Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 212 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

À luz do pensamento de Piaget, Telma Vinha argumenta que “a construção da personalidade moral se dá a partir da interação com os diversos ambientes” e que “a moral se refere ao que eu devo ser, como eu devo agir perante o outro”. Segundo ela, o respeito unilateral, que se refere ao medo que a criança tem de perder o amor, ao medo de ser punida, de ser censurada, leva a uma moral que é chamada de moral heterônoma. Tem-se um exemplo de moral heterônoma quando a criança justifica uma regra com base na autoridade de um adulto.

Nessa perspectiva, a moral heterônoma é uma moral

Para Piaget (1991a) o jogo é essencial como recurso pedagógico e/ou psicopedagógico, pois no brincar a criança articula teoria e prática, formula hipóteses e experiências, tornando a aprendizagem atrativa e interessante. Ao estudar com observação e método a prática de jogos, propôs uma possível classificação na quais três tipos de estruturas caracterizam os jogos: o exercício, o símbolo, e a regra. O jogo de regras é a atividade lúdica do “ser sofisticado e começa a ser praticado por volta dos:

A teoria de Piaget parte da perspectiva de que o sujeito constrói seu conhecimento quando interage com a realidade. Para ele, o desenvolvimento é um processo sequencial marcado por etapas, denominadas de estágios cognitivos. Dentre esses estágios destacam-se:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.

II. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.

II. Toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.

II. O aprendizado de uma língua estrangeira permite ao aluno utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas.

Marque a alternativa CORRETA:

Para Jean Piaget (1896-1980), o desenvolvimento humano e o modo como esse ser adquire conhecimento são afetados por estágios de desenvolvimento. Um desses estágios é descrito pelo autor como período pré-operatório. Neste, a criança consegue estruturar as respectivas ações no plano das representações. Segundo Piaget, como se caracteriza esse processo de estruturação de ações no âmbito representacional?

Taille (in: LA TAILLE; OLIVEIRA; DANTAS, 1992) escreve
sobre o desenvolvimento do juízo moral na criança na
Teoria de Jean Piaget. De acordo com os estudos piagetianos
apresentados pelo autor, é correto afirmar que,
ao discorrer sobre o desenvolvimento do juízo moral nas
crianças, Piaget

Piaget pesquisou sobre como as crianças constroem e desenvolvem as ferramentas intelectuais e as formas de raciocínio no decorrer da ontogênese.

Considerando essa teoria de Piaget, pode-se afirmar que a(o)

Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.

1- Assimilação

2- Acomodação

3- Adaptação

( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.

( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Segundo o livro intitulado A criança e o número, Piaget afirma que o “número é uma relação criada mentalmente por cada indivíduo.” (p. 15). Para esse mesmo educador, existem dois tipos de abstração. Assinale a alternativa que indica, de forma correta, quais são as duas abstrações:

A perspectiva construtivista de Jean Piaget fundamenta-se no fato de que o conhecimento resulta da:

De acordo com a teoria de Piaget, quando uma criança está aprendendo um novo jogo, ela faz a tentativa de relacionar este jogo, a movimentos ou regras com um jogo já aprendido previamente, para o referido autor esse processo cognitivo denomina-se:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282