Nas atividades de auditoria realizadas no âmbito do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, é necessário dar a devida atenção à Garantia da Qualidade, considerada um processo de avaliação que deve:
Uma equipe de auditoria foi designada para um trabalho em uma sociedade empresária fabricante de equipamentos eletrodomésticos. Um dos auditores ficou responsável por apresentar uma minuta de planejamento de procedimentos para auditoria dos estoques de produtos acabados. O objetivo era gerar evidências quanto à integridade dos custos de produção alocados no período em análise.
O auditor indicou na minuta os seguintes procedimentos substantivos:
I. Procedimentos analíticos.
II. Inspeção física dos estoques de produtos acabados.
III. Circularização junto a fornecedores de matérias-primas.
IV. Teste de corte (cutoff) do custo de produtos acabados.
Os procedimentos adequados ao referido objetivo de auditoria são apenas
Durante um trabalho de auditoria que foi adequadamente planejado, o executivo chefe de auditoria concluiu que a administração da entidade auditada aceitara um nível de risco que não deveria ter aceitado, em decorrência dos potenciais impactos negativos para a organização. Apesar de ter discutido o assunto com a alta administração da entidade auditada, o executivo chefe de auditoria avaliou que a questão não tinha sido resolvida.
Nessa situação, as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna orientam que o executivo chefe de auditoria deve:
Durante um trabalho de auditoria financeira, ao analisar a conta de despesa com manutenção de equipamentos industriais, o auditor observou que o valor com a aquisição de uma máquina embaladora havia sido debitado nessa conta.
Nessa situação, são aplicáveis
Risco de auditoria é o risco de que o relatório de auditoria seja inapropriado.
De acordo com os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público (NBASP 100), este risco deve ser gerenciado:
Julgue os itens a seguir, de acordo com a NBC TA 230, no que se refere à documentação de evidências de auditoria.
I O auditor deve preparar documentação de auditoria suficiente para permitir que todos entendam o trabalho executado.
II A documentação de auditoria não precisa ser registrada em papel.
III A documentação de auditoria deve incluir apenas os documentos elaborados pelo próprio auditor.
Assinale a opção correta
Ao apresentar um relatório com os resultados de um trabalho de auditoria interna, um auditor precisou revisar três vezes o relatório em decorrência de erros detectados, o que acabou atrasando a conclusão de um projeto relacionado ao objeto da auditoria. Nessa situação, os requisitos de qualidade das comunicações dos trabalhos de auditoria afetados foram:
Com relação a um trabalho de auditoria inicial, em que as demonstrações contábeis do período anterior não foram auditadas, analise as situações a seguir.
I. O auditor concluiu que os saldos iniciais contêm distorção que afeta de forma relevante as demonstrações contábeis do período corrente e o efeito da distorção não é devidamente registrado.
II. O auditor concluiu que políticas contábeis do período corrente não estão aplicadas de maneira uniforme em relação aos saldos iniciais, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
III. O auditor concluiu que uma mudança nas políticas contábeis não está devidamente registrada, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Assinale a opção que indica as situações em que o auditor deve expressar opinião com ressalva ou adversa.
Por circunstâncias comprovadamente alheias à vontade de Pedro, que atuou como ordenador de despesas no Município Alfa, situado no Estado do Amazonas, as quais decorreram de caso fortuito, tornou-se materialmente impossível o julgamento de mérito das contas que apresentou. Nesse caso, o Tribunal de Contas deve:
Com relação à evidência de auditoria no setor público, tomando como base a NBC TA 500, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com as Normas de Auditoria, representam os fatores que alteram a natureza, a época e a extensão do planejamento de auditoria, EXCETO
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Sistemas de controle interno bem planejados são a garantia plena de prevenção de fraudes e de erros de atos não intencionais
PORQUE
II - um planejamento bem construído dos controles internos irá delinear a segregação de operações em fases distintas, confiando a diferentes agentes públicos a execução das mesmas.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
De acordo com o planejamento da auditoria de demonstrações contábeis e os riscos de distorção relevante, conforme definido pela NBC TA 300 e pela NBC TA 315, assinale a alternativa que não se caracteriza como responsabilidade do auditor no setor público.
A confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria e, portanto, da própria auditoria é influenciada pela sua fonte e sua natureza e pelas circunstâncias nas quais são obtidas, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, quando relevante. A norma brasileira de contabilidade que trata do tema (NBC TA 500 (R1)), embora reconhecendo que podem existir exceções, relaciona algumas generalizações sobre a confiabilidade da evidência de auditoria que podem ser úteis, entre elas, a seguinte:
A determinação de materialidade pelo auditor é uma
questão de julgamento profissional e é afetada pela percepção
do auditor das necessidades de informações
financeiras dos usuários das demonstrações contábeis,
portanto