Um dos modelos de gestão, também aplicáveis à área pública, é o de gestão por competências. De acordo com tal modelo, é necessário realizar um diagnóstico ou mapeamento para
O processo contínuo de negociação, acompanhamento e renegociação de metas, individuais e grupais, com foco nos resultados organizacionais e que gera subsídios para recompensar desempenhos superiores é a(o)
Um aluno de graduação em Administração está fazendo um estudo sobre os times brasileiros de futebol, com base em uma análise das capacidades estratégicas. Na primeira etapa de sua pesquisa, o aluno optou por discriminar os recursos iniciais dos times.
Assinale a opção que apresenta um exemplo de recurso inicial.
Dentro dos métodos de controle, uma das questões é a capacidade ou não de utilizarmos métodos estatísticos para fazer uma avaliação correta e eficiente do processo que estamos controlando. Sobre o método de controle censitário, pode-se afirmar:
Após a execução de um projeto previsto no orçamento, constrói-se um relatório. Neste caso, deve constar como item do relatório, EXCETO:
Suponha que determinada empresa pública esteja em processo de recrutamento para o preenchimento de algumas posições de livre provimento, destinadas a funções de assessoramento da Presidência. Tal etapa envolve
O processo organizacional compreende, entre as funções do administrador, aquelas consistentes em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos e metas da organização sejam atingidos. Trata-se da atividade de
Suponha que, durante a execução de um determinado contrato de uma unidade da Polícia Militar, verifica-se que há vícios que podem invalidar o contrato. Nesse caso, a autoridade deve instaurar procedimento de invalidação e, nos termos da Lei Estadual nº 10.177/98, em seguida,
À medida que aumenta a resistência generalizada ao
pagamento de impostos, a cobrança de taxas de utilização
de serviços públicos tem se tornado uma solução popular
para a arrecadação de recursos. Sobre as taxas cobradas
pela utilização de serviços públicos, pode-se afirmar que:
I. O serviço público prestado deve gerar benefícios
individuais a seus beneficiários e deve ser executado de
forma eficiente e eficaz.
II. É factível a cobrança das taxas de maneira eficiente
quando não é possível separar a população entre
beneficiários do serviço (pagantes da taxa) e não
beneficiários.
III. As taxas de utilização ajudam a estabilizar os orçamentos
públicos ao gerar recursos e reduzir a demanda por
serviços públicos.
Analise as afirmativas acima, classificando-as em
verdadeiras (V ) ou falsas (F ). Em seguida, assinale a
opção que contenha a sequência correta.
A implantação de um programa de qualidade, necessariamente, implica para a organização lidar com custos especificamente associados ao sucesso e ao fracasso no processo de obtenção da qualidade. Na implantação do programa, os custos associados a definição, planejamento, criação e controle da qualidade são denominados custos de:
Uma organização mede sistematicamente o desempenho de um determinado processo a fim de identificar possíveis flutuações e, se necessário, realizar intervenções. Esse processo possui determinados requisitos para a sua execução. Uma forma de avaliação de processos é:
O diretor administrativo de um importante órgão público, com atuação em diversos municípios brasileiros, gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o desempenho de processos e pessoas. O órgão tem uma cultura organizacional rígida e o estilo de liderança é autocrático. Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar no contexto descrito, entre outros, os seguintes controles:
Um gestor de uma organização da administração direta, durante seu período de férias, inspirou-se em uma obra de arte que observou em um museu para criar uma nova estratégia para gerenciar suas equipes de trabalho e, sem saber se irá funcionar, ainda não a implementou totalmente. Essa pode ser definida como uma estratégia:
Delegação: de Competência autoridades da Administração transferem atribuições decisórias a seus subordinados, mediante ato próprio que indique a autoridade delegante, a delegada e o objeto da delegação. Tem caráter facultativo e transitório, apoiando-se em razões de oportunidade, conveniência e capacidade do delegado. Apenas é delegável a competência para prática de atos e decisões administrativas. Não pode ser delegado: I. Atos de natureza política (sanção e veto); II. Poder de não tributar; III. Edição de atos de caráter normativo decisão de recursos administrativos; IV. Matérias de competência exclusiva dos órgãos ou autoridade. Está correto o que se afirma em:
De acordo com a Lei nº 8.745/93, é hipótese de necessidade temporária de excepcional interesse público que autoriza a contratação, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de pessoal por tempo determinado: