Analisando a tabela de atividades de uma obra, pode‐se determinar o caminho crítico da obra e as folgas de cada atividade. Sendo assim, com base na tabela de atividades acima, julgue o item que se segue.
Na atividade 9, há uma folga de dez dias.
Acerca de projetos e execução de obras e serviços de engenharia, julgue o item a seguir.
A falta de compatibilização de projetos transforma problemas que poderiam ser resolvidos enquanto tudo existe apenas nas plantas em intervenções corretivas muito mais onerosas que o custo do tempo que seria gasto na etapa de projeto.
Considerando a tabela e o histograma mostrados nas figuras precedentes, que contêm informações elaboradas para gerenciar uma construção, julgue os próximos itens, a respeito de planejamento e programação de obras com PERT-CPM, cronograma e histograma de mão de obra.
Na situação considerada, mantendo-se a duração total da construção e a precedência das atividades, é possível reduzir as flutuações do histograma de forma que o máximo de serventes necessários passe de 8 para 6.
Um engenheiro de um órgão da administração pública federal, responsável pela fiscalização da construção do novo edifício sede desse órgão, realizou uma visita de rotina para verificar o andamento da obra (40% concluída). Após visitar o canteiro e conversar com o mestre de obras, o engenheiro constatou que:
-não havia livro de ordem no local; o mestre de obra informou que esse livro era eletrônico e estava disponível na página da Internet da empresa;
-a anotação de responsabilidade técnica (ART) de execução da obra estava registrada apenas no nome do proprietário da empresa, que esteve presente na obra apenas três vezes até o momento da visita.
A respeito dessa situação hipotética e de aspectos legais e técnicos a ela relacionados, julgue o item a seguir.
Mesmo que o engenheiro em questão tivesse acesso aos diários de obras, estes não são considerados livros de ordem.
Com relação a planejamento de obra utilizando o método norte-americano PERT-CPM, julgue o item que se segue.
Mesmo que a soma dos atrasos de atividades de um caminho inicialmente não crítico seja maior do que a folga total existente, a data da entrega final da obra será mantida sem a necessidade de replanejamento.
O diretor administrativo de um órgão público nomeou uma comissão de recebimento de obra formada por servidores públicos, com o objetivo de verificar se a empresa contratada cumpriu todas as obrigações previstas para a execução dos serviços constantes do contrato assinado entre as partes.
Com relação a essa situação hipotética e ao recebimento provisório e definitivo, julgue os itens subsecutivos.
Mesmo após o recebimento definitivo, o construtor e o fabricante de materiais respondem solidariamente, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes da construção.
A administração pública resolveu licitar a contratação de parceria público-privada (PPP) para instituir concessão administrativa de construção de instalações e para a prestação de serviços continuados a determinado órgão. O valor estimado do contrato a ser licitado é de trinta milhões de reais, e o prazo previsto em edital para a prestação dos serviços durante a PPP é de dez anos.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O prazo de dez anos previsto no edital é legalmente viável para a PPP em questão.
O conceito de projeto integrado surgiu para evitar a enorme quantidade de problemas que apareciam nas obras devidos, quase sempre, à falta de entrosamento entre os projetos de arquitetura, de estruturas e de instalações.
Entre esses problemas, é incorreto afirmar que estavam:
As composições de custo unitário apresentadas a seguir (nº 01 e nº 02), referentes às etapas de cobertura e madeiramento, deverão ser utilizadas para responder à questão. Considere a jornada diária de trabalho de 8h e utilize as técnicas orçamentárias para os cálculos necessários.
Considerando o cronograma apresentado, observou-se na obra que o madeiramento executado entre o 10º e o 15º dia de trabalho atingiu 50% do total a executar. Para compensar o atraso foi constituída uma equipe com dois carpinteiros e dois serventes. Assim, o trabalho será concluído em:
Responda à questão, considerando a composição de custo unitário a seguir (nº 03), utilizando todas as técnicas orçamentárias e a jornada diária de trabalho de 8h.
A produtividade do marmorista em um dia de trabalho é de:
O cronograma físico-financeiro de uma obra com três meses de duração é apresentado a seguir, com os valores percentuais das atividades para cada etapa, e com os custos de cada atividade.
Ao final de fevereiro, o desembolso acumulado para execução da obra será de aproximadamente
Muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas para o planejamento e a gestão de obras de construção civil, como, por exemplo, diagrama PERT/COM, curva ABC e linha de balanço. Acerca desses elementos, julgue o próximo item.
A linha de balanço de um empreendimento só pode ser aplicada quando houver tarefas recorrentes e tem como finalidade apresentar a duração de cada grupo de etapas e a existência ou não de interferência de uma etapa em outras.
Considerando a tabela e o histograma mostrados nas figuras precedentes, que contêm informações elaboradas para gerenciar uma construção, julgue os próximos itens, a respeito de planejamento e programação de obras com PERT-CPM, cronograma e histograma de mão de obra.
Na situação em questão, o caminho crítico tem duração de 11 semanas.
Considerando a tabela e o histograma mostrados nas figuras precedentes, que contêm informações elaboradas para gerenciar uma construção, julgue os próximos itens, a respeito de planejamento e programação de obras com PERT-CPM, cronograma e histograma de mão de obra.
No caso considerado, se a atividade E-G atrasar uma semana e a atividade B-D adiantar-se uma semana, não haverá alteração no tempo total da construção.
Sobre o controle de uma obra, por meio do acompanhamento de cronogramas e também pela curva S, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A curva “S" baseia-se no princípio de Pareto, denominado também como princípio dos “poucos significativos e muitos insignificantes".
( ) A curva “S" representa os serviços por meio do desenho de retângulos dispostos horizontalmente, mostrando o que deve ser feito em cada período, em uma escala cronológica.
( ) A curva “S" representa graficamente os valores acumulados período a período de um determinado recurso de uma obra.
As afirmativas são, respectivamente,