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Na implementação de boas práticas de gestão, saber relacionar-se no grupo constitui elemento imprescindível para o êxito da organização. Em relação ao desenvolvimento das relações interpessoais no ambiente organizacional, assinale a afirmativa INCORRETA.

Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:
( ) Mostrar intimidade, fazer brincadeiras que normalmente são aceitáveis no dia a dia dentro da empresa, diante de pessoas de fora, pode parecer falta de respeito à hierarquia, ou que a empresa não se preocupa com sua imagem.
( ) Nunca fale mal das empresas nas quais já tenha trabalhado e nem comente sobre os segredos e particularidades delas, pois essa não é uma atitude ética e sim a de um profissional que não passa a menor credibilidade.
( ) Para que tenhamos continuidade no bom trabalho desenvolvido dentro de uma empresa, é possível e devemos querer que a nossa opinião prevaleça sempre.
( ) Objetividade em uma reunião de trabalho não é indispensável. Em uma reunião, o importante é todos os participantes estarem livres para debater quais assuntos e ideias eles acharem ser de interesse para o momento.
A alternativa correta é:

W. C. Schutz afirma que os grupos humanos tem três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de afeição revela-se depois da fase de controle. É a fase do reconhecimento de

Acerca dos temas liderança e motivação, julgue o item a seguir.

Saber ouvir, trabalhar em equipe e compreender as necessidades dos colaboradores são características valorizadas em gestores públicos.

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

As situações em que as pessoas simplesmente não colaboram entre si ou intencionalmente discordam sobre alguma questão em particular constituem exemplos de quebra de comunicação na equipe de trabalho.

A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber símbolos aos quais são agregados significados de uma pessoa a outra. Qual fator pode dificultar a comunicação interpessoal?

W. R. Bion (1897-1979) diz que quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo de trabalho ou refinado e grupo primitivo. O grupo primitivo

No meio organizacional, a equipe é um grupo de pessoas com habilidades que se completam e que buscam alcançar um objetivo comum pelo qual são responsáveis. Entre as vantagens do trabalho em equipe, pode-se citar:

I. maior aprofundamento na abordagem dos problemas.

II. maior criatividade e motivação no trabalho.

III. pouca diversidade de ideias.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.

A eficácia no comportamento interpessoal relaciona-se à habilidade para resolver os problemas sem retrocessos.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.

O trabalho pode ser compreendido como a forma pela qual o homem interage com o meio ambiente e o transforma, assegurando a sobrevivência e a construção de relações interpessoais que reforcem sua identidade e seu senso de contribuição.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.

Os avanços na tecnologia da informação, as mudanças nas expectativas de funcionários e a globalização dos negócios resultaram em novas abordagens para o trabalho em equipe.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.

A competência interpessoal é revelada na relação indivíduo- indivíduo e nas relações indivíduo-grupo, englobando, assim, atitudes individuais e coletivas que jamais são indissociáveis.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.

Coesão do trabalho em equipe refere-se a um padrão de conduta compartilhado pelos membros da equipe e que guia o seu comportamento.

Julgue os itens a seguir, referentes a relações humanas e
interpessoais.

Os líderes informais influenciam o ambiente de trabalho em menor grau do que os líderes formalmente designados.

Considere que determinado gerente, percebendo que todas as suas
ideias eram recebidas com irritação por seus subordinados, tenha,
em uma reunião de trabalho com sua equipe, anunciado que
tomaria, a partir de então, decisões de cima para baixo, pois estava
desapontado com a equipe de trabalho. Com base nessa situação,
julgue os itens a seguir.

A postura adotada pelo gerente não pode ser percebida como um problema de relacionamento interpessoal com sua equipe, visto que seus subordinados demonstraram resistência a suas ideias.

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