Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos,
julgue os itens que se seguem.
A avaliação realizada pelo psicólogo no contexto da psicologia jurídica ou forense será semelhante à avaliação psicológica tradicional, pois ambas objetivam a coleta de informações sobre um examinando para o diagnóstico acerca do seu modo de funcionamento psicológico
Uma paciente de setenta e cinco anos de idade, com quadro de declínio cognitivo e dificuldades motoras, buscou atendimento, pela quarta vez na mesma semana, na unidade básica de saúde próxima a sua residência. Quem sempre lhe acompanha nos atendimentos médicos é seu neto, Josias, que tem trinta e dois anos de idade, é solteiro, órfão, e possui problemas recorrentes por uso abusivo de álcool e outras drogas. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta no que se refere à violência contra o idoso.
Na psicologia jurídica, configura exemplo de método adversarial
Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos,
julgue os itens que se seguem.
Ao tomar conhecimento a respeito de abandono de idosos, caracterizado pela recusa, omissão ou fracasso do responsável pelo idoso, o psicólogo deverá denunciar o caso às autoridades competentes.
Assinale a opção correta, referente à violência e a atos violentos.
“Alunos rebeldes, que jogam bombas no recreio, usam drogas ou cometem violência contra o professor são expulsos da escola. Depois, expulsos novamente de outra instituição, acabam desistindo de estudar. Continuam cometendo delitos até que, por fim, são recolhidos à Fundação Casa. A trajetória é muito conhecida por juízes da Vara da Infância, que sabem que o resgate desses menores para a sociedade vai se tornando cada vez mais difícil. No entanto, a aplicação da Justiça Restaurativa nas escolas do Estado de São Paulo tem rompido esse ciclo de violência e recuperado adolescentes para o convívio social e escolar sem a necessidade de aplicação de medidas de caráter meramente punitivo”. (Portal CNJ em 06/01/2015). Em relação à Justiça Restaurativa, analise as características a seguir: I - o processo decisório compartilhado com as pessoas envolvidas; II - a estrita observância do contencioso e do contraditório; III - a participação voluntária e o procedimento criativo e voltado para o futuro. Trata-se de característica(s ) da Justiça Restaurativa:
Em 2009, o Núcleo da Câmara de Conciliação de Roraima conquistou o segundo lugar no prêmio Innovare, cujo tema foi a Justiça Rápida e Eficaz, escolhido em comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. No núcleo, haveria a participação efetiva de defensores e estagiários de Direito e Psicologia e, dada a importância dos chamados métodos alternativos de resolução de conflitos, foi realizada em 2010, em parceria com a Defensoria Pública de Roraima e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a capacitação de líderes sindicais, religiosos, membros de associações de classes e representantes indígenas para a prática de mediação. Sobre a mediação, analise as afirmativas a seguir: I. A resolução de conflitos tem a perspectiva de considerar a subjetividade humana enquanto construída nas relações familiares e sociais, e não limitada aos indivíduos. II. A mediação implica métodos que permitem a democratização e desburocratização da Justiça, bem como a pacificação social, embora não seja indicada para conflitos multipartes. III. A mediação está atrelada a conhecimentos específicos da terapia familiar sistêmica e da psicologia jurídica, comunitária e institucional. IV. O mediador não sugere soluções, porém atua como intermediário na comunicação entre as pessoas, ajudando-as a se sentir seguras para o diálogo. Está correto o que se afirma em:
Elisa é psicóloga clínica. Em seu consultório atende Marília, que
está se separando de Oscar, seu companheiro há 10 anos e com
quem possui uma filha, Clara, de 6 anos. Diante dos conflitos
advindos da separação, Marília pergunta se Elisa poderá atuar
como perita ou assistente técnica em seu processo de separação.
À luz das Resoluções do CFP nº 017/2012 e nº 008/2010, Elisa:
A Justiça Restaurativa:
Com relação ao profissional de psicologia que atua com crianças e adolescentes em situações de abuso sexual, julgue os itens a seguir.
A oitiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade é um momento essencial de coleta de dados, está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, e exige do profissional de psicologia conhecimentos acerca dos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil e das etapas de desenvolvimento da linguagem simbólica.
No contexto forense, o uso de técnicas de entrevistas e a aplicação de treinamentos para entrevistadores têm possibilitado uma melhoria no desempenho dos psicólogos durante a realização de entrevistas, especificamente na detecção de mentiras. Considerando esse assunto, julgue os itens que se seguem com relação à entrevista forense.
Os pressupostos da abordagem PEACE para entrevistas investigativas são os seguintes: P, de planejamento e preparação; E, de engajamento do suspeito; A, de aquisição ou obtenção de relato livre do suspeito, sem interrupções; C, de cerrar, ou seja, de fechamento, incluindo o resumo; e E, de expansão dos dados coletados ao se avaliá-los após a entrevista.
Com relação à atuação do profissional de psicologia nas questões relacionadas ao direito de família, da criança e do adolescente, julgue os itens seguintes.
Do ponto de vista psicológico, o processo de adoção pode ser um evento traumático para a criança adotada, visto que aumenta a probabilidade de a criança desenvolver problemas afetivos por ter sido privada de seus pais biológicos em momento inicial da vida, quando a capacidade de vinculação duradoura é assimilada.
Acerca da atuação do psicólogo forense em contextos de violência e vulnerabilidade, julgue os itens subsecutivos.
Ao atuar como mediador em situações de violência doméstica, o psicólogo deve adotar uma ação adversarial diante da exposição de argumentos conflitantes, e deve atentar, ainda, para o processo de vitimização, assim como para as fantasias e as assimetrias produzidas pelos cônjuges.
“A maneira de a sociedade se defender da reincidência é acolher
o condenado, não mais como autor de um delito, mas na sua
condição inafastável de pessoa humana”. (Miguel Reale Júnior, in
Novos Rumos do Sistema Criminal).
A equipe multidisciplinar que atua nos juízos responsáveis pela
Execução Penal tem, entre outras atribuições, o papel de
acompanhar, encaminhar e orientar condenados em diferentes
regimes.
A esse respeito, analise as ações a seguir:
I – capacitação profissional;
II – vagas de trabalho;
III – educação formal;
IV – medidas socioeducativas.
São ações previstas na ressocialização dos apenados:
No contexto forense, o uso de técnicas de entrevistas e a aplicação de treinamentos para entrevistadores têm possibilitado uma melhoria no desempenho dos psicólogos durante a realização de entrevistas, especificamente na detecção de mentiras. Considerando esse assunto, julgue os itens que se seguem com relação à entrevista forense.
O método PEACE, desenvolvido pela Associação dos Chefes de Polícia da Inglaterra e País de Gales e pelo Home Office, é utilizado para entrevistar suspeitos e testemunhas, com base nos conhecimentos da área de psicologia e em evidências obtidas por meio das pesquisas psicológicas, que possibilita treinar os profissionais para que identifiquem sinais comportamentais de mentiras.