A administração foi definida por Henri Fayol, administrador Francês do início do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Atualmente as funções de comandar e coordenar foram agregadas para formar a função dirigir, sendo então compactadas em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito das funções da Administração, analise as afirmações: I. Planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias, ações e desenvolvimento de planos que permitam alcançá-los; II. Organização consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exigindo do gestor a capacidade de coordenação; III. Direção consiste na função da administração capaz de realizar a divisão de tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais; IV. Controle consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados. É correto afirmar que:
Celso Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias:
I. Conceituais. 1. Habilidades, hábitos, aptidões, etc.
II. Procedimentais. 2. Relativos a informações, fatos, imagens, etc.
III. Atitudinais. 3. Disposições, interesses, posturas, etc.
Relacione a categoria (coluna da esquerda em números romanos) com sua respectiva definição (coluna da direita em números cardinais):
A ferramenta de medição e gestão de desempenho, que se baseia na utilização de diversos tipos de indicadores, sob diferentes perspectivas, é
É uma atividade que ocorre na etapa de Planejamento:
O planejamento e o plano colaboram para atingir a eficiência desejada. Em seu livro: Planejamento: Como prática educativa, Danilo Gandin, cita modelos de plano. Analise as afirmativas e assinale a correta sobre o modelo de plano – marco referencial.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
As ideias de Feigenbaum, responsável pelo conceito de TQC (total quality control), corroboravam a concepção geral de que qualidade não consiste apenas em controle de produção ou em mecanismos de inspeção: ela é, além disso, uniformidade de produção, visando a satisfação do cliente.
Assinale a alternativa que não apresenta ideias condizentes com os conceitos de planejamento estratégico:
Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.
Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
Uma determinada instituição precisa capacitar os servidores responsáveis pela área de Planejamento. Para isso, o gestor da unidade demandou para a área da Capacitação uma proposta de treinamento que aborde a temática “Planejamento Estratégico, Tático e Operacional nas Organizações Públicas". O servidor responsável em elaborar a ementa e o conteúdo do treinamento não pode esquecer de incluir que o propósito do processo de planejamento estratégico é a
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?
Quanto ao conceito de planejamento e controle dentro de uma organização, assinale a alternativa correta.
É correto afirmar que o propósito do planejamento e do controle consiste em
Na formulação de um projeto de trabalho, o aspecto que indica o que pode ser esperado com a intervenção do assistente social é enunciado através do(a):
Sobre projetos societários, é CORRETO afirmar:
No que tange ao planejamento estratégico, à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no Setor Público, julgue o item que se segue.
Na análise SWOT, as oportunidades e as ameaças constituem os fatores internos de criação ou de destruição de valor sobre os quais a organização exerce o controle.