Considerando que o setor competente de determinado órgão público decida pela realização de pesquisas de clima e cultura organizacionais como forma de reunir informações para o planejamento de um novo programa de gestão de desempenho organizacional e individual, julgue os itens que se seguem.
Se os resultados da pesquisa de cultura organizacional mostrarem uma concepção negativa dos trabalhadores, alta diferença interna de salários e baixa autonomia gerencial, então a cultura do órgão poderá ser categorizada, respectivamente, como individualista, marcada pela alta distância de poder e por um nível baixo de incerteza.
Anteriormente à realização de um concurso público, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão decidiu implementar um conjunto de ações de prevenção ao assédio moral, por receio de que os conflitos entre os novos e os antigos servidores resultassem na queda de desempenho institucional e individual.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Ilustram ações de prevenção ao assédio moral a redução do nível de formalidade do processo de decisão, o aperfeiçoamento do grau de organização do ambiente de tarefas do órgão, o treinamento de lideranças e a divulgação de regras explícitas de enfrentamento e punição dos casos de assédio moral.
Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Independentemente da ação planejada para o enfrentamento da resistência prevista, é fundamental que essa questão seminal não seja diretamente tratada junto dos servidores, sob pena de que disso resultem conflitos que dificultem ainda mais a ampliação da oferta dos treinamentos a distância ministrados por instrutores internos.
Acerca dos modelos de gestão de pessoas e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens seguintes.
O mapeamento de perfis profissionais por competências visa alcançar maior produtividade e adequação das pessoas em relação aos cargos e funções existentes.
Julgue os itens que se seguem, pertinentes a recrutamento e seleção de pessoal.
O recrutamento interno deve ocorrer após a busca malsucedida de novos talentos no mercado, com vistas a reforçar o valor da promoção.
Com referência a avaliação de perfil comportamental e a instrumentos psicológicos, julgue os próximos itens.
Ferramentas de assessment são adequadas para a avaliação de perfil comportamental com foco em conhecimentos técnicos para fins de seleção de candidatos para funções de assessoramento.
Acerca da atuação do psicólogo nas organizações corporativas, julgue os itens a seguir.
Um psicólogo que conduza pesquisas científicas com práticas e pesquisas de campo e aplique seus princípios em problemas existentes nas organizações pode ser considerado um cientista prático.
Acerca da atuação do psicólogo nas organizações corporativas, julgue os itens a seguir.
O psicólogo atua de forma preventiva ao planejar, conceber e ofertar serviços de saúde mental nas organizações, contribuindo para a segurança e higiene no trabalho.
Um psicólogo da companhia é o responsável pelo projeto de criação da Academia Corporativa desde a proposição do conceito de Academia até a sua implementação. Para isso, deverá definir as premissas para planejar a implementação do projeto: I. Desenvolvimento interno, reduzindo o conhecimento explícito. II. Consultores externos, absorvendo o conhecimento tácito. III. Consultores internos, transformando conhecimento tácito em explícito. IV. Consultores externos, desenvolvimento externo de talentos. V. Desenvolvimento interno, transformando conhecimento explícito em tácito. São premissas essenciais para planejar a implementação do projeto APENAS as que constam em
A mensagem que enviamos nem sempre é a mensagem que é recebida. Geralmente dependemos de pistas verbais para determinar se nossa mensagem foi compreendida da maneira que queremos.
Sobre as técnicas usadas para corrigir mal-entendidos e fazer uso da comunicação não violenta, analise as afirmativas a seguir.
I. Podemos pedir ao ouvinte que repita a mensagem em suas próprias palavras o que ele nos ouviu dizer.
II. Demonstrar empatia com um ouvinte que não queira atender a seu pedido.
III. Fazer solicitações desacompanhadas dos sentimentos e das necessidades do solicitante.
Está correto o que se afirma em
Ações de responsabilidade ambiental e sustentabilidade estão na pauta de muitas empresas, em consonância com a preocupação mundial com o uso racional e sustentável dos recursos naturais do planeta.
Assinale a opção que apresenta estratégias de sustentabilidade a serem adotadas no cotidiano da empresa.
Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde.
A ergonomia é um dos aspectos da psicologia do trabalho que mais podem se beneficiar de equipes interdisciplinares, porque visa preservar a saúde do trabalhador e, ao mesmo tempo, incrementar a produtividade e o bom uso de equipamentos.
Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.
A formação e a evolução de grupos de trabalho, formais ou informais, passam pelo estágio da tormenta, que se define como o período durante o qual os membros disputam a liderança e impõem os próprios valores e ritmos de trabalho, chegando-se à exigência da dissolução do próprio grupo.
Considerando o planejamento estratégico e a gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
A gestão de pessoas fornece insumos para o processo de formulação da estratégia em termos de disponibilidade de pessoas e de competências profissionais necessárias à implementação da própria estratégia.
Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
O modelo dos fatores de higiene e de motivação de Herberg estabelece uma única escala de avaliação que varia de insatisfação à satisfação, na qual o ponto médio é a não satisfação ou a não insatisfação.