O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem
e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser
cuidadosamente realizadas.
Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro
didático, analise as afirmativas a seguir.
I. Não deve propiciar situações textuais de preconceitos
discriminatórios.
II. Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias
apresentadas.
II. Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente
eficazes.
Está correto o que se afirma em
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
A ação pedagógica no contexto dos projetos sociais está voltada à inserção social dos sujeitos envolvidos, razão por que dispensa a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos.
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
A ação em projetos sociais parte do pressuposto de que a educação não está ligada apenas ao ambiente escolar. Suas práticas estão vinculadas a todas as relações de socialização no dia a dia do indivíduo e alinhadas à realidade em que o sujeito está inserido.
A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado que visam eliminar as barreiras que possam obstruir
o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou
superdotação.
A alternativa que apresenta uma afirmativa NÃO compatível com atendimento educacional especializado é:
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
A gestão do conhecimento está associada à evolução da teoria organizacional e se restringe à adoção de práticas gerenciais que visem aprimorar comportamentos individuais e transformar a organização em um ambiente favorável ao cumprimento das regras nela estabelecidas.
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
A educação, no cenário atual, congrega aspectos formais, não formais e informais, mas, a depender da concepção do profissional, as práticas contempladas em projetos sociais tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente, não concretizando sua função principal.
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
a construção do conhecimento voltada a constituir a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento.
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.
A construção e execução do Projeto Pedagógico — PP, precisa ser sustentado por um acompanhamento contínuo e sistemático da equipe gestora. Fazem parte desse processo de acompanhamento as seguintes ações:
I. Reunião periódica com toda a escola e com os pais dos alunos para avaliação e replanejamento do projeto pedagógico e do plano de trabalho da escola.
II. Reunião em dia fixo, que faça parte da programação normal da escola, com os problemas, para estudo teórico e discussão de questões praticas.
III. Supervisão da qualidade dos recursos didáticos disponíveis, observando sua variedade, sua adequação ao número de alunos e dos objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica.
IV. Supervisão do uso do tempo e do espaço escolar, verificando sua adequação aos objetivos e conteúdos curriculares.
V. Acompanhamento do desenvolvimento de projetos pedagógicos pela comunidade.
Das afirmações apresentadas:
Pensar no processo de construção de um Projeto
Pedagógico — PP, requer uma reflexão inicial sobre
seu significado e importância. Os seguintes princípios
fazem parte na construção dos PP:
I. Ampla liberdade dos currículos.
II. Flexibilidade na composição dos conteúdos a serem
trabalhados.
III. Avaliação formativa ao longo do processo de
aprendizagem.
IV. Definir metas de avaliação na intenção de classificar a
aprendizagem dos alunos.
Das afirmações apresentadas:
No trabalho por projetos, a articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares pré- estabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos. Sua função é favorecer
I. a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares.
II. a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses.
III. o tratamento aleatório da informação pesquisada pelos estudantes.
IV. procedimentos de diferentes tipos que permitam aos estudantes organizar seu próprio conhecimento.
Assinale a afirmativa que apresenta a análise INCORRETA:
Na Fundação Educacional Laranjeiras, 50% das reuniões deste semestre visaram a construção do Projeto Político Pedagógico. A nova gestão pretende ser bastante democrática em todas as suas ações. Para isso, o Projeto Político Pedagógico poderá contribuir para mudanças significativas, se considerar que
I. toda a comunidade deve participar da construção desse Projeto, que foi demandado pelo órgão gestor.
II. funcionários em geral, gestores, estudantes e suas famílias ficarão todos responsáveis pela tarefa de construir o Projeto.
III. a elaboração do Projeto só se dá através de um processo de construção coletiva, envolvendo toda a comunidade da Fundação.
IV. a Fundação pode abrir mão das decisões inerentes a ela, pois, com isso, conquista sua autonomia e especificidade.
Assinale
Um projeto pedagógico, na perspectiva de Freire, deve tomar o homem como um ser de relações, temporalizado e situado. Isso significa que o projeto pedagógico deve
Uma dimensão essencial à atuação do pedagogo na empresa é o trabalho em equipe. Algumas variáveis estruturais e organizacionais do trabalho em equipe são definidas a seguir.
Aquela que se refere à coesão grupal é a que
A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes