩ B = {3, 4}.
II - Para os conjuntos A = {j, k, l, m} e B = {m, o, p, q}, a união dos conjuntos pode ser representada por A ∪ B = {j, k, l, m, o, p, q}.
III - Para os conjuntos A = {20, 40, 60, 80} e B = {40, 60, 80, 100, 120}, a união dos conjuntos pode ser representada por A ∩ B = {40, 60, 80}, e a intersecção dos conjuntos pode ser representada por A ∪ B = {20, 40, 60, 80, 100, 120}.
IV - Para os conjuntos A = {f, g, h} e B = {v, x, w}, a intersecção pode ser representada por A ∩ B = {f, g, h, v, x, w}.
Está(ão) CORRETO(S):
Em determinado concurso público para o cargo de professor,
1.200 candidatos inscreveram-se para as áreas de física,
matemática e química. Sabe-se que, dos inscritos, 230 podem
lecionar matemática e física; 380 podem lecionar física e
química; 220 podem lecionar matemática e química; 560
podem lecionar matemática; e 120 podem lecionar as três
disciplinas. A partir dessas informações, é possível construir o
denominado diagrama de Euler-Venn, como mostra a figura
a seguir.
O diagrama mostra subconjuntos disjuntos e cada uma das
letras de a a g indica a quantidade de elementos do
respectivo subconjunto. Por exemplo, g é a quantidade de
inscritos que só lecionam matemática. Com base nessas
informações e no diagrama, julgue os itens seguintes.
A quantidade de inscritos que podem lecionar apenas duas das três disciplinas é inferior a 450
Ao ser questionado quanto ao número de motoristas abordados durante uma operação de blitz da Lei Seca, o comandante informou ao repórter:
— Hoje foram abordados 70 condutores, dos quais 18 foram autuados por dirigir sem habilitação, 22 foram autuados por alcoolemia e 12 foram autuados pelas duas infrações simultaneamente.
Considerando-se que, nessa situação hipotética, apenas essas duas infrações foram observadas, é correto afirmar que o número de condutores não autuados foi igual a
Certa pesquisa foi realizada com alunos de
determinada escola de Ensino Fundamental para
identificar qual cor da camisa da escola, dentre azul e
vermelha, eles preferiam usar. Sabendo-se que cada
aluno poderia votar somente uma vez e poderia escolher
uma única cor, ambas as cores ou nenhuma dessas
cores, constatou-se que 788 alunos preferem utilizar a
camisa de cor azul, 875, a de cor vermelha, 63, de ambas
as cores e 50, de nenhuma dessas cores. Com base
nessas informações, analisar os itens abaixo:
I) Se tivessem sido entrevistados mais 224 alunos, o total
de alunos entrevistados passaria de 1.776 para 2.000
II) 725 alunos responderam que preferem somente a
camisa de cor azul.
III) 812 alunos responderam que preferem somente a
camisa de cor vermelha.
Está(ão) CORRETO(S ):
Em determinado concurso público para o cargo de professor,
1.200 candidatos inscreveram-se para as áreas de física,
matemática e química. Sabe-se que, dos inscritos, 230 podem
lecionar matemática e física; 380 podem lecionar física e
química; 220 podem lecionar matemática e química; 560
podem lecionar matemática; e 120 podem lecionar as três
disciplinas. A partir dessas informações, é possível construir o
denominado diagrama de Euler-Venn, como mostra a figura
a seguir.
O diagrama mostra subconjuntos disjuntos e cada uma das
letras de a a g indica a quantidade de elementos do
respectivo subconjunto. Por exemplo, g é a quantidade de
inscritos que só lecionam matemática. Com base nessas
informações e no diagrama, julgue os itens seguintes.
Se 200 inscritos podem lecionar apenas química, então mais de 150 inscritos podem lecionar apenas física.
Em determinado concurso público para o cargo de professor,
1.200 candidatos inscreveram-se para as áreas de física,
matemática e química. Sabe-se que, dos inscritos, 230 podem
lecionar matemática e física; 380 podem lecionar física e
química; 220 podem lecionar matemática e química; 560
podem lecionar matemática; e 120 podem lecionar as três
disciplinas. A partir dessas informações, é possível construir o
denominado diagrama de Euler-Venn, como mostra a figura
a seguir.
O diagrama mostra subconjuntos disjuntos e cada uma das
letras de a a g indica a quantidade de elementos do
respectivo subconjunto. Por exemplo, g é a quantidade de
inscritos que só lecionam matemática. Com base nessas
informações e no diagrama, julgue os itens seguintes.
Mais de 200 inscritos podem lecionar apenas matemática.
Em determinado concurso público para o cargo de professor,
1.200 candidatos inscreveram-se para as áreas de física,
matemática e química. Sabe-se que, dos inscritos, 230 podem
lecionar matemática e física; 380 podem lecionar física e
química; 220 podem lecionar matemática e química; 560
podem lecionar matemática; e 120 podem lecionar as três
disciplinas. A partir dessas informações, é possível construir o
denominado diagrama de Euler-Venn, como mostra a figura
a seguir.
O diagrama mostra subconjuntos disjuntos e cada uma das
letras de a a g indica a quantidade de elementos do
respectivo subconjunto. Por exemplo, g é a quantidade de
inscritos que só lecionam matemática. Com base nessas
informações e no diagrama, julgue os itens seguintes.
Há mais inscritos que podem lecionar somente matemática e física que inscritos que podem lecionar as três disciplinas.
Dos 200 papiloscopistas aprovados no concurso, 120 são
homens e 80 são mulheres. Dos 200, sabe-se que 130 são
bacharéis em química, 100 são bacharéis em física e 60 têm
as duas formações. Das mulheres, 40 são bacharéis em
química, 30 são bacharéis em física e 15 têm as duas
formações. Nesse caso, é correto afirmar que a quantidade
de papiloscopistas homens que não têm nenhuma dessas
duas formações é igual a