A Logística de alto nível tem sido beneficiada pela constante evolução da tecnologia da informação e do desenvolvimento de novos materiais e de processos. Exemplos recentes são, entre outros, a utilização de drones para serviços de processamento de imagens, de vigilância e controle. Em termos de novos materiais, novos compostos leves e resistentes têm sido empregados nos projetos de aeronaves, em substituição a componentes de maior peso. A produção de itens por meio de impressoras tridimensionais leva ao nascimento de um sexto modal de transporte: o infoviário. Considerando as opções a seguir, o marco histórico que se relaciona diretamente à produção de materiais por meio de impressoras tridimensionais é:
O rastreamento de veículos de cargas oferece inúmeras vantagens para seus usuários, sendo o GPS o elemento básico para esse tipo de tecnologia. Considere que os veículos sob sua responsabilidade foram equipados com GPS. Tal recurso permite, por si:
O transporte é uma das atividades mais importantes da atividade logística, pois consome cerca de um a dois terços de
todos os custos envolvidos neste processo. Desta forma, é muito importante que as empresas que atuam no setor
logístico, sejam muito criteriosas no processo de escolha do melhor modal de transporte a ser utilizado para a
movimentação de suas mercadorias. Com relação aos modais de transporte ferroviário, rodoviário, aeroviário e
dutoviário, assinale a afirmativa INCORRETA.
Quando o processo logístico é planejado e executado de uma forma eficiente, a empresa terá condições de buscar a
satisfação de seus clientes de uma forma mais tranquila. Para tanto, é necessário que no processo de planejamento, a
empresa consiga adequar o seu processo logístico conforme as características de seu produto, pois isso interfere
diretamente em diversos aspectos, como, por exemplo, nos custos de distribuição e no nível de serviço logístico.
Sobre a importância da adequação do processo logístico às diversas classificações dos “bens de consumo", analise as
afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Bens de conveniência: são os itens comprados frequentemente e de forma imediata, com pouca pesquisa em loja,
como, por exemplo, alguns produtos alimentícios e saponáceos. Como são poucos os pontos de venda a serem
abastecidos, os custos de distribuição são muito baixos, e o nível de serviço mediano.
( ) Bens de comparação: são aqueles em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer
comparações, como, por exemplo, itens de mobiliário e roupas. Como são inúmeros os pontos de venda a serem
abastecidos, os custos de distribuição e o nível de serviço são os mais elevados entre todas as categorias.
( ) Bens de uso especial: são aqueles cujos compradores, costumeiramente, despendem esforço significativo para ir
comprá-los, procurando marcas ou categorias particulares de mercadorias, como, por exemplo, alimentos finos e
automóveis feitos sob encomenda. Como o consumidor insiste em determinada marca, a distribuição física ou o
nível de serviço não precisa ter uma amplitude elevada.
A sequência está correta em
Apesar de as atividades primárias serem os principais ingredientes que contribuem para a
disponibilidade e para a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades
adicionais que apoiam as primárias. Qual das alternativas NÃO é considerada uma atividade de
apoio?
Um dos processos mais importantes que compõem a logística é o transporte, respondendo pela
maior parcela de custo logístico na maioria das empresas. Esse custo chega a representar 60%
das despesas logísticas e entre 4% a 25% do faturamento bruto da empresa. Nos Estados
Unidos, por exemplo, o frete costuma absorver entre 9 a 10% do produto nacional bruto para a
economia americana como um todo. Em razão disso, há uma preocupação em diminuir tais
gastos, com algumas iniciativas, como
I. a integração entre os diversos modais de transporte, também conhecida como
intermodalidade;
II. a utilização de operadores logísticos ou prestadores de serviços logísticos integrados,
capazes de gerar economias de escala ao compartilharem transportes em sua capacidade e
seus recursos de movimentação com vários clientes;
III. diminuição do número de clientes e de viagens;
IV. colocação do excesso de peso na talha do caminhão;
V. ampliação da carta de clientes por trecho contratado e divisão da utilização do modal
escolhido para qualquer tipo de carga.
Acerca da logística de transporte, estão CORRETOS apenas os itens:
Na logística empresarial, com o propósito de reduzir os estoques, as empresas utilizam a tecnologia da informação. Geralmente, adotam a terceirização, através da contratação de prestadores de serviços, os operadores logísticos, que gerenciam centros de distribuição. O sistema logístico de controle e informação desempenha um conjunto de determinadas funções.
NÃO é uma dessas funções o(a)
Entre os benefícios obtidos por uma empresa que realiza manutenção, NÃO se inclui o(a)
No que se refere às modalidades de transporte,
relacione a primeira coluna com a segunda:
1- Transporte marítimo.
2- Transporte rodoviário.
3- Transporte ferroviário.
4- Transporte aéreo.
( ) Possui grande flexibilidade operacional, permitindo
acesso a pontos isolados. Apresenta grande
competitividade para o transporte de cargas
dispersas, isto é, não concentradas na origem ou no
destino e o de curtas distâncias, onde seu maior custo
operacional é compensado pela eliminação de
transbordos.
( ) Possui um custo de implantação elevado, não apenas
pela exigência de leitos mais elaborados, como
também pela aquisição simultânea do material
rodante.
( ) É o modal mais utilizado no comércio internacional.
( ) É o transporte adequado para mercadorias de alto
valor agregado, pequenos volumes ou com urgência
de entrega.
A sequência correta é:
Com base nos conceitos de Logística Empresarial, as atividades primárias para que uma
organização consiga atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviço são:
A Logística Reversa é "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por
um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos
resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos
produtivos, ou para outra destinação.
"A Lei nº 12.305/2010 dedicou especial atenção à Logística Reversa e definiu três diferentes
instrumentos que poderão ser usados para a sua implantação:
Julgue os itens seguintes, relativos a logística e transporte no atual cenário brasileiro.
A logística e o transporte estão interligados quando se trata de desenvolvimento e crescimento econômico, pois propiciam o suporte à competitividade e inserção do país no cenário globalizado, à reestruturação da matriz energética, à sustentabilidade ambiental e à geração de oportunidades de emprego.
Em relação ao Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), o qual está diretamente relacionado à evolução e às perspectivas do setor de transporte no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento regional, o PNLT busca atender proposições para a diminuição de desigualdades regionais desconsiderando a relação custo/benefício, a qual tende a concentrar investimentos em regiões mais desenvolvidas.
Com relação a trânsito, tráfego e transporte, julgue os itens a seguir.
Logística de transporte refere–se à atividade estratégica de
movimentação de mercadorias realizada desde a origem até a
destinação das mercadorias, por meio de um sistema modal que
permita menores custos e tempo.
O palete realiza uma função importante nos sistemas de armazenagem e na movimentação de materiais ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Como os materiais que são acomodados em cima de um palete nem sempre são padronizados em tamanho, peso ou dimensões, surge a necessidade de um arranjo físico para a melhor alocação das cargas.
Entre os tipos de arranjo NÃO consta o seguinte: