Considere as seguintes afirmações sobre princípios ou práticas da XP (Extreme Programming).
I - Um representante do usuário final do sistema (cliente) deve estar disponível todo o tempo à equipe de XP. Em um processo de Extreme Programming, o cliente é um membro da equipe de desenvolvi-mento e é responsável por levar ao grupo os requi-sitos de sistema para implementação.
II - Todos os desenvolvedores devem refatorar o código continuamente, assim que encontrarem oportunidades de melhorias de código.
III - Os desenvolvedores trabalham em todas as áreas do sistema, de modo que não se desenvolvam ilhas de expertise. Todos os desenvolvedores têm responsabilidade em relação ao código; qualquer um pode mudar qualquer coisa.
Quais estão corretas?
Enquanto o processo de desenvolvimento Scrum usa sprints formais (ciclos de trabalho) com funções específicas atribuídas, o Kanban
Julgue o próximo item, a respeito de noções sobre gerenciamento de projetos com PMBOK e gestão ágil de projetos com Scrum.
Diferentemente do Scrum, que não aborda o controle de riscos, o PMBOK inclui processos afetos ao gerenciamento dos riscos, com vistas a reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.
Acerca de microsserviços e práticas ágeis, julgue os itens a seguir.
Situação hipotética: Uma empresa possui um grande sistema com todas as suas funcionalidades em uma aplicação que acessa um banco de dados. A aplicação foi desmembrada em várias outras, em formatos de contêineres que podem ser provisionados, iniciados e parados sob demanda em ambientes de homologação e desenvolvimento, porém, em produção, o deploy é feito manualmente. Assertiva: Nessa situação, configura-se um ambiente que possui práticas de entrega contínua.
Kanban é um dos métodos ágeis de desenvolvimento de software em que se utilizam mecanismos de gestão visual para a aplicação incremental de melhorias no processo de trabalho (Prikladnicki, 2014). Sobre a implantação e o funcionamento do método Kanban, assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes assertivas sobre o framework Scrum:
I. Emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.
II. Fundamenta-se em teorias empíricas de controle de processo, como, por exemplo, na transparência.
III. São valores fundamentais do Scrum: comprometimento, coragem, foco, transparência e respeito.
Quais estão corretas?
Julgue o próximo item, a respeito das metodologias ágeis Scrum e Kanban.
Em um desenvolvimento ágil sob a metodologia Scrum, deve-se fazer uma reunião diária, chamada daily Scrum, que terá a finalidade de resolver os problemas que forem identificados e não solucionados no dia de trabalho anterior.
Assinale a alternativa correta considerando as responsabilidades e os papéis na metodologia SCRUM.
Sobre o cancelamento de uma Sprint, no framework Scrum, afirma-se que:
Considere as seguintes afirmações sobre princípios dos métodos ágeis.
I - Os clientes devem estar totalmente envolvidos no processo de desenvolvimento. Seu papel é fornecer e priorizar novos requisitos do sistema e avaliar suas iterações.
II - Embora as habilidades da equipe devam ser reconhecidas e exploradas, seus membros não devem desenvolver maneiras próprias de trabalhar, podendo o processo ser prescritivo.
III - Deve-se ter em mente que os requisitos do sistema irão mudar, por isso, o sistema deve ser projetado de maneira a acomodar essas mudanças.
Quais estão corretas?
De acordo com o framework Scrum, o artefato descrito como uma lista de tarefas que o Scrum Team se compromete a fazer em um Sprint é denominado:
A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.
Nas metodologias de desenvolvimento ágeis, mudanças em requisitos são bem recebidas, mesmo em fases mais avançadas do desenvolvimento.
Julgue o próximo item, a respeito das metodologias ágeis Scrum e Kanban.
A implementação de um Kanban pressupõe a definição de um fluxo de trabalho pela equipe, o qual poderá ser revisto, mediante a inclusão ou a retirada de estágios, à medida que o trabalho evoluir.
Com relação aos valores relacionados ao desenvolvimento ágil de software, NÃO se pode incluir:
Um dos métodos de desenvolvimento de software mais conhecido e utilizado é o extreme programming (XP). Esse consiste em um modelo