Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 53 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Luckesi (1990) “a educação é um típico 'que-fazer' humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é e nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade." Dessa forma, podemos afirmar que as relações entre Educação e Filosofia parecem ser

A organização de uma aula deve contemplar e pensar não só nos objetivos e métodos de ensino, mas no foco da aula: o aprendizado do aluno. Nesse sentido, o professor do Ensino Fundamental deverá pensar as suas aulas para que essas possam promover, exceto:

Para desenvolver a oralidade com os alunos, o Professor poderá solicitar aos alunos que repitam várias vezes a seguinte prática pedagógica:

No contexto das capacidades linguísticas essa formação folclórica pode ser corretamente conceituada como:

Acerca da função do professor no Atendimento Educacional Especializado ao aluno com Deficiência Intelectual, julgue os itens abaixo: I. Organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual e que estimulem o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem II. Produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos na sala de aula do ensino regular. III. Focalizar as atitudes do aluno diante da aprendizagem propiciando o desenvolvimento de ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social.

Ensinar História requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços. Requer questionamento sobre a natureza, a origem e o lugar ocupado por esses diferentes saberes que norteiam e asseguram a prática em sala de aula. Para que isso aconteça, é necessário ao professor considerar: a) Os saberes que intervêm no processo educativo são provenientes de diversas fontes. b) O objetivo do ensino da História é reconstruir, explicar e compreender o seu objeto que é a história real. c) Docentes e discentes são sujeitos da ação pedagógica. d) É sempre um movimento permeado por contradições. Assinale a alternativa correta

No livro “The Road Ahead” encontramos a seguinte frase: “Nós sempre superestimamos a mudança que vai ocorrer em dois anos e subestimamos a que vai ocorrer nos próximos dez. Não se deixe adormecer pela inércia”. Portanto, “mão na massa” que o futuro a você pertence e lembre-se: Não subestime ninguém e nada, mas também não superestime. Simplesmente faça acontecer.” O referido livro foi escrito pelo fundador da Microsoft, conhecido por:

Celso Antunes, em seu livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, afirma que existem quantas formas de inteligência?

Grêmio Estudantil, APMF ou APP, Conselho escolar, existem para:

O pedagogo Fabrício coordenou a elaboração do PDE participativo, construindo uma estrutura para a execução e o monitoramento dos planos de ação, envolvendo o Comitê Estratégico, o coordenador do PDE, os líderes de objetivos, os gerentes de planos de ação e os membros das equipes dos planos de ação. Para operacionalizar a estrutura de monitoramento e avaliação, O MEC aconselha que:

De acordo com Quadros (2004), a morfologia tradicional tem basicamente duas áreas de investigação. A esse respeito, assinale a alternativa em que constem essas duas áreas.

Os currículos de intervenção precoce centralizam-se nas áreas do desenvolvimento global da criança, constituem um guia curricular que serve de base para a organização de planos individuais de intervenção precoce multidisciplinar. Assinale a alternativa correta para o componente curricular "Experiências Significativas".

Organizar o processo de matrícula em uma escola é bastante trabalhoso, pois envolve a organização de data e prazos, a definição do número de turmas em função da capacidade física que se tem para receber os estudantes.

A respeito desse tema e considerando-se as orientações legais, avalie as asserções a seguir:

I. A matrícula deve ser cancelada quando o estudante deixar de comparecer à Escola por 30 dias consecutivos, após o início das aulas.

II. A matrícula de estudantes transferidos de outra escola pode ser feita em qualquer época do ano, considerando a disponibilidade de vaga da instituição.

III. A matrícula dos estudantes deve ser feita anualmente e não pode haver qualquer forma de preferência ou discriminação dos estudantes em função da sua origem, gênero, cor, etnia e idade.

IV. A matrícula da população em idade escolar ao Ensino Fundamental é formalizada pelo Cadastro Escolar e, no seu ato, cabe aos professores da Escola entregar, por escrito, cópia das responsabilidades dos pais.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

A Teoria Interpretativa possui três postulados básicos: a percepção, a desverbalização e a reverbalização. Marque a 2ª coluna em relação a 1ª coluna e assinale a alternativa correspondente.

I. PERCEPÇÃO

II. DESVERBALIZAÇÃO

III. REVERBALIZAÇÃO

( ) É o abandono imediato e intencional das palavras e retenção da representação mental/cognitiva da mensagem (conceitos, ideias, etc...).

( ) Propicia a produção de um novo enunciado na língua-alvo.

( ) Envolve a escuta da mensagem e apreensão de seu significado por um processo contínuo de análise.

Tendo em vista a importância da utilização da tecnologia computacional na área educacional, é indiscutível e necessária, seja no sentido pedagógico, seja no sentido social. Dessa forma […]

Assinale a alternativa correta que completa o raciocínio acima.

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282