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Em seus estudos Kátia Lima (2012) afirma que o papel histórico do Estado brasileiro na condução da política de expansão da educação superior é fundamental. De acordo com afirmação da autora, é o Estado que cria o

A Adoção de práticas político-pedagógicas pelo Serviço Social na operacionalização da assistência estudantil contribui para que estes profissionais não reproduzam determinadas lógicas nas suas práticas, como as lógicas

As discussões em torno da inserção do Assistente Social na Educação e do fortalecimento da gestão democrática, afirmam os pressupostos éticos e políticos do projeto profissional, que compreendem o significado da educação no bojo das lutas sociais. Para isso, é necessária

No cotidiano escolar se apresentam situações que revelam diferentes dimensões da questão social que interferem no processo ensino-aprendizagem. Há diversas possibilidades de intervenção ética e democrática do assistente social no âmbito escolar, sendo que NÃO é uma possibilidade:

A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação pressupõe uma concepção de educação

A dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços, no âmbito da Política de Educação, por assistentes sociais tem sido atravessada pela compreensão equivocada de sua relação com qual outra política social?

A reflexão sobre a relação estabelecida entre o Serviço Social e a Educação tem sido mote de discussão por parte de significativa parcela de assistentes sociais com diferentes inserções no campo das políticas sociais e, sobretudo, aqueles que constroem esta relação em função de sua atividade laboral inserida nos estabelecimentos que implementam a Política de Educação ou que requer uma articulação com os mesmos. No que tange a relação entre o Serviço Social e a Educação é sabido que

O capital transforma todas as esferas da vida social em áreas potencialmente lucrativas. Nesse contexto, a expansão da educação superior brasileira ocorre, portanto, a partir de três necessidades do capital. Assinale a alternativa que corresponde a uma dessas necessidades.

Conforme Iamamoto (2014), a partir da década de 1990, os organismos multilaterais – Unesco, Banco Mundial, OCDE e União Europeia – ditam um novo perfil para o ensino superior, a formação por competências, sob o argumento do compromisso das instituições de ensino superior com a inovação para melhor responder “às necessidades da economia e do mercado”. Com isso, há uma tendência em

A respeito das diferentes estratégias de intervenção profissional, no âmbito da mobilização social e das práticas educativas, nos espaços sócio-ocupacionais em que atuam os(as) Assistentes Sociais, é correto afirmar que:

Acerca do debate ético contemporâneo e da busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social, das condições de trabalho e das respostas profissionais aos desafios atuais, julgue o item subsequente.

Ao atuar em estabelecimentos educacionais públicos ou privados, o assistente social deve vincular suas ações às dimensões ética, política e técnica, pautando-se na concepção de educação como lócus formativo dos indivíduos e da escola como lugar de exercício da democracia.

A literatura crítica nacional e internacional da educação têm se ocupado em estudar a questão do fracasso ou insucesso escolar, em seus vários enfoques. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Devido à prevalência de casos de evasão e repetência escolar entre alunos pobres, pode-se deduzir daí que o fracasso escolar tem sido historicamente uma questão de classe social. II. A evasão e a repetência evidenciam falta de uma política educacional comprometida com os interesses e necessidades das populações de baixa renda. III. O insucesso escolar está marcado cada vez menos por problemas cognitivos e cada vez mais pelo baixo investimento da escola na estimulação do aluno, nas relações “frias” entre professor e aluno, bem como a presença de uma comunicação intermediada por quadro-negros invariavelmente cheios e livros didáticos contendo dados de realidade fictícios, que são o golpe fatal na motivação do aluno. Quais estão corretas?

A Educação é concebida pelas entidades do serviço social (CFESS, ABEPSS) como política pública, universal, gratuita e de excelência de qualidade para todos os cidadãos. A inserção dos assistentes sociais nas instituições de ensino superior (IES) conta com parâmetros elaborados por essa categoria para valorizar a educação inclusiva e promover a articulação entre as instituições e os serviços socioassistenciais com vistas a

A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento ou empobrecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do assistente social nessa área deve possibilitar aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades. Para o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS (2013), isso significa ter como referência uma concepção de educação entendida como:

É dever constitucional do Estado ofertar atendimento para portadores de necessidades especiais, que inicia na educação infantil. Assinale a alternativa CORRETA sobre educação especial:

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