Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 110 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na logística, um dos aspectos de maior importância e que merece um acompanhamento constante pelos gestores é o nível de serviço. Isto acontece porque nos últimos anos, os clientes estão cada vez mais exigentes e não se satisfazem apenas com a entrega do produto em si, mas com diversos outros elementos que afetam diretamente o grau de satisfação do cliente com o produto. Sobre os diversos elementos que compõem o nível de serviço logístico (antes, durante e depois da entrega do produto), relacione adequadamente as colunas a seguir. 1.Elementos de pré-transação. 2.Elementos de transação. 3.Elementos de pós-transação. ( )Seleção do modal de transporte, tempo de entrega, condições e exatidão do produto na entrega ao cliente, disponibilidade de estoque etc. ( ) Estabelecimento de políticas de nível de serviço (prazo de entrega após o pedido, política de devoluções, métodos de despacho etc.). ( ) Instalação do produto, garantias, reparo e reposição temporária, rede de assistência técnica etc. A sequência está correta em

Para que a empresa tenha condições de manter bons de níveis de atendimento ao mercado, um fator fundamental é

que o cliente receba o seu produto rapidamente e sem atrasos. Para tanto, é necessário que a empresa ajuste os seus

níveis de estoques à demanda, utilizando-se de ferramentas de gestão que forneçam informações importantes para a

tomada de decisão, sendo que as mais indicadas para este caso são os modelos de previsão de estoques.

De acordo com os dados apresentados na tabela, calcule a previsão de demanda para o mês de julho, utilizando o

modelo de previsão de estoques conhecido como Método da Média Ponderada.

Um dos requisitos que contribuem de forma substancial para o sucesso de uma operação logística é a escolha do local

para a instalação de novos depósitos. A escolha de um local inadequado impactará os custos de toda a operação; por

isso é essencial que a empresa elabore um projeto que analise as principais variáveis que afetam a escolha deste

local. Sobre as principais variáveis que devem ser consideradas em um projeto para a escolha de um local para a

instalação de um depósito, incluem-se, EXCETO:

Nos termos da Lei Complementar nº 123/2006 e suas alterações, uma sociedade empresária prestadora de serviço de logística internacional está autorizada a realizar atividades relativas a despacho aduaneiro, consolidação e desconsolidação de carga, quando for contratada:

Logística pode ser definida como um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Com base nessa definição, analise os títulos das notícias disponíveis no site da CASAN, transcritas a seguir, e assinale a alternativa que apresenta a(s) notícia(s) que representa(m) ações de logística conforme a definição apresentada. I. CASAN entrega reservatório em Ingleses. II. 0800 da CASAN amplia equipes para feriadões. III. CASAN lança aplicativo para região de Porto Belo e Bombinhas. IV. CASAN atende em sistema de plantão nos feriados de final de ano. V. Norte da ilha ganha o mais moderno reservatório de água do estado.

É essencial para eficiência do processo logístico, que as empresas tenham um sistema interno organizado em todas as

etapas relacionadas ao manuseio de matérias-primas, produtos acabados ou inacabados no interior de suas

instalações. A existência de um sistema organizado atua diretamente na redução de custos, na otimização da

movimentação e na utilização dos espaços, visando, sobretudo, um melhor atendimento aos seus clientes. Sobre

alguns dos princípios a serem observados na movimentação de materiais, assinale a afirmativa INCORRETA.

O modo (modal) rodoviário é o principal responsável pelo desequilíbrio na matriz de transportes brasileira em termos de multimodalidade. Responde por mais de 60% da carga transportada. De acordo com a estatística do Ministério dos Transportes, o percentual das cargas efetivamente transportadas é medido em:

A Logística de alto nível tem sido beneficiada pela constante evolução da tecnologia da informação e do desenvolvimento de novos materiais e de processos. Exemplos recentes são, entre outros, a utilização de drones para serviços de processamento de imagens, de vigilância e controle. Em termos de novos materiais, novos compostos leves e resistentes têm sido empregados nos projetos de aeronaves, em substituição a componentes de maior peso. A produção de itens por meio de impressoras tridimensionais leva ao nascimento de um sexto modal de transporte: o infoviário. Considerando as opções a seguir, o marco histórico que se relaciona diretamente à produção de materiais por meio de impressoras tridimensionais é:

O rastreamento de veículos de cargas oferece inúmeras vantagens para seus usuários, sendo o GPS o elemento básico para esse tipo de tecnologia. Considere que os veículos sob sua responsabilidade foram equipados com GPS. Tal recurso permite, por si:

O transporte é uma das atividades mais importantes da atividade logística, pois consome cerca de um a dois terços de

todos os custos envolvidos neste processo. Desta forma, é muito importante que as empresas que atuam no setor

logístico, sejam muito criteriosas no processo de escolha do melhor modal de transporte a ser utilizado para a

movimentação de suas mercadorias. Com relação aos modais de transporte ferroviário, rodoviário, aeroviário e

dutoviário, assinale a afirmativa INCORRETA.

Quando o processo logístico é planejado e executado de uma forma eficiente, a empresa terá condições de buscar a

satisfação de seus clientes de uma forma mais tranquila. Para tanto, é necessário que no processo de planejamento, a

empresa consiga adequar o seu processo logístico conforme as características de seu produto, pois isso interfere

diretamente em diversos aspectos, como, por exemplo, nos custos de distribuição e no nível de serviço logístico.

Sobre a importância da adequação do processo logístico às diversas classificações dos “bens de consumo", analise as

afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bens de conveniência: são os itens comprados frequentemente e de forma imediata, com pouca pesquisa em loja,

como, por exemplo, alguns produtos alimentícios e saponáceos. Como são poucos os pontos de venda a serem

abastecidos, os custos de distribuição são muito baixos, e o nível de serviço mediano.

( ) Bens de comparação: são aqueles em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer

comparações, como, por exemplo, itens de mobiliário e roupas. Como são inúmeros os pontos de venda a serem

abastecidos, os custos de distribuição e o nível de serviço são os mais elevados entre todas as categorias.

( ) Bens de uso especial: são aqueles cujos compradores, costumeiramente, despendem esforço significativo para ir

comprá-los, procurando marcas ou categorias particulares de mercadorias, como, por exemplo, alimentos finos e

automóveis feitos sob encomenda. Como o consumidor insiste em determinada marca, a distribuição física ou o

nível de serviço não precisa ter uma amplitude elevada.

A sequência está correta em

Apesar de as atividades primárias serem os principais ingredientes que contribuem para a

disponibilidade e para a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades

adicionais que apoiam as primárias. Qual das alternativas NÃO é considerada uma atividade de

apoio?

Um dos processos mais importantes que compõem a logística é o transporte, respondendo pela

maior parcela de custo logístico na maioria das empresas. Esse custo chega a representar 60%

das despesas logísticas e entre 4% a 25% do faturamento bruto da empresa. Nos Estados

Unidos, por exemplo, o frete costuma absorver entre 9 a 10% do produto nacional bruto para a

economia americana como um todo. Em razão disso, há uma preocupação em diminuir tais

gastos, com algumas iniciativas, como

I. a integração entre os diversos modais de transporte, também conhecida como

intermodalidade;

II. a utilização de operadores logísticos ou prestadores de serviços logísticos integrados,

capazes de gerar economias de escala ao compartilharem transportes em sua capacidade e

seus recursos de movimentação com vários clientes;

III. diminuição do número de clientes e de viagens;

IV. colocação do excesso de peso na talha do caminhão;

V. ampliação da carta de clientes por trecho contratado e divisão da utilização do modal

escolhido para qualquer tipo de carga.

Acerca da logística de transporte, estão CORRETOS apenas os itens:

Na logística empresarial, com o propósito de reduzir os estoques, as empresas utilizam a tecnologia da informação. Geralmente, adotam a terceirização, através da contratação de prestadores de serviços, os operadores logísticos, que gerenciam centros de distribuição. O sistema logístico de controle e informação desempenha um conjunto de determinadas funções.

NÃO é uma dessas funções o(a)

Entre os benefícios obtidos por uma empresa que realiza manutenção, NÃO se inclui o(a)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282