Uma das preocupações da maior parte das organizações empresariais é a agilidade no atendimento ao cliente. Isso tem feito com que as empresas de gestão mais moderna deem maior autonomia aos empregados que fazem o atendimento direto ao cliente.
Em termos de níveis hierárquicos organizacionais essa autonomia representa
Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração e ao processo administrativo.
Uma organização que valoriza seus colaboradores mediante a promoção daqueles mais competentes, avaliados em função do desempenho ou da titulação acadêmica, adota os pressupostos da teoria burocrática.
A coluna da esquerda apresenta processos de gestão de pessoas e a da direita, característica de cada processo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Agregar
2 - Desenvolver
3 - Monitorar
4 - Manter
( ) Acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.
( )Incluir novas pessoas na empresa, recrutar e selecionar.
( )Criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
( )Capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.
Assinale a sequência correta.
Segundo Chiavenato, “enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar ao
ocupante satisfação intrínseca". São vantagens do enriquecimento do cargo, EXCETO:
Assinale a alternativa correta quanto à atividade de apoio atribuída ao órgão de recursos humanos, cuja função relaciona-se a objetivos pessoais.
Sobre o recrutamento, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) O recrutamento pode ser do tipo Interno, Externo ou Misto.
( ) Motivação da equipe é vantagem do recrutamento externo.
( ) O recrutamento externo é mais demorado e menos econômico.
( ) O recrutamento interno não oxigena a empresa, não trazendo novas ideias.
Assinale a alternativa correta:
Os processos de recrutamento de podem ser internos e externos, assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do processo de recrutamento externo:
Nas funções vinculadas a gestão de pessoas, precede a função seleção, a função:
No que se refere às premissas das teorias clássica, neoclássica e das relações humanas, assinale a opção correta.
Um líder que exerce influência sobre seus subordinados, motivando-os a realizar o trabalho em função de sua autoridade em puni-los ou recomendar-lhes punição, utiliza como base de poder a
As avaliações de desempenho têm propósitos relacionados a duas dimensões: desenvolvimento e gestão. Na primeira, as avaliações dão subsídio para a formação de competências, na segunda, servem para a tomada de decisão acerca das demais práticas de gestão de pessoas. Assim, permitir o planejamento de carreira, reconhecer os méritos dos desempenhos individuais, melhorar a comunicação, documentar decisões pessoais e definir candidatos à promoção são, respectivamente, exemplos de objetivos de avaliação de desempenho associados a
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir
Na gestão por competências, a implementação de estratégias depende essencialmente de aspectos relativos ao ambiente político, tecnológico, econômico e social em que a organização se insere.
Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.
Concluídas as ações de treinamento e desenvolvimento, recomenda-se realizar avaliações de reação, aprendizado, comportamento e resultados para se identificar a efetividade das referidas ações.
No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.
A definição de critérios, procedimentos e normas de como as pessoas serão gerenciadas e conduzidas em suas relações de trabalho e no desempenho de atividades constitui um arcabouço formal para a elaboração de políticas de gestão de pessoas nas organizações.
A competitividade externa e o alinhamento interno são políticas de pagamento que, respectivamente, se referem