Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.
Do ponto de vista da psicologia, a aprendizagem ocorre nos níveis individual, coletivo e organizacional, sendo as organizações ambientes de aprendizagem multinível.
No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.
O papel do coach é prover estímulos e conselhos que auxiliem o coachee a expressar potenciais não desenvolvidos em sua vida.
Acerca de gestão por competências nas organizações, julgue o item seguinte.
Instrumentos de avaliação das competências podem ser centrados em conhecimentos, habilidades e atitudes, assim como em metas e objetivos, e orientam-se ao desenvolvimento do indivíduo nas organizações.
Acerca de gestão de desempenho nas organizações, julgue o item subsequente.
A escala de avaliação baseada na classificação comportamental destina-se a medir a frequência de cada um dos comportamentos de grau de importância similar esperados do indivíduo em seu desempenho no trabalho.
Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.
O setor responsável pela implantação da referida política deverá optar por forças tarefas e pela hierarquia organizacional para a exploração e transferência e para a aquisição e acumulação dos conhecimentos tácitos dos servidores, respectivamente.
Considerando que o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público tenha sido incumbido do planejamento de um sistema de seleção interna para a ocupação de postos gerenciais, julgue o seguinte item.
Com vistas a aferir capacidades e comportamentos de natureza interpessoal exigidos dos gestores, o setor de gestão de pessoas poderá utilizar, respectivamente, testes de aptidão e técnicas de dramatização.
Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.
Ainda que não resulte no aumento da produtividade e na redução do absenteísmo e da rotatividade na organização, o enriquecimento vertical e horizontal de cargos eleva a motivação intrínseca dos trabalhadores e sua satisfação com o trabalho.
Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.
Quase-experimentos são úteis à avaliação da efetividade de intervenções organizacionais, pois permitem, por exemplo, comparar o comportamento dos trabalhadores antes e após a intervenção ou comparar o comportamento de um grupo de pessoas submetido ao programa com outro, alheio à intervenção.
Qual é o teórico da comunicação organizacional que descreveu que “a comunicação é a função organística, interpessoal e organizacional essencial e predominante, isto é, a entrada, o processamento e a saída programáticos da 'informação’”?
Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue os próximos itens.
A mudança de atitudes e de percepções causadoras de sofrimento em pessoas com deficiência no ambiente de trabalho pode ser adequadamente trabalhada em terapias grupais, utilizando-se o questionamento socrático e evidenciando-se distorções cognitivas embasadas em crenças mal adaptativas.
A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.
A comunicação entre as pessoas é o meio pelo qual os contatos interpessoais são estabelecidos e, quando bem sucedida no contato inicial, a relação interpessoal resultante é duradoura.
Um funcionário de trinta e dois anos de idade, recém-aprovado em concurso público, iniciou suas tarefas em um setor importante, com alta demanda e alta visibilidade em termos de competência e agilidade na realização do trabalho diário. Em dois meses de atividade, entretanto, procurou assistência psicológica ao perceber mudanças em seu próprio comportamento — insônia, inapetência, ansiedade, taquicardia e humor deprimido — que atribuiu ao novo trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens, no que se refere ao quadro clínico e às técnicas interventivas para esse caso.
As tensões decorrentes do trabalho favorecem igualmente o adoecimento entre trabalhadores, considerando-se que as respostas do organismo para atender a demandas como complexidade da tarefa implicam a liberação de corticosteroides e a consequente aceleração do ritmo cardíaco, dos processos respiratórios e a supressão do sistema imune.
Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os itens a seguir.
Prover feedbacks contingentes às ações dos empregados, ofertar aos superiores treinamentos gerenciais e adotar políticas de participação nas decisões organizacionais são exemplos de ações que tendem a elevar o desempenho dos indivíduos por manipularem, respectivamente, suas capacidades, motivações e condições de trabalho.
Considerando que, frustrado com os resultados das ações de qualidade de vida empreendidas em um determinado órgão público, o setor competente opte por elaborar um programa preventivo, julgue os itens seguintes.
O programa preventivo de qualidade de vida no trabalho deverá atuar nas causas que comprometem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, focar o indivíduo como agente de transformação do contexto psicossocial de trabalho, e advir da percepção do coletivo de trabalhadores da organização.
Ante os resultados de uma pesquisa de planejamento da força de trabalho que apontam para a iminência de que 27% de seu corpo de servidores estejam aposentados nos próximos cinco anos, determinado órgão público optou pelo desenvolvimento de um programa de preparação para a aposentadoria.
A partir dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Quando da demonstração da importância do programa para os servidores, deve-se evitar convidar tanto ministrantes externos, pois suas vivências profissionais são distintas das experimentadas no órgão, quanto servidores aposentados que não lograram êxito na superação das adversidades da etapa profissional em foco, dado o risco de que o resultado esperado dos participantes sofra algum viés.