A literatura crítica nacional e internacional da educação têm se ocupado em estudar a questão do fracasso ou insucesso escolar, em seus vários enfoques. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Devido à prevalência de casos de evasão e repetência escolar entre alunos pobres, pode-se deduzir daí que o fracasso escolar tem sido historicamente uma questão de classe social. II. A evasão e a repetência evidenciam falta de uma política educacional comprometida com os interesses e necessidades das populações de baixa renda. III. O insucesso escolar está marcado cada vez menos por problemas cognitivos e cada vez mais pelo baixo investimento da escola na estimulação do aluno, nas relações “frias” entre professor e aluno, bem como a presença de uma comunicação intermediada por quadro-negros invariavelmente cheios e livros didáticos contendo dados de realidade fictícios, que são o golpe fatal na motivação do aluno. Quais estão corretas?
A Educação é concebida pelas entidades do serviço social (CFESS, ABEPSS) como política pública, universal, gratuita e de excelência de qualidade para todos os cidadãos. A inserção dos assistentes sociais nas instituições de ensino superior (IES) conta com parâmetros elaborados por essa categoria para valorizar a educação inclusiva e promover a articulação entre as instituições e os serviços socioassistenciais com vistas a
A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento ou empobrecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do assistente social nessa área deve possibilitar aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades. Para o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS (2013), isso significa ter como referência uma concepção de educação entendida como:
É dever constitucional do Estado ofertar atendimento para portadores de necessidades especiais, que inicia na educação infantil. Assinale a alternativa CORRETA sobre educação especial:
O programa “TEC NEP" é uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que visa inserir pessoas com necessidades especiais educacionais específicas em cursos de: formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pósgraduações da Rede Federal de Educação Profissional. Tal ação está em consonância com o previsto no capitulo V da lei 9.394/96 que dispõe sobre as diretrizes da educação nacional, na qual prevê:
O assistente social, ao orientar um trabalhador urbano com base no art. 7º da Constituição Federal de 1988, sobre a assistência gratuita prevista aos filhos e dependentes de trabalhadores em creches e pré-escola, esclarecerá que esta é destinada para crianças:
Ao pesquisar os determinantes da evasão escolar no município, o assistente social utilizou o enfoque da dialética materialista. Nesta perspectiva metodológica o pesquisador: