Não é um dos processos que compõe uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar:
Ao conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, denomina-se:
As reuniões de pais se configuram como um momento especial de parceria entre a família e a escola. É importante destacar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a obrigação de a Escola articular encontros com as famílias para que os pais possam conhecer e participar das definições pedagógicas, assim como da vida escolar de seus filhos.
Considerando o contexto do cartum e a importância de a Escola estabelecer vínculos e estreitar a convivência com as famílias, analise as asserções a seguir:
I. Na gestão democrática, as reuniões de pais se resumem a transmitir recados, informações e decisões já tomadas sobre a escola.
II. É importante que haja um planejamento, com pauta, horário e local definidos previamente, a cada ano letivo, garantindo, assim, o envolvimento dos pais nos objetivos escolares.
III. As reuniões de pais e professores devem assumir um caráter protocolar, com atrativos para os pais, como lanches e brindes, de modo a não desgastar a relação com os pais.
IV. De forma a chamá-los para a reunião, a gestão democrática deve contribuir com o aumento das possibilidades de participação compartilhada com os pais, com o objetivo de corresponsabilidade da família no processo educacional dos estudantes.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem. De acordo com o Código de Ética, são responsabilidades do psicopedagogo: I. Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos. II. Preservar a identidade do cliente nos relatos. III. Assinar qualquer procedimento psicopedagógico realizado por terceiros. IV. Fornecer definição clara do seu parecer ao cliente. Estão corretas apenas:
No processo de democratização da escola pública, a ação do Conselho Escolar torna-se político-pedagógica, pois se expressa numa ação sistemática e planejada, com o intuito de interferir sobre a realidade, transformando-a. Nessa prática, o foco principal é o:
Em uma situação de produção de escrita espontânea, uma aluna fez uma lista de animais conhecidos, conforme transcrito abaixo:
Caxorino (CACHORRINHO)
uso (URSO)
ra (RÃ)
pasarino (PASSARINHO)
Com relação à escrita das palavras acima, pode-se afirmar que a escrita da aluna corresponde ao nível descrito corretamente na alternativa:
"Um dos aspectos mais interessantes do jogo é sua semelhança com muitas situações da vida real, que também envolvem tomada de decisões em função de determinado objetivos em contextos limitadores."
(SANTOS, Simone Cardoso, 2010)
Tal afirmação relaciona a ludicidade à aprendizagem:
"É determinada pelas características ambientais que permitem aos indivíduos reconhecer a identidade e as funções dos espaços, assim como definir estratégias para seu deslocamento e uso. São importantes, a forma, a iluminação, as cores e a disposição dos lugares e equipamentos, assim como as informações escritas ou desenhos - letreiros, mapas, imagens- que auxiliam na compreensão dos lugares". Trata-se do conceito de:
Tem sido observado em todas as regiões do país um processo de juvenilização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. (DI PIERRO, JOIA e RIBEIRO, 2001).
Tal fato, de acordo com as autoras, deve-se à(ao):
Para Celso Vasconcellos, os conselhos de classe são importantes estratégias na busca de alternativas para a superação dos problemas pedagógicos. Para tanto, o enfoque principal dessas reuniões deve ser o(a):
Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1.Educação de Jovens e Adultos 2.Educação Especial 3.Educação Profissional e Tecnológica 4.Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Observe a imagem a seguir.
O cartaz refere-se à
Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido "ao povo e ao governo", esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.
D. Saviani. O legado educacional do "Longo Século XX" brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.
A centralidade do aluno no processo educativo, em uma perspectiva de aprendizagem que valoriza a vinculação dos saberes escolares com a vida cotidiana, a experiência prática e o inquérito e a reflexão crítica são aspectos integrantes da filosofia subjacente à proposta de uma Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira.
Observe o gráfico, a seguir, referente à pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais.
Com base no gráfico, considere as afirmativas a seguir.
I.A maior parte do problema está no desinteresse de professores e alunos.
II.A família é responsável direta pelo o sucesso do processo educativo.
III.O emprego é um obstáculo para obtenção de melhores resultados no ciclo escolar.
IV.A iniciação sexual e seus possíveis efeitos pouco impactam a trajetória escolar.
Assinale a alternativa correta.
Observe o gráfico, a seguir, referente à pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais.
Com base no gráfico, considere as afirmativas a seguir.
I.A maior parte do problema está no desinteresse de professores e alunos.
II.A família é responsável direta pelo o sucesso do processo educativo.
III.O emprego é um obstáculo para obtenção de melhores resultados no ciclo escolar.
IV.A iniciação sexual e seus possíveis efeitos pouco impactam a trajetória escolar.
Assinale a alternativa correta.