Considere o programa abaixo escrito na linguagem Java:
Qual a afirmativa correta?
Os servidores de aplicação Java EE completos geralmente possuem contêiner web e contêiner EJB. Porém, alguns servidores, em relação a estes dois, possuem apenas contêiner web, como é o caso do
A Programação Orientada a Objetos - POO tem alguns mecanismos para garantir maior segurança no código. Mais especificamente, nos casos dos atributos de classes, a recomendação é utilizar a visibilidade private para os atributos de uma classe. Assim, considerando que uma classe tenha sido criada com a visibilidade private,
Em um código-fonte de um programa construído com base na orientação a objetos, há um método M abstrato não-estático em uma classe C. Isso significa que
O Polimorfismo, um dos Pilares da Programação Orientada a Objetos - POO,
No modelo dimensional, composto por tabelas fato e tabelas dimensão,
Um Caso de Uso é uma especificação de uma sequência de interações entre um sistema e os agentes externos que utilizam o sistema. Há vários formatos de descrição de Caso de Uso propostos na literatura, assim como vários graus de abstração utilizados.
Considere a descrição de Caso de Uso abaixo.
O Cliente chega ao caixa eletrônico e insere seu cartão. O Sistema requisita a senha do Cliente. Após o Cliente fornecer a senha e esta ser validada o Sistema exibe as opções de operações possíveis. O Cliente opta por realizar um saque. Então o Sistema requisita o total a ser sacado. O Sistema fornece a quantia desejada e imprime o recibo para o Cliente.
Trata-se de uma descrição
Na orientação a objetos, para que um atributo de uma classe C possa ser acessado apenas por qualquer método de C ou por qualquer método definido em subclasses
de C, sua visibilidade deve ser
Considere o fragmento de uma página web abaixo, desenvolvido com Bootstrap4, onde todas as bibliotecas necessárias foram importadas no cabeçalho da página.

Quando a janela (tela) tiver
Na plataforma Microsoft COM (Component Object Model), todos os componentes devem implementar a interface:
Sobre os pilares da Programação Orientada a Objetos (POO), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Polimorfismo protege o acesso direto (referência) aos atributos de uma instância, fora da classe onde estes foram declarados.
II. Herança usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos.
III. Encapsulamento permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam.
A herança é um dos pilares da Programação Orientada a Objetos, que permite criar uma nova classe a partir de uma classe existente. Considerando o conceito de herança, avalie as afirmações abaixo.
I. Herança é uma propriedade que facilita a implementação de reuso;
II. Quando uma subclasse é criada, essa herda todas as características da superclasse, não podendo possuir propriedades e métodos próprios;
III. Herança múltipla é uma propriedade na qual uma superclasse possui diversas subclasses.
Quais dos itens acima são verdadeiros?
Julgue o próximo item, relativo ao paradigma de programação orientada a objetos (POO).
No POO com base em classes, todos os objetos são instâncias das classes que descrevem as propriedades (atributos) e os comportamentos (métodos) dos objetos.
A programação orientada a objetos diz respeito a um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens, como C# e Java, a qual procura aproximar o sistema que está sendo criado ao que é observado no mundo real, e um objeto contém características e ações, assim como se vê na realidade.
A vantagem do modelo orientado a objetos é:
Em relação à programação orientada a objetos, assinale a afirmação correta.