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Acerca do Sistema Financeiro Nacional e dos mercados financeiro e de capitais, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se o rating das dívidas de uma empresa, é

correto afirmar que quanto melhor for a classificação do

crédito, mais alta deverá ser a taxa de remuneração paga aos

investidores.

Em projetos mutuamente exclusivos, a alternativa, mais adequada, sobre os métodos e critérios de avaliação de investimentos de capital é:

Com relação às necessidades de financiamento do setor público e à dívida pública, julgue os itens subsequentes.

O resultado dos orçamentos fiscal e da seguridade social é denominado comumente de necessidades de financiamento do governo central, enquanto o resultado do orçamento de investimentos, de necessidades de financiamento das empresas estatais.

Em relação ao Banco Central do Brasil (BCB) e ao Tesouro Nacional, julgue os seguintes itens.

Ao apurar resultado negativo no exercício, o BCB fica obrigado a apresentar um plano de contingência financeira ao Ministério da Fazenda, pois, para a norma legal vigente, esse resultado negativo não constitui obrigação do Tesouro Nacional, mas, sim, da própria instituição.

No que se refere ao federalismo fiscal e à política fiscal, julgue os itens subsequentes.

A legislação concernente à divisão dos recursos entre os entes federados no Brasil possui mais de uma década de existência, sendo hoje considerada consensual entre os afetados. De acordo com essa legislação, os recursos devem ser divididos com base em critérios distributivos e têm como objetivo o combate às desigualdades regionais.

No que se refere a custo de oportunidade, externalidades e avaliação de projetos, julgue os itens a seguir

O custo de oportunidade de um projeto é representado pela soma dos retornos não obtidos em todos os projetos alternativos a esse projeto.

Julgue os próximos itens, relativos a déficit público, resultado primário e dívida pública.

O resultado primário de estados, municípios e suas estatais apresenta tendência de crescimento desde 2007, o que aumenta a sua contribuição para o superávit primário do setor público.

A base monetária é definida como a soma do papel-moeda em poder do público com os encaixes voluntários e obrigatórios dos bancos comerciais. Os meios de pagamento no conceito restrito (M1) são definidos pela soma do papel moeda em poder do público com os depósitos a vista nos bancos comerciais. Com relação a esse tema e ao desenvolvimento da teoria monetária, julgue os itens seguintes.

O multiplicador dos meios de pagamento diminuirá caso o público decida manter maior proporção dos meios de pagamento sob a forma de depósitos bancários.

Com relação ao funcionamento do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal (SICONV), julgue os itens que se seguem.

Os órgãos e entidades que possuam sistema próprio de gestão de convênios podem realizar procedimentos de liberação, acompanhamento e execução desses recursos, devendo encaminhar os dados ao SICONV para fins de prestação de contas

Um dos riscos típicos associados a uma instituição financeira é o risco operacional. Esse risco pode ser considerado decorrente de

Tendo em vista as medidas que precisam ser tomadas para financiar os gastos do governo e controlar a dívida pública, assinale a alternativa que apresenta a descrição de uma consequência inevitável da existência de um deficit público excessivamente alto.

Determinada ação precisa ser implementada por mais de uma unidade orçamentária do mesmo órgão, em virtude da organização administrativa ou para facilitar sua execução. Nesse caso, assinale a alternativa que apresenta o tipo correto de padronização orçamentária que deve ser realizado.

Uma empresa está considerando a possibilidade de investir na montagem de uma nova unidade industrial. O projeto, com vida útil de 5 anos, tem previsão de investimento inicial (fluxo de caixa alocado no ano zero) de 100 milhões de reais, seguido de outro investimento (fluxo negativo), alocado no ano 1, de 50 milhões de reais. A partir dos anos seguintes, têm-se somente fluxos de caixa positivos, com previsão de 50 milhões de reais para o ano 2 e crescimento de 50% ao ano, em relação ao ano anterior, a partir do ano 2, conforme sugere o diagrama abaixo.



Devido ao risco, a empresa exige uma taxa mínima de atratividade de 25% ao ano. A partir de tais premissas, qual o valor mais próximo, em milhões de reais, do VPL desse projeto para essa empresa?

As informações a seguir devem ser consideradas para responder às questões de n os 37 a 40.

A Lei 9478/97 determina: “ Art. 2° Fica criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, vinculado à Presidência da República e presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, com a atribuição de propor ao Presidente da República políticas nacionais e medidas específicas destinadas a: [...] III - rever periodicamente as matrizes energéticas aplicadas às diversas regiões do País, considerando as fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponíveis;” No âmbito desta lei, foram realizados estudos com a participação e consultoria técnica das equipes do Centro de Estudos e Pesquisas em Energia Elétrica (CEPEL) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cujos resultados foram condensados no par de relatórios Matriz Energé- tica Nacional 2030 e Plano Nacional de Energia. Estes relatórios consolidam os estudos desenvolvidos sobre a expansão da oferta e da demanda de energia no Brasil no período dos anos 2005 a 2030. Considerando um cenário econômico onde a taxa média de crescimento do PIB mundial é de 3,0%, e do PIB brasileiro é de 4,1% (cenário B1), os estudos realizam previsões da situação da matriz energética nacional para o período em estudo.

No ano de 2005, o óleo diesel respondia por 49,2% do consumo de energia no setor de transportes, com consumo final de 25.804 milhares de tep. Considerando um cenário econômico B1, é previsto que no ano de 2030 o consumo final de diesel nesse setor irá

Acerca das espécies de procedimentos extrajudiciais que podem ser levados a efeito pelo BCB para instituições financeiras em crise, julgue o item que se segue.

O regime de administração especial temporária (RAET) pode ser classificado como uma forma de intervenção estatal menos gravosa do que a intervenção extrajudicial, em razão de não afetar o curso regular dos negócios das instituições financeiras nem seu normal funcionamento.

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