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Um Analista de Sistemas atua no desenvolvimento de software utilizando diferentes processos e metodologias cujas características são:

I. A fase de transição se concentra nas atividades necessárias para colocar o software nas mãos dos usuários. Tipicamente, essa fase inclui várias iterações, incluindo versões beta, versões de disponibilidade geral, além de correções de erros e lançamentos de aprimoramento. Um esforço considerável é gasto em atividades ligadas ao usuário: documentação de sistema, treinamento e suporte no uso inicial do produto. Neste ponto, no entanto, o feedback do usuário deve limitar-se principalmente a problemas de ajuste, configuração, instalação e usabilidade do produto.

II. Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. A transparência requer que estes aspectos tenham uma definição padrão comum para que os observadores compartilhem um mesmo entendimento do que está sendo visto. Por exemplo: uma linguagem comum referindo-se ao processo deve ser compartilhada por todos os participantes; e aqueles que realizam o trabalho e aqueles que inspecionam o incremento resultado do trabalho devem compartilhar uma definição comum de Pronto.

III. A implementação inicial do software apoia duas atividades do processo de engenharia de requisitos: a) levantamento de requisitos, pois os usuários podem realizar experiências para ver como o sistema apoia seu trabalho, podendo ter novas ideias para os requisitos, identificar pontos positivos e negativos do software e até propor novos requisitos de sistema; b) validação de requisitos, pois a implementação pode revelar erros e omissões nos requisitos propostos, levando os usuários a crerem que sua visão inicial era incorreta e incompleta e dando a eles oportunidade de fazerem ajustes na especificação de sistema para refletir sua compreensão alterada dos requisitos.

IV. O cliente está sempre participando do desenvolvimento do sistema; testes de unidade e de aceitação fornecem feedback sobre o sistema; oportunidades e problemas são identificados o mais rápido possível; os códigos são integrados e testados constantemente, para o caso de algum problema ser detectado, poder ser corrigido imediatamente.

As características I, II, III e IV são, respectivamente,

Para aplicar valores e princípios do XP (Extreme Programming), durante os processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software, se propõe uma série específica de práticas. Assinale a alternativa que apresenta algumas dessas "boas práticas" utilizadas tradicionalmente em projetos, usando XP.

Considere as seguintes afirmações sobre princípios ou práticas da XP (Extreme Programming).

I - Um representante do usuário final do sistema (cliente) deve estar disponível todo o tempo à equipe de XP. Em um processo de Extreme Programming, o cliente é um membro da equipe de desenvolvi-mento e é responsável por levar ao grupo os requi-sitos de sistema para implementação.
II - Todos os desenvolvedores devem refatorar o código continuamente, assim que encontrarem oportunidades de melhorias de código.
III - Os desenvolvedores trabalham em todas as áreas do sistema, de modo que não se desenvolvam ilhas de expertise. Todos os desenvolvedores têm responsabilidade em relação ao código; qualquer um pode mudar qualquer coisa.

Quais estão corretas?

Um dos métodos de desenvolvimento de software mais conhecido e utilizado é o extreme programming (XP). Esse consiste em um modelo

Com relação à qualidade de software, julgue os itens a seguir.

Na extreme programming, como não há especificação de sistema que possa ser usada por equipe de teste externa, a característica de test-first exige que os implementadores de tarefa compreendam detalhadamente a especificação de comportamento da funcionalidade em desenvolvimento, a fim de que possam escrever o teste para o sistema.

A respeito da metodologia XP (Extreme Programming), julgue os itens que se seguem.

O ritmo ágil de desenvolvimento de softwares é uma prática usada para favorecer a entrega das releases quando grandes volumes de horas extras são tolerados.

Julgue o próximo item, referente às metodologias de desenvolvimento de software.

Na XP (Extreme Programming), programadores trabalham em pares, e requisitos são expressos como cenários, denominados histórias de usuários, os quais são implementados como uma série de tarefas.

A respeito da metodologia XP (Extreme Programming), julgue os itens que se seguem.

Para apoiar a equipe de desenvolvimento, é uma prática o uso do cliente on-site em tempo integral.

Julgue o seguinte item, relativos à gestão ágil de projetos com XP (extreme programming).

A integração contínua descrita na XP pode fazer parte do processo de desenvolvimento de software que utiliza o Scrum, pois, à medida que as entregas sejam realizadas na Scrum, pode-se validá-las por meio de testes automatizados.

Um Analista está trabalhando em um projeto de desenvolvimento de software utilizando o método Extreme Programming (XP) e executando testes com base no ciclo definido no Test-Driven Development (TDD). Nesse ciclo,

Um Analista de Sistemas do Tribunal Superior do Trabalho − TST, de modo hipotético, necessitou aplicar princípios ágeis e de controle usando elementos de três modelos, em processos de manutenção de software. Considere:

I. Dividir o cronograma em iterações time-box ou ciclos (sprints).

II. Orientar o trabalho a eventos ao invés de limite de tempo.

III. Aplicar a programação em pares, integração contínua, orientação a testes (TDD), revisão de código e todas as demais prescrições antes da implantação.

As características acima correspondem, respectivamente, a

Considere que um Analista esteja participando de um projeto que utiliza as melhores práticas da Extreme Programming − XP. No início de uma iteração a equipe de desenvolvimento, da qual o Analista fazia parte, convidou o cliente a escrever as funcionalidades que desejava no sistema em pequenos cartões chamados user stories. Depois disso, a equipe de desenvolvimento estimou o tempo e o custo de cada funcionalidade para o cliente. O cliente foi informado do tempo e custo, e foi solicitado a decidir a prioridade em que cada user story deveria ser desenvolvida.

Esta prática XP é conhecida como

Considere que um sistema está sendo desenvolvimento na Defensoria Pública e algumas das práticas adotadas são listadas a seguir:

− O Time de Desenvolvimento funciona de forma auto-organizada, sendo composto por profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão do sistema que seja funcional e que incrementa o produto “Pronto" ao final de cada sprint. Somente quem integra o Time de Desenvolvimento cria incrementos.

− Para desenvolver o sistema podem ser criadas várias sprints. Cada sprint é uma iteração que segue o ciclo PDCA. Ao final de cada sprint bem sucedida o time terá produzido um incremento potencialmente integrável, ou seja, com qualidade, testado, completo e pronto, por isso são realizadas reuniões de planejamento para definir a meta de cada sprint.

− O desenvolvedor escreve um teste que falha, faz este teste passar da maneira mais simples possível e, por fim, refatora o código. Esta prática visa a criação de código limpo, atuando como uma ferramenta de apoio na qualidade do desenvolvimento de sistema.

Um Técnico em Informática afirma, corretamente, que

Julgue os itens que se seguem, acerca de metodologias de desenvolvimento de software XP (extreme programming).

A programação em pares, em que os desenvolvedores atuam

avaliando entre si o trabalho do outro, é uma prática da

metodologia XP.

No que se refere ao ciclo de vida do software e às metodologias para o seu desenvolvimento, julgue os próximos itens.

Em XP (Extreme Programming), as user stories não objetivam definir o escopo global do sistema, mas avaliar a complexidade de cada uma de suas partes a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema.

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