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Sabendo que p, q e r são três proposições, julgue o item.

Se a proposição p → q é falsa, então a proposição p é verdadeira.

A horta de Ana tem couve, alface, escarola, espinafre e tomate plantados em cinco filas numeradas de 1 a 5, cada uma com uma única variedade.
− As couves estão ao lado das alfaces.
− As escarolas, que estão na segunda fila, não estão ao lado das couves nem ao lado das alfaces.
− Os tomates estão ao lado das escarolas mas não estão ao lado das alfaces nem das couves.
A fila em que estão os espinafres é:

Em uma loja de móveis, todas as vendas são pagas em três partes, sendo metade no momento da compra, um quarto no mês seguinte, e o restante um mês após o segundo pagamento. Na tabela abaixo, temos os valores recebidos pela loja nos seis primeiros meses do ano:

Nos meses de maio e junho, não houve vendas, portanto, os R$ 5.000,00 recebidos correspondem a pagamentos de meses anteriores.

Qual o valor total vendido pela loja nestes seis meses?

Uma editora possui duas revistas especializadas: uma em tecnologia ( T ) e uma em educação ( E ). Essa editora tem 500 assinantes. Destes, 50 não assinam nenhuma das duas revistas. Dos demais, sabemos as seguintes informações:

• 2⁄5 dos assinantes de T assinam também E;

• 2⁄3 dos assinantes de E não assinam T.

Um dos assinantes da editora foi escolhido ao acaso para receber um presente de final de ano. Com base nos dados acima, a probabilidade de essa pessoa escolhida assinar as duas revistas, T e E, é de:

Sejam P1, P2 e C duas premissas e a conclusão, respectivamente, julgue o item.

O argumento P1 ∧ P2 → C a seguir é uma tautologia.

P1: Nem estudou, nem passou;

P2: Estudou ou passou;

C: Estudou se, e somente se, passou.

Em uma competição de culinária os concorrentes devem acertar o ingrediente especial de cada um dos 10 pastéis que irão provar de olhos vendados. Para cada resposta certa o candidato ganha 1 ponto e para cada errada perde 1 ponto. Ana começou com 10 pontos e, depois de provar os 10 pastéis, ficou com 14 pontos. O número de erros de Ana foi de:

Ao analisar a frase:

Se todos os alunos estão sentados, então o professor está dando aula

Pode-se dizer que uma afirmação logicamente equivalente é:

Cinco corredores competiram em uma corrida: Fred, George, Heloisa, Lúcia e Ronaldo. É conhecido que:

 

- Fred perdeu para George;

- Lúcia ganhou de Heloisa;

- Lúcia perdeu de George;

- George ganhou de Ronaldo.

 

Supondo que não houve empates, quantas possíveis ordens de finalização poderiam ter acontecido, dadas apenas essas informações?

 

Paulo e Adriana brincaram de par ou ímpar, e, em cada jogada, cada um podia mostrar de zero a cinco dedos. Eles brincaram por 10 partidas, sendo que Paulo mostrou, respectivamente, um número de dedos igual a 2, 0, 4, 4, 3, 2, 1, 0, 0, 1. Em todas as partidas, a soma dos números de dedos mostrados por eles foi sempre igual a um mesmo número ímpar. A soma dos números de dedos mostrados por Adriana nessas dez partidas foi

João escolheu um número do conjunto {90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98} que Pedro deve adivinhar. João fez três afirmações mas só uma é verdadeira:

− o número é par.

− o número é múltiplo de 5.

− o número é divisível por 3.

O número máximo de tentativas para que Pedro adivinhe o número escolhido por João é

Considerando N como o conjunto dos números naturais, Z como o conjunto dos números inteiros, Q como o conjunto dos números racionais, R como o conjunto dos números reais e XC como o complementar do conjunto X, julgue o item acerca dos conjuntos numéricos, de suas operações, propriedades e aplicações, das operações com conjuntos e da compreensão das estruturas lógicas e dos respectivos diagramas.

O valor‐verdade da expressão lógica (-3 ∈ N) → (π ∈ R) ^ (√3 ∈ Q) é V.

Considerando as proposições P1: “Ou é par, ou é ímpar", P2: “É par se, e somente se, não é ímpar" e C: “Não é ímpar", julgue o item quanto à compreensão das estruturas lógicas e à lógica da argumentação.

As proposições P1 e P2 são contraditórias.

No que se refere à estrutura lógica, julgue o item.

O valor‐verdade da expressão lógica (2 > 3) ↔ (1 < 0) → (3 ≠ 4) é F.

Barnabé, professor de matemática, gosta de contar histórias para os netos. Certa vez ele relatou a seguinte conversa que, em 1932, teve com o avô:

- Vô, percebi que a minha idade é igual aos dois ultimos algarismos do ano em que nasci.

- Barnabé, o mesmo acontece com a minha idade.

Qual era a diferença entre as idades de Barnabé e seu avô em 1932?

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