Em relação aos procedimentos de armazenagem e movimentação de cargas, julgue os itens seguintes.
A cultura de utilização de paletes para armazenagem proporcionou grandes avanços às operações logísticas, embora apresente altos custos de fabricação.
Em relação aos procedimentos de armazenagem e movimentação de cargas, julgue os itens seguintes.
A movimentação de cargas de uma única origem para um único destino, conhecida como distribuição física um para
um, reduz os custos individuais de movimentação de itens e causa menor impacto no valor do frete ao consumidor final.
Em relação aos procedimentos de armazenagem e movimentação de cargas, julgue os itens seguintes.
Os transportes dutoviários, quando comparados a outros modais de transportes, são considerados caros, devido às
dificuldades de implementação e à complexidade do sistema de carga e descarga dos produtos.
Em relação aos procedimentos de armazenagem e movimentação de cargas, julgue os itens seguintes.
Processos de armazenagem eficazes favorecem a cadeia de suprimentos, pois a perfeita execução das atividades diminui os índices de avarias, fornece registros confiáveis e possibilita o rastreamento dos produtos e o acesso a seu histórico.
• Existem limites de tamanho, peso e quantidade para a carga.
• Custo elevado.
• Requer a combinação com outro modal, como o rodoviário, por exemplo, para que chegue ao destino final.
• Alto investimento em infraestrutura.
• Não é possível transportar produtos a granel.
As dificuldades acima podem ser associadas a utilização da seguinte modalidade de transporte:
A qualidade logística de uma organização está relacionada com a confiabilidade e o desempenho dos serviços de processamento de pedidos, estoque, transporte e armazenagem.
Com o objetivo de gerar vantagem competitiva, por meio de uma logística de alta qualidade, são necessários indicadores para monitorar, controlar e orientar as operações logísticas.
Segundo esse conceito, assinale a opção que apresenta alguns indicadores de desempenho de atividades logísticas com foco em toda a cadeia de suprimentos.
Em março de 2018, uma empresa mercantil domiciliada em São Paulo efetuou venda de 50 unidades de material de limpeza, adquiridas por uma prestadora de serviços de consultoria, não contribuinte do ICMS, localizada no estado de Sergipe, que utilizará os produtos em suas instalações. Sabe-se que a base de cálculo do ICMS na operação é de R$ 2.000,00, que a alíquota do imposto nas operações internas no estado de Sergipe é de 18%, e que a alíquota nas operações interestaduais, no caso, é de 7%.
Diante dessas informações, qual é o valor do DIFAL, em reais, a ser recolhido para o estado de destino e quem tem a competência para fazer o recolhimento do diferencial do imposto para o estado de Sergipe?
Determinada pessoa jurídica de direito privado, constituí- da sob a forma de sociedade por ações, empresa X, contratou com outra pessoa jurídica de direito privado, empresa Y, a prestação de serviços de consultoria. A empresa Y emitiu uma nota fiscal no dia 28 de fevereiro, relativa aos serviços prestados em janeiro, no valor de R$ 40.000,00.
Tendo-se em vista as disposições legais acerca da retenção do imposto de renda na fonte, a empresa
Considere duas empresas do ramo de autopeças, X e Y. O sistema logístico da empresa X opta por enviar todos os seus produtos para um armazém central, por meio de embarques em meios de transporte de grande volume. Neste armazém central são processados os pedidos dos clientes e distribuídos os produtos para as lojas revendedoras. Já a empresa Y processa seus pedidos localmente e opta por embarcar seus produtos para as lojas revendedoras por meio de transportadoras contratadas, de forma expressa.
Sobre o arranjo logístico de cada uma, assinale a afirmativa correta.
Em relação ao Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), o qual está diretamente relacionado à evolução e às perspectivas do setor de transporte no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento regional, o PNLT busca atender proposições para a diminuição de desigualdades regionais desconsiderando a relação custo/benefício, a qual tende a concentrar investimentos em regiões mais desenvolvidas.