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Com base no que prevê a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência sobre o direito à educação, considere as assertivas abaixo:

I - As instituições de ensino superior deverão oferecer adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.

II - Os serviços de educação especial serão ofertados nas instituições de ensino público ou privado do sistema de educação geral, de forma transitória ou permanente, mediante programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente quando a educação das escolas comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem-estar do educando.

III - Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles o aluno com deficiência.

IV - A educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação básica, a partir de quatro anos.

V - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta viabilizarão o oferecimento facultativo dos serviços de educação especial ao educando com deficiência em unidades hospitalares e congêneres nas quais esteja internado por prazo igual ou superior a um ano.

Anote a alternativa correta:

Baseado no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, no que se refere à atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, assinale a alternativa correta.

O direito à educação não pode ser efetivado apenas na ampliação das possibilidades de acesso, sendo necessária a criação de mecanismos que viabilizem

Segundo Chauí (1999), houve uma “passagem da universidade da condição de instituição à de organização” social. Assim, de acordo com a autora,

Em seus estudos Kátia Lima (2012) afirma que o papel histórico do Estado brasileiro na condução da política de expansão da educação superior é fundamental. De acordo com afirmação da autora, é o Estado que cria o

A Adoção de práticas político-pedagógicas pelo Serviço Social na operacionalização da assistência estudantil contribui para que estes profissionais não reproduzam determinadas lógicas nas suas práticas, como as lógicas

As discussões em torno da inserção do Assistente Social na Educação e do fortalecimento da gestão democrática, afirmam os pressupostos éticos e políticos do projeto profissional, que compreendem o significado da educação no bojo das lutas sociais. Para isso, é necessária

No cotidiano escolar se apresentam situações que revelam diferentes dimensões da questão social que interferem no processo ensino-aprendizagem. Há diversas possibilidades de intervenção ética e democrática do assistente social no âmbito escolar, sendo que NÃO é uma possibilidade:

A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação pressupõe uma concepção de educação

A dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços, no âmbito da Política de Educação, por assistentes sociais tem sido atravessada pela compreensão equivocada de sua relação com qual outra política social?

A reflexão sobre a relação estabelecida entre o Serviço Social e a Educação tem sido mote de discussão por parte de significativa parcela de assistentes sociais com diferentes inserções no campo das políticas sociais e, sobretudo, aqueles que constroem esta relação em função de sua atividade laboral inserida nos estabelecimentos que implementam a Política de Educação ou que requer uma articulação com os mesmos. No que tange a relação entre o Serviço Social e a Educação é sabido que

O capital transforma todas as esferas da vida social em áreas potencialmente lucrativas. Nesse contexto, a expansão da educação superior brasileira ocorre, portanto, a partir de três necessidades do capital. Assinale a alternativa que corresponde a uma dessas necessidades.

Conforme Iamamoto (2014), a partir da década de 1990, os organismos multilaterais – Unesco, Banco Mundial, OCDE e União Europeia – ditam um novo perfil para o ensino superior, a formação por competências, sob o argumento do compromisso das instituições de ensino superior com a inovação para melhor responder “às necessidades da economia e do mercado”. Com isso, há uma tendência em

A respeito das diferentes estratégias de intervenção profissional, no âmbito da mobilização social e das práticas educativas, nos espaços sócio-ocupacionais em que atuam os(as) Assistentes Sociais, é correto afirmar que:

Acerca do debate ético contemporâneo e da busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social, das condições de trabalho e das respostas profissionais aos desafios atuais, julgue o item subsequente.

Ao atuar em estabelecimentos educacionais públicos ou privados, o assistente social deve vincular suas ações às dimensões ética, política e técnica, pautando-se na concepção de educação como lócus formativo dos indivíduos e da escola como lugar de exercício da democracia.

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