A respeito de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsecutivos.
A eficiência de um processo seletivo consiste em alcançar resultados e atingir objetivos, de forma que a empresa se torne cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.
Considerando que o treinamento e o desenvolvimento de
pessoas constituem processos de aprendizagem nas
organizações de trabalho, assinale a alternativa correta.
No recrutamento interno e externo de funcionários de uma empresa há diferenças significativas quanto às vantagens oferecidas por um ou outro. Uma das vantagens do recrutamento externo em relação ao interno é
O principal recurso organizacional que tem por função promover a competitividade e a sustentabilidade garantindo a capacidade do trabalhador de participar ativa e proativamente dos negócios da empresa é
Dentre os vários métodos de treinamento, há aquele no qual se apresenta um tipo de simulação em que o trainee finge estar realizando uma tarefa. Tal método tem o nome de
Com relação à gestão de pessoas no serviço público e à atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, julgue os itens que se seguem
As técnicas gerencialistas de gestão, sempre que empregadas,
produzem nos trabalhadores sentimento de submissão em
relação, por exemplo, à competitividade exacerbada, à
padronização de condutas, ao descaso do Estado e à exclusão
social dos desempregados e dos não empregáveis.
A avaliação participativa pede critérios que necessitam de um registro. Aquele que diz respeito diretamente ao que é o conteúdo do registro, estando adequado ao pensamento de cada grupo, chama-se critério
O que o psicólogo deve estudar para chegar a uma boa organização em termos de comportamento organizacional?
O desempenho dos indivíduos no trabalho pode ser avaliado por meio de medidas do desempenho objetivo que têm a ver com
Para que ocorra uma eficaz ação de recrutamento e seleção de pessoal, é necessário que o psicólogo tenha bem definida a diferença entre aptidão e capacidade. Entre as opções a seguir assinale a que diz respeito à capacidade.
A análise de trabalho, quando oferece a vantagem da eficiência e do menor custo, facilitada pela comparação de diferentes trabalhos em dimensões comuns, usa a coleta de informações, a qual se dá por meio de
No recrutamento e seleção de pessoal as provas ou testes procuram medir o grau de conhecimento profissional ou técnico exigido pela função. A feitura de uma prova pode ser, quanto a sua organização, tradicional ou objetiva. A prova objetiva se caracteriza por apresentar
Em contextos empresariais, onde vigora intenso treinamento de pessoal, são criados projetos e as equipes têm as competências bem definidas, como a que se refere à capacidade de enfrentamento de situações de pressão de trabalho, administração de conflitos e promoção de esforços para conseguir bons resultados. Esse tipo de competência tem o nome de
A medição da eficiência e eficácia da seleção pode ser feita por meio de um indicador, valor relativo, que mede a adequação dos candidatos selecionados em seus respectivos cargos ou competências individuais. Essa medição é conhecida pela
Os grupos se desenvolvem e seus membros modificam tarefas formalmente prescritas, esclarecem papéis pessoais e definem normas. Vários autores ligados à Psicologia Organizacional dividem em quatro etapas o processo de desenvolvimento dos grupos. Sobre o assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A primeira etapa de desenvolvimento do grupo, chamada de Iniciação, é marcada pela incerteza e ansiedade.
( ) Na primeira etapa de desenvolvimento do grupo, a atenção se concentra na definição de quais comportamentos devem ser considerados apropriados.
( ) A segunda etapa, chamada de Diferenciação, é caracterizada pelo restabelecimento do propósito central do grupo.
( ) Na terceira etapa, chamada de Integração, os membros desempenham seus papéis, e muitos dos acordos informais quanto a metas e normas podem assumir importância formal.
( ) Na etapa final de desenvolvimento do grupo, a Maturidade, o grupo pode ser confrontado com novas tarefas ou novas exigências de desempenho.